dc.contributor.advisor | Bernardo, Márcia Hespanhol | |
dc.contributor.author | Kawamura, Eduardo Alessandro | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:58:35Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:58:35Z | |
dc.date.issued | 2015-02-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15897 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, visa explicitar os efeitos da reorganização do trabalho e do poder de agir na saúde mental de docentes no ensino público. A partir do cotidiano de uma escola municipal de educação infantil na cidade de Campinas - que diferentemente do que ocorre em boa parte das escolas desta mesma rede, alcança resultados muito positivos não apenas no que se refere à qualidade do ensino, mas na saúde de seus profissionais -, este trabalho discorre sobre um grupo de trabalhadoras que durante aproximadamente uma década (re)inventou uma forma de trabalho vitalizante sustentada nas ações desenvolvidas coletivamente. Por meio do enfoque da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT) e utilizando o método etnográfico e entrevistas reflexivas, buscamos discutir, diante do contexto de nosso atual modelo de escola pública, como se consolidou tal processo com vistas a um melhor entendimento sobre o desgaste mental e a dinâmica do processo saúde-doença no ambiente laboral em relação às experiências de formação, às interpretações dessas profissionais diante do exercício do magistério, ao desenvolvimento de suas práticas, à subversão dos modelos de educação utilitaristas, à solidariedade e à necessidade de comunhão entre trabalho e ação educativa pelo viés emancipatório. | |
dc.description.abstract | This dissertation, situated in the line of "Research and Prevention Psychological Intervention" from the "Graduate Program stricto sensu of the Pontifical Catholic University - Campinas", intends to explicit the effects of the reorganization of work and the power to act on the mental health of teachers in public education. From the daily life of a municipal school in infant education in the city of Campinas in contrast to what occurs in most of the city schools, achieves very positive results not only in relation to quality of education but the health of their professional - this paper discusses a group of workers who for approximately a decade (re)invented a way to sustain a vitalizing work in collectively developed actions.. By focusing on Mental Health Work-Related and using the ethnographic method and reflexive interviews, We intended to discuss, given the context of our current public school model, as has consolidated this process in order to achieve a better understanding about the mental wear and the dynamics of the health-disease process in relation to the formative experiences, the interpretations of these professionals on the teaching practice, the development of their practices, the subversion of utilitarian models of education, solidarity and the need for communion between work and educational action by emancipatory bias. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | saúde do trabalhador | |
dc.subject | saúde mental relacionada ao trabalho | |
dc.subject | trabalho docente na educação infantil | |
dc.subject | educação pública | |
dc.subject | health | |
dc.subject | work-related mental health | |
dc.subject | work at preschool education | |
dc.subject | public education | |
dc.title | A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 8414504892188884 | |
puc.advisorLattes | 5360176761598675 | |
puc.referee | Guzzo, Raquel Souza Lobo | |
puc.referee | Paparelli, Renata | |
puc.refereeLattes | 8863163152848405 | |
puc.refereeLattes | 9413315781968597 | |
puc.center | CCV – Centro de Ciências da Vida | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | |