Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCury, Vera Engler
dc.contributor.authorRego, Renata Marques
dc.date.accessioned2022-02-16T18:56:48Z
dc.date.available2022-02-16T18:56:48Z
dc.date.issued2008-12-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15798
dc.description.abstractEsta pesquisa propôs-se a compreender os sentidos atribuídos à experiência de dançar por adolescentes praticantes da dança de rua em um contexto escolar. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório e de inspiração fenomenológica. O referencial teórico norteador do estudo foi a psicologia de orientação humanista, especificamente a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), desenvolvida por Carl Rogers. Realizou-se no contexto de um grupo de dança de rua, oferecido a alunos adolescentes em uma escola pública da cidade de Campinas, sob a forma de um projeto extracurricular. A pesquisadora acompanhou, semanalmente, durante seis meses as aulas de dança e, posteriormente, realizou entrevistas individuais com os alunos que se interessaram em participar da pesquisa. Objetivando focar a experiência vivida pelos participantes da pesquisa sob o prisma da relação intersubjetiva estabelecida entre a pesquisadora e os alunos, foram construídas sete narrativas. Concluiu-se que a experiência dos adolescentes com a dança de rua no contexto da escola aproxima-se da proposta de aprendizagem significativa, desenvolvida por Rogers, ao constituir-se em uma aprendizagem auto-iniciada, auto-dirigida e dotada de significação pessoal. A experiência vivida no grupo de dança de rua proporcionou aos alunos a emergência de elementos típicos da experiência de adolescer, como o interesse espontâneo em participar de atividades dotadas de significação pessoal e que contribuam para o crescimento; vivência física e subjetiva do corpo em crescimento, suas perdas e potencial criativo; envolvimento integral com a experiência de aprendizagem, envolvendo sentimentos e intelecto; busca por si mesmo facilitada pela aceitação positiva de outros significativos; diferenciação em relação aos pais; vivência de pertencimento a um grupo que compartilha significados, ao mesmo tempo em que se diferencia da maioria; sentimentos de auto-confiança e poder pessoal ao dançar; abertura para o mundo e interesse em modificá-lo, refazendo-se a si mesmo neste processo; desejo de levar da adolescência o dançar como um brincar e um modo de cuidar de si. Este estudo evidenciou também que o contexto da escola representa um espaço potencial para o desenvolvimento de relações interpessoais significativas e facilitadoras para o desenvolvimento psicológico.
dc.description.abstractThis research was carried out to understand the significance of dancing experience of adolescent street dancers within a school context. It was a qualitative study based on exploratory analysis and phenomenological background. The guiding theoretical reference undertaken in this study was the Humanistic Psychology, specifically the Client-Centered Approach, developed by Carl Rogers. This study was conducted on a public school environment employing street dance classes offered to teenagers as an extra curricular project. The researcher attended weekly the dancing classes during six months. Afterwards it was performed private interviews with adolescents. Seven narratives were developed according to the intersubjective relationship developed among the researcher and the students, focusing on personal experience by the adolescents. It was concluded that teenagers experience by taking street dance classes led to a significant learning, as developed by Rogers, since it becomes more spontaneous, self-guided, and toward selffulfilling. The experience offered to the street dancer group provided the students in their growing process with typical elements as follows: spontaneous interest in participate on personal activities which contribute to the physical and psychological growth; physical and emotional experience on their growing body, their losses and potential creativity; complete involvement of affection and intellect, throughout the learning processes; self-recognition assisted by a positive and varied acceptance weaning from parentship; distinction between their parents and themselves; the experience of being part of a group and have their own particularities at the same time; development of personal power and self-reliance as derived from the dancing process; the enthusiasm to the world desiring to change it, rethinking themselves in this process and enduring a smoother balance for integration extending this experience toward adulthood. This study suggests that the school context represents a potential to develop significant interpersonal relationship easing a psychological development.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectprevenção e intervenção psicológica
dc.subjectpesquisa fenomenológica
dc.subjectnarrativa
dc.subjectdança na adolescência
dc.subjectaprendizagem significativa
dc.subjectpsychological prevention and intervention
dc.subjectphenomenological research
dc.subjectnarrative
dc.subjectadolescent dance
dc.subjectmeaningful learning
dc.titleDançar o adolescer: estudo fenomenológico com um grupo de dança de rua em uma escola
dc.title.alternativeDancing and adolescencing: phenomenological study of a street dancer group in a public highschool
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6378308390296813
puc.advisorLattes3414308343809480
puc.refereeSzymanski, Heloisa
puc.refereeVaisberg, Tania Maria Jose Aiello
puc.refereeLattes3902232546069610
puc.refereeLattes4670585523085617
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples