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dc.contributor.advisorGranato, Tania Mara Marques
dc.contributor.authorAutuori, Marina
dc.date.accessioned2022-02-16T18:43:53Z
dc.date.available2022-02-16T18:43:53Z
dc.date.issued2018-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15752
dc.description.abstractA crescente demanda pelo atendimento psicológico infantil resulta no aumento do encaminhamento de crianças para os serviços de saúde mental. Entretanto, estima-se uma taxa de 50% a 60% de abandono da psicoterapia infantil. Sendo o início do atendimento psicológico infantil a fase mais delicada e decisiva para o sucesso ou fracasso da psicoterapia, cabe investigarmos os sentidos do encaminhamento psicológico infantil, a fim de compreendermos os significados atribuídos a esse processo. Para tanto, utilizando metodologia qualitativa de orientação psicanalítica entrevistamos quatro crianças e seus pais, além de psicólogos e outros profissionais envolvidos com os encaminhamentos para uma Unidade Pública de Saúde Mental Infanto-Juvenil. Adotamos como procedimento o enquadre de entrevistas abertas individuais e o recurso investigativo das Narrativas Interativas, no intuito de facilitar o acesso à experiência vivida pelos participantes. Estabelecemos cinco eixos temáticos que contemplam os sentidos encontrados, tanto na literatura científica quanto nos relatos dos participantes, a saber: Motivos para o encaminhamento infantil; Fontes de encaminhamento infantil; Perfil da clientela infantil; Os pais e o atendimento psicológico dos filhos; e Adesão e abandono da psicoterapia. Tais eixos norteiam a discussão sobre o tema do encaminhamento psicológico infantil à luz da literatura científica e da obra de Donald Woods Winnicott. Os pais figuram como os principais envolvidos, embora usualmente excluídos da tomada de decisão, cuja participação em todas as etapas do processo de encaminhamento psicológico é decisiva para o sucesso ou fracasso do próprio encaminhamento. Além disso, a inclusão da perspectiva da criança nos permitiu não só revelar os sentidos que esta atribui aos esforços de compreensão dos profissionais, ao cuidado parental e ao seu próprio sofrimento, mas duvidar da eficácia de qualquer intervenção que desconsidere a visão infantil e exclua uma profunda parceria com os pais.
dc.description.abstractThe growing demand for child psychological care results in increased referral of children to mental health services. However, a rate of 50% to 60% abandonment of child psychotherapy is estimated. Since the beginning of child psychological care is the most delicate and decisive phase for the success or failure of psychotherapy, we must investigate the purposes of children's psychological referrals to understand the meanings attributed to this process. To do so, using a psychoanalytically oriented qualitative methodology, we interviewed four children, their parents, psychologists and other professionals involved in the referral to a Public Health Unit for Children and Adolescents. We adopted as a procedure the framework of individual open interviews and the investigative resource of Interactive Narratives to facilitate access to the experience undergone by the participants. We have established five thematic axes that contemplate the meanings found, both in the scientific literature and in the participants' reports, as follows: Reasons for child referral; Sources of child referral; Profile of children's clientele; Parents and the psychological care of their children; and Adherence and abandonment of psychotherapy. Such axes guide the discussion about the theme of the psychological referral of children in the light of the scientific literature as well as the work of Donald Woods Winnicott. Parents appear as the main part involved, although usually excluded from decision making, whose participation in all stages of the referral process is decisive to the success or failure of the referral itself. In addition, the inclusion of the child's perspective has enabled us not only to reveal the meanings that it attributes to the efforts of understanding by professionals, to parental care and to their own suffering, but to doubt the effectiveness of any intervention that disregards the child's view and excludes a deep partnership with parents.
dc.description.abstractLa creciente demanda por la atención psicológica infantil resulta en el aumento de la derivación de niños a los servicios de salud mental. Sin embargo, se estima una tasa de 50% a 60% de abandono de la psicoterapia infantil. Siendo el inicio de la atención psicológica infantil la fase más delicada y decisiva para el éxito o fracaso de la psicoterapia, cabe investigar los sentidos de las derivaciones psicológicas infantiles, a fin de comprender los significados atribuidos a este proceso. Para ello, utilizando el método cualitativo de orientación psicoanalítica entrevistamos cuatro niños, sus padres, psicólogos y otros profesionales involucrados en las derivaciones a una Unidad Pública de Salud Mental Infanto-Juvenil. Adoptamos como procedimiento el encuadre de entrevistas abiertas individuales y el recurso investigativo de las Narrativas Interactivas, con la intención de facilitar el acceso a la experiencia vivida por los participantes. Establecimos cinco ejes temáticos que contemplan los sentidos encontrados, tanto en la literatura científica como en los relatos de los participantes, que son: Motivos para la derivación infantil; Fuentes de derivación infantil; Perfil de la clientela infantil; Los padres y la atención psicológica de los hijos; y Adhesión y abandono de la psicoterapia. Tales ejes guían la discusión sobre el tema de derivación infantil a la luz de la literatura científica, así como la obra de Donald Woods Winnicott. Los padres aparecen como los principales involucrados, aunque usualmente excluidos de la toma de decisiones, siendo su participación en todas las etapas de proceso de derivación decisiva para el éxito o fracaso de la derivación psicológica infantil. Además de eso, la inclusión de la perspectiva del niño nos permitió no solo revelar los sentidos que él atribuye a los esfuerzos de comprensión por parte de los profesionales, al cuidado parental y a su propio sufrimiento, sino dudar de la eficacia de cualquier intervención que no tenga en cuenta la visión infantil y excluya una profunda cooperación con los padres.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEncaminhamento psicológico
dc.subjectRelação pais-criança
dc.subjectNarrativas interativas
dc.subjectPsicanálise
dc.subjectPsychological referral
dc.subjectParent-child relationship
dc.subjectInteractive narratives
dc.subjectPsychoanalysis
dc.subjectDerivación psicológica
dc.subjectrelación padres-hijos
dc.subjectnarrativas interactivas
dc.subjectPsicoanálisis
dc.titleEncontros e desencontros no processo de encaminhamento psicológico infantil
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1959664859736561
puc.advisorLattes0103267726544713
puc.refereeVaisberg, Tania Maria Jose Aiello
puc.refereeCury, Vera Engler
puc.refereeDonelli, Tagma Marina Schneider
puc.refereeSantos, Manoel Antônio dos
puc.refereeLattes4670585523085617
puc.refereeLattes3414308343809480
puc.refereeLattes1935730154101158
puc.refereeLattes1632921993169300
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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