Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuzzo, Raquel Souza Lobo
dc.contributor.authorCosta, Adinete Sousa da
dc.date.accessioned2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.available2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.issued2010-02-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15625
dc.description.abstractEste trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa está delineado em três eixos de discussão: o primeiro considera aspectos importantes sobre Educação Infantil no Brasil; o segundo faz uma breve explanação sobre a Psicologia do Desenvolvimento; e, por último, o terceiro considera alguns elementos importantes sobre a Psicologia na Educação e o seu papel na promoção do desenvolvimento. Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Educação Infantil localizada em um município do Estado de São Paulo. O trabalho adota como metodologia o materialismo histórico e dialético, tendo, no caso, duas fontes de informação: os diários de campo da pesquisadora e as entrevistas com as professoras. Por meio da análise dos resultados, foi constatada a urgência em focalizar ações direcionadas à Educação Infantil que promovam o desenvolvimento, tendo em vista que a precariedade nos serviços oferecidos nesse segmento tem atingido diretamente o bem-estar físico, social e psicológico das crianças. Outro aspecto constatado nesta pesquisa foi a necessidade do Psicólogo Escolar de participar do planejamento de atividades pedagógicas direcionadas às necessidades das crianças, contribuindo com os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.
dc.description.abstractThis study sought to understand how preschool educators accompany the development of children, using as reference a Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . The research s theoretical basis has been delineated on three axes: the first considered some important aspects of the early childhood education in Brazil; the second explained briefly the developmental psychology; and, the third considered some important elements of the Psychologist in Educational context and it´s role in promoting development. This research was developed in a public preschool located in a municipality of São Paulo. The analisys adopts a methodology of the historical and dialectical materialism that contained two sources of informations: the researcher's field dairy and the interviews with the educators. Through the analysis of results was found the urgency to focus on actions directed to early child education on promoting the development, given that the weakness of services offered at this school segment has directly affected the physical well-being, social and children's psychological. Another aspect observed in this study was the need of the school psychologist to participate on the planning of educational activities targeting the needs of children, contributing their knowledge of child development.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação infantil
dc.subjectpsicologia do desenvolvimento
dc.subjectpsicólogo escolar
dc.subjectpsicologia escolar
dc.subjectpreschool
dc.subjectdevelopmental psychology
dc.subjectschool psychologist
dc.subjectschool psychology
dc.titleDesenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
dc.title.alternativeChild development in early child education: a monitoring proposal
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6144105755390194
puc.advisorLattes8863163152848405
puc.refereeSouza, Marilene Proença Rebello de
puc.refereeSant'ana, Izabella Mendes
puc.refereeGobitta, Mônica
puc.refereeSouza, Vera Lúcia Trevisan de
puc.refereeLattes2891705696645235
puc.refereeLattes7860235863062183
puc.refereeLattes2925689351841407
puc.refereeLattes6876954243774464
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples