Os aspectos subjetivos da experiência de trabalho em jovens com síndrome de down
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Título alternativo
Subjective aspects of work experience with Down syndrome youngstersAutor
Bilbao, Eduardo Vicente
Orientador
Souza, Vera Lúcia Trevisan deData de publicação
17/12/2009Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho teve por objetivo estudar os aspectos subjetivos da experiência de inclusão no mercado de trabalho em jovens com Síndrome de Down. Para a investigação da realidade de trabalho dos jovens utilizou-se como base teórica a Psicologia Histórico- Cultural, sobretudo Vigotski e Wallon. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com três jovens, seus familiares e a psicóloga da instituição, totalizando 7 sujeitos. Os resultados permitiram constatar que existem alguns elementos fundamentais ao processo de inclusão e que necessitam ser considerados pelas empresas ou instituições preparatórias para o processo. Como exemplo, pode-se citar o papel da família no apoio, acompanhamento e avaliação do processo; a importância dos colegas grupo de pares na promoção da apropriação pelo jovem da rotina de trabalho e das especificidades das atividades a serem realizadas, além do real envolvimento e empenho da empresa que se propõe a incluir. De outro lado, também foi possível acessar as dificuldades enfrentadas por esses jovens em seu dia-a-dia no trabalho, sobretudo de ordem relacional e comunicacional, as quais têm sido superadas pelo esforço e dedicação que essas pessoas têm empreendido em seu processo de inserção no trabalho. This research aimed to study the subjective aspects of the inclusion in the work market experience with Down Syndrome youngsters. In order to investigate the reality of work of the youngsters it was used as a theoretical base the Historic-Cultural Psychology as proposed by Vigotski and Wallon. To collect data, interviews were held with three youngsters, their families and a professional of the institution, totalizing 7 subjects. Results suggested that there are some basic elements for the inclusion process and that they have to be considered by companies or institutions that prepare people for the process. For example, it can be mentioned the role of family to support, follow and evaluate the process; the importance of colleagues group of peers for the promotion of the incorporation of the work routine and the specific aspects of the required activities by the youngster. Besides, the real commitment and effort of the company that intends to include. On the other hand, it was also possible to access the difficulties these youngsters have to face in the daily routine of work, specially, in the rational and communicational issues, which have been solved by the effort and dedication these people have assumed in their process of work inclusion.
Palavras-chave
DesenvolvimentoInclusão
Síndrome de Down
Mercado de trabalho
Development
Inclusion
Down syndrome
Work market