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dc.contributor.advisorLipp, Marilda Emmanuel Novaes
dc.contributor.authorLima, Fabiana Batistucci de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:56:48Z
dc.date.available2022-02-16T18:56:48Z
dc.date.issued2004-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15802
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi verificar a relação entre stress, qualidade de vida, prazer e sofrimento no trabalho dos atendentes de um Call Center na cidade de Uberlândia/M.G. Participaram desse estudo 162 funcionários voluntários, sendo 65,4% do sexo feminino, 34% do sexo masculino e 0,6% não informou. Oitenta por cento eram solteiros e a média de idade foi de 23 anos. Quanto à escolaridade, houve predomínio do Ensino Médio. Os instrumentos, aplicados em grupo ou individualmente, incluíram ficha de identificação e coleta dos dados sócio-demográficos, Inventário de Sintomas de Stress, Inventário de Qualidade de Vida e Escala de Prazer e Sofrimento no Trabalho. Através de análises estatísticas, foram observadas relações significativas entre o stress, a qualidade de vida, o prazer e o sofrimento no trabalho. A presença de stress demonstrou correlação negativa com os quadrantes social, profissional e de saúde da qualidade de vida. Não houve correlação significativa entre stress e quadrante afetivo. O prazer no trabalho relacionou-se positivamente com todos os quadrantes da qualidade de vida. O sofrimento no trabalho contribuiu para o fracasso nos quadrantes social, profissional e de saúde. Conclui-se que o stress, prazer e sofrimento no trabalho estão diretamente relacionados às várias dimensões da qualidade de vida.
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to verify the relationship among stress, quality of life, pleasure and suffering on the job of attending employees in a Call Center Unit in the city of Uberlândia-M.G. (Brazil). Some 162 employees volunteered to participate in the research of which 65,4% were female, 34% were male. 80% of the total were single and the average age was approximately 23 years old. In relation to the education the majority had high school diploma. The questionnaires, given in groups or individually, included an identification form and a sample of socio-demografic data, an Inventory of Stress Symptoms, Inventory of Ufe Quality and a Scale of Pleasure and Suffering at Work. Through the statistic analysis, it was observed meaningful associations among stress, life quality, pleasure and suffering at work. The presence of stress had a negative correlation with the social, professional and health of life quality quadrants. There was not a meaningful correlation between stress and affective quadrant. Pleasure at work was related positively with ali the quadrants of life quality. The suffering at work contributed to the failure in the social, professional and health quadrants. It was concluded that stress, pleasure and suffering at work are directly related to several dimensions of life quality.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectstress
dc.subjectqualidade de vida
dc.subjectprazer
dc.subjectsofrimento
dc.subjecttrabalho
dc.subjectcall center
dc.subjectstress
dc.subjectquality of life
dc.subjectpleasure
dc.subjectsuffering
dc.subjectwork
dc.subjectcall center
dc.titleStress, qualidade de vida, prazer e sofrimento no trabalho de call center
dc.title.alternativeStress, quality of life, pleasure, and suffering on the job in a call center unit
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7740608214725964
puc.advisorLattes8212253580046633
puc.refereeTricoli, Valquiria Aparecida Cintra
puc.refereeTonelotto, Josiane Maria de Freitas
puc.refereeLattes8001472078612174
puc.refereeLattes7980652799357054
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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