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dc.contributor.advisorNakano, Tatiana de Cássia
dc.contributor.authorSantos, Maristela Volpe dos
dc.date.accessioned2022-02-16T19:00:50Z
dc.date.available2022-02-16T19:00:50Z
dc.date.issued2016-02-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15994
dc.description.abstractAs habilidades socioemocionais, também chamadas de competências socioemocionais, têm sido, cada vez mais, destacadas na literatura científica internacional, dada sua influência em diversos indicadores de sucesso escolar, pessoal e profissional. Considerando-se que, no âmbito científico internacional essa temática está em evidência e que, no Brasil, estudos nessa área ainda são bastante incipientes, a presente pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma escala para identificação de competências socioemocionais em crianças e adolescentes voltadas a pais/cuidadores. A pesquisa foi composta por três fases. Na primeira delas, 83 pais/cuidadores de crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos responderam a três perguntas abertas que versavam sobre comportamentos e características de crianças e adolescentes. A partir das respostas obtidas buscou-se a identificação das características mais comumente citadas pelos participantes, as quais deram origem a uma lista de 211 adjetivos. Em seguida, a lista de adjetivos foi encaminhada para análise de cinco juízes, quatro estudantes e um professor de pós-graduação, para verificação da sua adequação, cujo objetivo consistiu no Estudo 2, de busca por evidências de validade baseada no conteúdo. A tarefa consistiu na classificação de cada um dos adjetivos no modelo dos cinco fatores de personalidade (abertura a experiência, extroversão, amabilidade, conscienciosidade e neuroticismo) julgando a qual fator e polo (positivo ou negativo), o adjetivo se referia. A análise da porcentagem de concordância, assim como o cálculo do coeficiente Kappa indicou que, em uma primeira rodada de análise, 58,3% dos adjetivos apresentaram concordância perfeita ou substancial (acima de 80%), mostrando-se adequados. Uma segunda rodada de análise foi realizada visto que os resultados não indicaram cinco adjetivos para cada polo e fator, como almejado. Obteve-se, assim, uma lista com 50 adjetivos, sendo dez pertencente a cada fator do modelo de personalidade adotado, cinco com caráter negativo e cinco com caráter positivo. Posteriormente, o estudo 3 foi conduzido, o qual constituiu-se na elaboração de descritores para uma primeira versão da escala, tendo-se construído uma frase para cada descritor selecionado no estudo 2. Uma proposta de escala likert foi elaborada, sendo que o instrumental encontra-se, agora, pronto para ter suas qualidades psicométricas investigadas em estudos futuros.
dc.description.abstractThe socio-emotional skills also called socio-emotional competencies, have been increasingly highlighted in international scientific literature, given its influence on several indicators of school, personal and professional success. Considering that in the international scientific context this issue is in evidence and that, in Brazil, studies in this area are still very incipient, this research aimed to developing a scale to identify socio-emotional skills in children and adolescents focused in rating by parents / caregivers. The research consisted of three phases. First, 83 parents / caregivers of children and adolescents aged from 10 to 14 years old responded to three open-ended questions that focused on behaviors and characteristics of children and adolescents. From the responses we sought to identify the characteristics most commonly cited by participants, which resulted in a list of 211 adjectives. Then this list was referred to analysis of five judges, four students and one teacher graduate, to assess their adequacy. This objective consisted in Study 2, which aimed to search for evidence of validity based on content.The task consisted in the classification of each of the adjectives in the model of the big five personality factors (openness to experience, extroversion, agreableness, conscientiousness and neuroticism) also judging which factor and pole (positive or negative) the adjective meant. The analysis of the percentage of agreement as well as the calculation of Kappa coefficient indicated that, in a first round of analysis, 58.3% of adjectives showed perfect agreement or substantial (over 80%), being suitable. A second round of analysis was performed as the results did not indicate five adjectives for each pole and factor as desired. A list of 50 adjectives was, thus, obtained, ten belonging to each factor of the adopted character model, five of a negative character and five of a positive one. Subsequently, the Study 3 was conducted, which consisted in preparing items for a first version of the scale. A sentence being built for each selected descriptor in Study 2 was made. A proposal for a Likert scale was prepared, and the instrumental is now ready to have their psychometric properties investigated in future studies.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectcompetências socioemocionais
dc.subjectavaliação psicológica
dc.subjectcompetências não cognitivas
dc.subjectsocio-emotional competencies
dc.subjectphychological assessment
dc.subjectnoncognitive skills
dc.titleConstrução de escala de indicadores socioemocionais em crianças e adolescentes
dc.title.alternativeConstruction scale of socio-emotional indicators in children and adolescents
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9050232586709529
puc.advisorLattes8092049870780985
puc.refereeMachado, Wagner de Lara
puc.refereeHauck Filho, Nelson
puc.refereeLattes5116682938541081
puc.refereeLattes1621284100545324
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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