Navegação Dissertações por autor "Guzzo, Raquel Souza Lobo"
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Limites e possibilidades na contribuição para a mudança social: uma avaliação da formação em psicologia social comunitária no Brasil
Baima, Larissa Soares (PUC-Campinas, 2014-12-17)O objetivo desta pesquisa é o de realizar uma avaliação da psicologia social comunitária (PSC) no Brasil a partir de um olhar sobre seu aspecto da formação. Parte-se da compreensão de que a PSC se apresenta como alternativa ... -
Movimento social da diversidade sexual e política social: quais são os dilemas?
Marçal, Cristiane Ramos de Matos (PUC-Campinas, 2011-12-11)Este estudo analisa a função das políticas sociais da diversidade sexual, o papel da V Conferência Municipal de Políticas Públicas LGBT e elementos do movimento da consciência presentes em um grupo do movimento social da ... -
Presidiários: percepções e sentimentos acerca de sua condição paterna
Silva, Mônica Ferreira da (PUC-Campinas, 2007-02-06)O presente estudo teve como objetivo geral compreender a relação entre pais presidiários e seus filhos, no ambiente prisional. O embasamento teórico da pesquisa está estruturado em três eixos de discussão: o primeiro eixo ... -
Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades
Penteado, Thaís Carvalho Zanchetta (PUC-Campinas, 2009-02-02)Considerando a experiência profissional da pesquisadora como integrante da equipe de gestão de uma escola pública municipal de ensino fundamental, este trabalho se propõe a fazer uma análise crítica da implantação de um ... -
Psicologia & direito: um olhar da perspectiva histórico-cultural
Alves, Laudemir (PUC-Campinas, 2010-12-09)Essa pesquisa foi realizada a partir da perspectiva histórico-cultural, valorizando os aspectos descritivos e as percepções pessoais de 10 universitários de Direito, focando o particular como parte da totalidade social, ... -
Psicologia comunitária e a vida cotidiana: reflexões a partir do lugar de moradia
Santos, Laura Casagrande Leon dos (PUC-Campinas, 2020-02-04)O presente estudo parte da necessidade de rever de que maneira a Psicologia se coloca como ciência e profissão diante da vida dos sujeitos. A partir da inserção na Política de Assistência Social e atuação em uma comunidade ... -
Psicologia e assistência social: reflexões sobre a atuação no terceiro setor, à luz da psicologia crítica
Janiake, Etienne (PUC-Campinas, 2012-12-11)O trabalho reflete sobre a inserção da Psicologia nos serviços e programas da Política Nacional de Assistência Social, realizados por entidades socioassistenciais não governamentais do terceiro setor . Apresenta como ... -
Psicologia e Desenvolvimento Integral: Repensando a Avaliação Escolar na Perspectiva de Estudantes
Sousa, Larissa Castelhão de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A psicologia, historicamente, entrou na escola com a função de “ajustar” estudantes que divergiam do que seria um perfil padrão. A partir da perspectiva crítica, a atuação dos profissionais de psicologia passa a ser ... -
Psicologia na escola e rede de proteção à infância e adolescência: enfrentando vulnerabilidades
Dias, Carolina Nascimento (PUC-Campinas, 2017-02-14)O presente trabalho aborda a relação entre uma escola pública de educação integral e os demais equipamentos da rede de proteção à infância e adolescência na região noroeste de Campinas, tendo como objetivo de pesquisa ... -
Psicologia no sistema único de assistência social: reflexões críticas sobre ações e dilemas profissionais
Ribeiro, Maisa Elena (PUC-Campinas, 2013-12-09)A partir da aprovação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) em 2004 e implementação do Sistema Único de Assistência social (SUAS), o psicólogo compõe as equipes técnicas dos serviços dessa política pública, ... -
Psicólogo na escola: avaliação do projeto vôo da águia
Costa, Adinete Sousa da (PUC-Campinas, 2005-12-15)Considerando que muito se tem pesquisado e discutido a respeito da intervenção preventiva do Psicólogo Escolar, este trabalho se propõe não apenas a elucidar algumas questões sobre a atuação deste profissional, mas, também, ... -
Rede de proteção à criança e ao adolescente na assistência social em Campinas: o real, o necessário e o possível
Rodrigues, Mariana Ferreira (PUC-Campinas, 2015-02-25)A proposta desta pesquisa é analisar criticamente a realidade da articulação da rede de Proteção Social a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e discutir a implementação da intersetorialidade no contexto ... -
Risco e proteção: busca por uma compreensão não-linear desses constructos
Machado, Elisana Marta (PUC-Campinas, 2004-06-17)Em face da diversidade e adversidade dos contextos de desenvolvimento da criança e da necessidade de investigá-los, esse estudo analisou o banco de dados de um projeto preventivo e interventivo em andamento, realizado em ... -
Situação-limite na educação infantil: contradições e possibilidades de intervenção
Moreira, Ana Paula Gomes (PUC-Campinas, 2010-12-07)Este trabalho está circunscrito nos marcos da Psicologia Escolar, enquanto área de aplicação, pesquisa e intervenção. A sua realização buscou discutir a aplicação do conceito de situação-limite, delineado por Ignácio ... -
Violência contra mulheres: diretrizes políticas da psicologia para o exercício profissional
Cantares, Tamiris da Silva (PUC-Campinas, 2016-02-24)A presente pesquisa teve como objetivo identificar e problematizar as diretrizes políticas, que orientam o exercício profissional da Psicologia, referentes à violência contra as mulheres. Justifica-se, haja vista a amplitude ... -
Violência doméstica contra a criança e adolescente: uma análise desta questão a partir de doze trabalhos brasileiros na área
Carvalho, Joanna Marcos de (PUC-Campinas, 2010-02-08)Este trabalho teve como objetivo, traçar uma análise da produção sobre violência doméstica contra criança e adolescente veiculada nos periódicos científicos brasileiros, entre os anos de 2006 a 2008. Foi realizada a leitura ... -
Violência doméstica e rede de proteção: dificuldades, responsabilidades e compromissos
Weber, Mara Aparecida Lissarassa (PUC-Campinas, 2005-06-06)O presente estudo teve como objetivo geral compreender como acontece a relação entre uma escola pública de educação infantil e o Conselho Tutelar em casos de violência doméstica. De maneira mais específica pretendeu-se ...