Acting Out em um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico
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Acting Out in a group of adolescents: a psychoanalytic studyAutor
Orientador
Terzis, AntoniosData de publicação
12/02/2008Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo teve como finalidade compreender psicanaliticamente as atuações de um grupo de adolescentes. O objetivo foi verificar se a técnica de grupo de diagnóstico aplicado em adolescentes é eficaz para sensibilizá-los aos fenômenos do acting out e se possibilita a busca de meios apropriados para compreender essas atuações que se implantam no grupo. O método escolhido foi psicanálise aplicada , que visa fins práticos. Participaram da pesquisa seis adolescentes, com idades de 13-14 anos, de ambos os sexos. A técnica utilizada foi o grupo de diagnóstico . Foram realizados dez encontros, com duração de uma hora e trinta minutos. Para a análise do material coletado foi adotada a técnica de Análise de Conteúdo , proposta por Mathieu (1967), e interpretada de acordo com o referencial psicanalítico e grupanalítico. Este estudo possibilitou entendermos o acting out enquanto um processo primitivo, que usa de mecanismos de defesa arcaicos, como projeção, dissociação, negação, cisão. O acting no grupo de adolescentes surgiu através de duas formas. A primeira em forma de comunicação e a segunda enquanto um ataque ao vínculo grupal. No decorrer dos encontros, as atuações foram diminuindo, o que nos fez pensar na importância do grupo para esses adolescentes. Concluímos que o grupo de adolescentes atuou em níveis afetivos e os participantes passaram por diversas situações de sensibilização. A natureza das linguagens utilizadas foi mais simbólicas, emocional e gestual. Desenvolveu-se uma atmosfera de cooperação entre colegas-adolescentes, favorecendo as evoluções individuais. Foi notável que a técnica de grupo praticada nesta pesquisa constituiu-se num instrumento eficaz para estudar o fenômeno do acting out do adolescente no grupo.
The aim of the present study was to understand the acting out of a group of adolescents from the psychoanalytic point of view. The objective was to examine if the "diagnostics group" technique applied to adolescents is efficient enough to make them aware of acting out phenomena and if it may be used to provide the appropriate means to understand actings implemented into the group. The chosen method was "applied psychoanalysis" that aims at practical results. Six adolescents between 13 and 14 years old of both genders participated in the research and the "diagnostics group" technique was applied to ten 90-minute meetings. Mathieu's (1967) "Contents Analysis" technique was adopted to analyze the collected data, which was then interpreted according to psychoanalytic and group-analytic references. The present study allowed us to understand acting out as a primitive process featuring archaic defense mechanisms, such as projection, dissociation, denial, disruption. In our group of adolescents, acting out occurred in two different ways, i.e., through communication and as an attack on group ties. As the meetings progressed, acting out decreased, which made us reflect on the importance of the group for those adolescents. We concluded that the group of adolescents acted on affective levels and that its members went through several situations of sensitization. Languages used were mainly symbolic, emotional, and marked by gestures. An atmosphere of cooperation between adolescents-colleagues was developed, which supported individual evolution. It was notable that the group technique applied to this research proved to be an efficient instrument to study the acting out of adolescents within the group.
Palavras-chave
Passagem ao atoPsicanálise
Adolescentes
Grupos
Atuações
Passing to the act
Psychoanalysis
Adolescents
Groups
Actings