Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Vera Lucia Adami Raposo do
dc.contributor.authorPereira, Dejenane Aparecida Pascoal
dc.date.accessioned2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.available2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.issued2007-02-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15620
dc.description.abstractA pesquisa cumpriu a validação e normatização da Escala de Avaliação de Depressão para Crianças (Pereira & Amaral, 2004) em amostra de 626 crianças de 6 a 12 anos. Foi realizada a análise fatorial e a escala permaneceu com 24 itens em 4 fatores: Humor Deprimido; Relacionamento Social; Auto-Estima e Resposta Fisiológico-Autonômica. O Coeficiente de Cronbach mostrou boa precisão (alfa=0,82). Tabelas em percentil e escore T foram elaboradas para: tipo de escola, sexo, idade, série escolar, faixas-etárias e faixas de séries escolares. Análises estatísticas (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) mostraram a necessidade de normas específicas para: tipo de escola (p<0,001), sexo (p<0,001) e escola pública x sexo (p<0,001). Na análise das crianças que apresentaram percentil acima de 75, o Qui-Quadrado mostrou diferença significativa para: tipo de escola (x²=11,30 GL=1; p<0,001), sexo (x²=9,79; GL=1; p=0,002) e escola pública x sexo (x²=11,13; GL=1; p<0,001). A Escala de Avaliação de Depressão para Crianças mostra ser válida e fidedigna para uso na população brasileira, sendo de grande valor para pesquisa, prevenção e tratamento da saúde mental.
dc.description.abstractThe survey has complied with the validation and standardization of the Children Depression Evaluation Scale (Pereira & Amaral, 2004) in a sample of 626 children from 6 up to 12 years of age. It has been carried out the factorial analysis and the scale remained with 24 items in 4 factors: Depressed Mood, Social Relationship, Self-Esteem and Autonomic-Physiologic Response. The Cronbach Coefficient has shown good precision (alfa=0,82). Table in percentile and T score were elaborated for: type of school, sex, age, school grade, age range and school grade range. Statistical analysis (Mann-Whitney and Kruskal-Wallis) have shown the necessity of specific standards for: type of school (p<0,001), sex (p<0,001) and public school x sex (p<0,001). In the analysis of the children who presented percentile above 75, the Qui-Square showed significant difference for: type of school (x²=11,30 GL=1; p<0,001), sex (x²=9,79; GL=1; p=0,002) and public school x sex (x²=11,13; GL=1; p<0,001). The Children Depression Evaluation Scale has proven to be valid and trustworthy for the use in the Brazilian population, being of great value for mental health research, prevention and treatment.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectdepressão infantil
dc.subjectavaliação psicológica
dc.subjectpsicometria
dc.subjectchildhood depression
dc.subjectpsychological assessment
dc.subjectpsychometrics
dc.titleValidade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças
dc.title.alternativeValidation and standardization of the children depression evaluation scale
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5387175040714352
puc.advisorLattes6495450028343447
puc.refereeSchelini, Patrícia Waltz
puc.refereePrimi, Ricardo
puc.refereeWechsler, Solange Muglia
puc.refereeLipp, Marilda Emmanuel Novaes
puc.refereeLattes6185333517392859
puc.refereeLattes5114152079911903
puc.refereeLattes8649532766623043
puc.refereeLattes8212253580046633
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples