Navegação Programa de Pós-Graduação em Psicologia por título
Itens para a visualização no momento 146-165 de 547
-
Da entrada de serviço ao elevador social : racismo e sofrimento
(PUC-Campinas, 2013-12-04)O presente trabalho investiga os efeitos do racismo na experiência emocional de negros brasileiros, que conheceram relativa ascensão social. Justifica-se duplamente, tanto por visar trazer subsídios teóricos e práticos ... -
Dançar o adolescer: estudo fenomenológico com um grupo de dança de rua em uma escola
(PUC-Campinas, 2008-12-17)Esta pesquisa propôs-se a compreender os sentidos atribuídos à experiência de dançar por adolescentes praticantes da dança de rua em um contexto escolar. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório e de ... -
(Des) Articulação escola e rede de saúde: desafios no acompanhamento do desenvolvimento infantil
(PUC Campinas, 2022-02-26)Compreende-se que a escola e a Unidade Básica de Saúde (UBS) são mecanismos de políticas públicas de uma rede de proteção à infância, os quais devem trabalhar em conjunto para assegurar os direitos das crianças. Observa-se ... -
Descobrindo o brincar de crianças excepcionais: um enfoque psicanalítico
(PUC-Campinas, 2001-02-09)Este estudo busca compreender, do ponto de vista psicanalítico, o que acontece com crianças nos momentos de brincadeira livre de uma classe de estimulação de uma escola especial, composta por seis alunos, com idade de dois ... -
Desempenho vocal do professor: avaliação multidimensional
(PUC-Campinas, 1999-12-06)O objetivo deste estudo foi propor uma avaliação multidimensional, de variáveis influentes no desempenho vocal do professor do ensino fundamental. A amostra final, composta de 42 professores de ensino fundamental da cidade ... -
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
(PUC-Campinas, 2010-02-08)Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa ... -
Desenvolvimento da segunda versão da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada para Atletas (EDAO-AR-A)
(PUC-Campinas, 2016-06-17)Atualmente observa-se um crescente interesse por parte dos pesquisadores e profissionais práticos da psicologia do esporte em relação aos processos adaptativos apresentados pelos atletas. Este estudo teve como objetivo ... -
Desenvolvimento de versão da Escala Diagnóstica Adaptativa para Atletas (EDAO-AR-A)
(PUC-Campinas, 2012-12-18)Desde a entrada efetiva dos profissionais da psicologia nas equipes esportivas, estes se depararam com as demandas de avaliação dos sujeitos envolvidos neste contexto, em especial os atletas. Com isto, a necessidade de ... -
Discurso oral e escrito de escolares do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2005-10-20)Muitos pesquisadores têm investigado a maturidade lingüística no processo de comunicação e verificaram que a transição do código de linguagem informal para o formal ocorre no início da adolescência. Neste período a linguagem ... -
Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico
(PUC-Campinas, 2008-02-12)Correspondência verbal pode ser definida como a relação entre o comportamento verbal e o comportamento não-verbal de um indivíduo. As pesquisas encontradas na literatura sobre correspondência verbal utilizaram-se de treinos ... -
Do vínculo virtual ao conjugal: um estudo psicológico
(PUC-Campinas, 2008-12-03)A presente pesquisa tinha por objetivo estudar experiências emocionais de casais que transformaram vínculos virtuais em vínculos conjugais. Dentre os objetivos específicos, buscamos descrever as condições na vivência virtual ... -
Do vôo preciso: considerando o imaginário coletivo de adolescentes
(PUC-Campinas, 2006-12-06)O presente trabalho, que teve como objetivo a investigação do imaginário coletivo de jovens interioranos acerca da fase de vida em que se encontram e da saída da casa paterna, organiza-se sob a forma de apresentação de uma ... -
Docência, sofrimento e potência de ação: o drama de ensinar no ensino médio público pelo olhar da psicologia
(PUC-Campinas, 2020-02-19)A presente pesquisa teve por objetivo investigar a potência da arte na promoção da reflexão sobre as condições do trabalho docente e sua ressignificação. Os desafios que se apresentam na ação cotidiana do professor atualmente ... -
Dor cortante: sofrimento emocional de pessoas que se autolesionam
(PUC-Campinas, 2017-02-07)Esta pesquisa objetiva investigar psicanaliticamente a experiência vivida de pessoas que se autolesionam. Justifica-se na medida em que diz respeito ao sintoma que expressa sofrimento emocional que enseja preocupação entre ... -
Dor de cabeça em adolescentes: estratégias de enfrentamento e qualidade de vida
(PUC-Campinas, 2016-02-25)A adolescência é um período do desenvolvimento em que ocorrem transformações físicas, emocionais e sociais, tornando o adolescente exposto ao estresse. Este tem como um dos sintomas as queixas de dor de cabeça, que são ... -
Ecos da violência: a perspectiva de estudantes de uma escola pública
(PUC-Campinas, 2015-12-09)Este trabalho parte da necessidade de compreender a violência escolar a partir da perspectiva dos estudantes, decorrente da experiência de desenvolvimento de um projeto de enfrentamento à violência no âmbito de uma escola ... -
Educação infantil e criatividade: perspectiva de professoras
(PUC-Campinas, 2006-08-16)O objetivo do estudo foi avaliar a concepção de criatividade e atuação criativa em professoras de educação infantil, dando ênfase à auto-percepção sobre criatividade, às estratégias usadas em sala de aula e à interação ... -
Educação infantil e violência doméstica: desafios para a atuação da psicologia
(PUC Campinas, 2021-12-09)O presente trabalho parte da necessidade de compreender a Violência Psicossocial na perspectiva de Ignácio Martín-Baró, configurada nas relações familiares. Além disso, partimos das contribuições de Vigotski para entender ... -
Educação não-formal e emancipação humana sob o olhar da psicologia
(PUC-Campinas, 2008-02-13)O presente trabalho tem como cenário de pesquisa um campo crescente da área da educação, especialmente nas duas últimas décadas, o campo da educação não-formal, que tem ocupado grandes espaços na realidade brasileira. ... -
Efeito da mediação parental em comportamentos de risco na internet entre crianças e adolescentes: um estudo exploratório
(PUC Campinas, 2022-01-25)O uso infantil de dispositivos móveis aumentou drasticamente em muitos países na década passada, tornando-se objeto de estudos que envolvem desde seu uso saudável e necessário até o uso excessivo e a exposição da criança ...