Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWechsler, Solange Muglia
dc.contributor.authorNakano, Tatiana de Cássia
dc.date.accessioned2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.available2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.issued2006-06-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15615
dc.description.abstractA criatividade tem sido uma característica muito valorizada e encontrar formas de medi-la tem sido desafio para muitos pesquisadores. Este estudo visou a coleta de dados para normatização do Teste Brasileiro de Criatividade Figural. Participaram 1426 estudantes (672F/754M), de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental, provenientes de escolas públicas e particulares das regiões Sudeste (n=476, 232F/244M), Nordeste (n=496, 219F/277M) e Centro-Oeste (n=454, 220F/234M). O instrumento é composto por três atividades que devem ser respondidas sob a forma de desenhos a partir dos estímulos propostos, tendo sido aplicado de forma coletiva em sala de aula. Permite avaliar 13 indicadores cognitivos e emocionais da criatividade: Fluência, Flexibilidade, Elaboração, Originalidade, Expressão de Emoção, Fantasia, Movimento, Perspectiva Incomum, Perspectiva Interna, Uso de Contexto, Combinações, Extensão de Limites e Títulos Expressivos, além dos Índices Criativos Figurais I (soma das quatro primeiras características consideradas cognitivas) e Índice Criativo Figural II (soma de todas as características, cognitivas e emocionais). Ao se comparar os resultados por meio da Análise da Variância encontrou-se efeitos significativos das variáveis série (F=6,93, p≤0,000) em todas as características criativas com exceção de Combinações, região (F=7,09, p≤0,000) em nove das quinze características e sexo (F= 7,08, p≤0,000) em cinco características. Tais dados confirmaram a necessidade de serem apresentadas normas de interpretação específicas, permitindo que os resultados obtidos sejam adequadamente interpretados através de normas representativas por sexo, série e região de moradia.
dc.description.abstractCreativity has been a much valorized characteristic and to find ways to measure it has been a challenge to many searchers. This study aimed to gather data to standardize the Brazilian Test of Figural Creativity. 1,426 students (672F/754M), from 1st to 8th grade of Elementary School, from public and private schools of southeast (n=476, 232F/244M), northeast (n=496, 219F/277M) and center-west regions (n=454, 220F/234M) are comprised on this study. The instrument is composed by three activities that must be answered with drawings from the proposed stimuli, and it was collectively applied in classrooms. It allows to evaluate 13 emotional and cognitive indicators of creativity: Fluency, Flexibility, Elaboration, Originality, Emotion Expression, Fantasy, Movement, Uncommon Perspective, Internal Perspective, Context Use, Combinations, Limits Stretching and Expressive Titles, besides Figural Creative Index I (sum of the four first characteristics considered as cognitive ones) and Figural Creative Index II (sum of all characteristics, cognitive and emotional ones). When comparing the results through a Variance Analysis we found significant effects of the series variables (F=6.93, p≤0.000) in all creative characteristics except Combinations, region (F=7.09, p≤0.000) in nine of fifteen characteristics and sex (F= 7.08, p≤0.000) in five characteristics. Such data confirmed the need of presenting standards of specific interpretation, allowing the obtained results to be properly interpreted through representative standards by sex, grade and domicile region.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectcriatividade
dc.subjectavaliação psicológica
dc.subjecttestes
dc.subjectnormas
dc.subjectcreativity
dc.subjectpsychological evaluation
dc.subjecttests
dc.subjectstandards
dc.titleTeste brasileiro de criatividade infantil: normatização de instrumento no ensino fundamental
dc.title.alternativeBrazilian test of infantile creativity: instrument standardization on elementary school
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8092049870780985
puc.advisorLattes8649532766623043
puc.refereePrimi, Ricardo
puc.refereeSiqueira, Luciana Gurgel Guida
puc.refereeGobitta, Mônica
puc.refereeYoshida, Elisa Medici Pizao
puc.refereeLattes5114152079911903
puc.refereeLattes4933312745662069
puc.refereeLattes2925689351841407
puc.refereeLattes7673110029487061
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples