Show simple item record

dc.contributor.advisorVaisberg, Tania Maria Jose Aiello
dc.contributor.authorGallo-belluzzo, Sueli Regina
dc.date.accessioned2022-02-16T18:40:18Z
dc.date.available2022-02-16T18:40:18Z
dc.date.issued2011-02-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15656
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de estudantes de Psicologia sobre o primeiro atendimento clínico, que usualmente consiste no início de um processo psicodiagnóstico. Consideramos que o trabalho pedagógico no contexto da formação do psicólogo é um processo complexo que articula transmissão de conhecimentos científicos com mudanças na atividade imaginativa que concebemos, adotando a perspectiva da Psicologia concreta de José Bleger, como condutas. Como estratégia investigativa, o Procedimento de Desenho-Estória com Tema foi utilizado como organizador de uma entrevista grupal para abordagem de pessoalidade coletiva. O registro do acontecer clínico foi realizado a partir dos desenhos-estórias e de uma narrativa sobre a entrevista. O conjunto das produções foi psicanaliticamente considerado, em busca de captação de campos de sentido afetivo-emocional, segundo os quais se organiza o imaginário coletivo. Foram criados/encontrados quatro campos de sentido, denominados: vim, vi e venci , sei que não sei , sobrevivi e salvarei e sou e faço . Com base nesses campos, percebemos os contornos de um sujeito coletivo que necessitará de auxílio para iniciar a atividade clínica. Seus medos, suas angústias e suas exigências revelam sofrimento, mas também lucidez sobre a dificuldade que encontrarão nessa tarefa, além de capacidade de brincar espontânea e bem humoradamente com a própria onipotência.
dc.description.abstractThis research aims at investigating the collective imaginary of Psychology students on the first clinical care, which is usually at the beginning of a psychodiagnosis process. We believe that the pedagogical work in the context of the psychologist s academic development, is a complex process which articulates scientific knowledge transmission and changes in imaginative activity which we conceive, adopting the concrete Psychology s perspective of José Bleger such as conducts. As a research strategy, the Thematic Story-Drawing Procedure was used as the organizer of a group interview to approach to collective personality. The narrative about the clinical event and story-drawing approach, produced through the psychoanalytical method, allowed for the apprehension of affective-emotional sense fields, according to which organizes the collective imaginary. Four fields were created/found, called "I came, I saw, I conquered", "I know that I know nothing", I survive and I ll save" and "I am and I do". Based on these fields, we see the outlines of a collective subject that will require assistance to start the clinic activity. Their fears, their anguish and their demands reveal suffering, but also clarity about the difficulty they will encounter in this task, besides the ability to play spontaneously and good-humored with his own omnipotence.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação profissional
dc.subjectensino de psicologia
dc.subjectimaginário coletivo
dc.subjectpsicanálise
dc.subjectenquadre diferenciado
dc.subjectprofessional training
dc.subjectpsychology teaching
dc.subjectcollective imaginary
dc.subjectpsychoanalysis
dc.subjectdifferentiated settings
dc.titleO imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico
dc.title.alternativeThe imaginary of psychology students about the first clinical care: a psychoanalytic study
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5659579762914887
puc.advisorLattes4670585523085617
puc.refereeCury, Vera Engler
puc.refereeFulgencio, Leopoldo
puc.refereeSantos, Manoel Antonio dos
puc.refereeBarreto, Maria Auxiliadora Motta
puc.refereeLattes3414308343809480
puc.refereeLattes7198839122729741
puc.refereeLattes1632921993169300
puc.refereeLattes4592224919618956
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record