Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWechsler, Solange Muglia
dc.contributor.authorMól, Dalva Alice Rocha
dc.date.accessioned2022-02-16T18:40:52Z
dc.date.available2022-02-16T18:40:52Z
dc.date.issued2007-05-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15678
dc.description.abstractA avaliação das habilidades cognitivas de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem constitui-se um importante campo de investigação psicológica. Este estudo objetivou investigar as habilidades cognitivas de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem pela Bateria Woodcock-Johnson. Duas amostras foram compostas: a primeira amostra por 60 crianças de ambos os sexos, sendo 30 participantes sem indicação de dificuldades de aprendizagem e 30 com indicação de dificuldades de aprendizagem, que freqüentavam a primeira e segunda série do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo. A segunda amostra foi composta por oito professores de primeira e segunda séries de duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo. Utilizou-se a Bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson III (WJ III), composta por 10 testes, um questionário escolar preenchido pelos professores e as notas escolares obtidas em Português, Matemática e Ciências. As Análises da Variância Multivariada e Univariada apontaram os efeitos significativos no tipo de grupo e de série escolar das habilidades cognitivas avaliadas pela WJ III. A correlação de Pearson mostrou a relação entre as habilidades cognitivas e os indicadores de dificuldades de aprendizagem, apontados pelo professor, sobre as crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. As notas escolares também se associaram significativamente aos resultados da WJ III. Desta forma, concluiu-se que existem diferenças significativas nas habilidades cognitivas entre crianças com dificuldades e crianças sem dificuldades de aprendizagem, e que a WJ III é uma medida válida para avaliar tais dificuldades.
dc.description.abstractThe assessment of cognitive abilities of children who have learning disabilities (slow learners) is a major topic in psychology research. This doctorate thesis investigates the cognitive abilities of schoolchildren who have difficulty learning. Two different groups of informants were analyzed. The first group comprised 60 7- and 8-year-old schoolchildren of both genders 30 slow learners and 30 fast learners from two state schools in the State of São Paulo, Brazil. The second group comprised 8 primary school teachers also from two state schools in the State of São Paulo. We used Woodcock-Johnson III Tests of Cognitive Abilities (WJ-III) composed of 10 tests, a questionnaire filled out by the teachers and an analysis of the pupils marks in Portuguese, Math and Science. The results from the Multivariate and Univariate Analysis of Variance showed significant differences between the group of slow learners and the group of fast learners. The Pearson Assessments showed the children s performance improved as they moved to higher grades. The children s marks were consistent with the results from the WJ-III. Therefore we concluded that the cognitive abilities are significantly different between fast and slow learners and that WJ-III can be used to analyze learning disabilities.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectdificuldades de aprendizagem
dc.subjectavaliação cognitiva
dc.subjectBateria Woodcock-Johnson
dc.subjectvalidade
dc.subjectlearning disabilities
dc.subjectcognitive assessment
dc.subjectWoodcock-Johnson Tests of Cognitive Abilities
dc.subjectvalidity
dc.titleAvaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
dc.title.alternativeAssessment of slow learners and fast learners cognitive abilities aased on the Woodcock-Johnson III Tests
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9931324365476862
puc.advisorLattes8649532766623043
puc.refereeSchelini, Patrícia Waltz
puc.refereePrimi, Ricardo
puc.refereePacheco, Elisabeth Marinelli de Camargo
puc.refereeGobitta, Mônica
puc.refereeLattes6185333517392859
puc.refereeLattes5114152079911903
puc.refereeLattes3941580048015550
puc.refereeLattes2925689351841407
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples