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dc.contributor.advisorBernardo, Márcia Hespanhol
dc.contributor.authorSilva, Ramon Araújo
dc.date.accessioned2022-02-16T19:00:50Z
dc.date.available2022-02-16T19:00:50Z
dc.date.issued2015-12-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15999
dc.description.abstractCotidianamente os caminhoneiros estão sujeitos a longas jornadas de trabalho, passam vários dias distantes da família, são obrigados a atravessar noites sem dormir e, para executar múltiplas jornadas são obrigados a fazer uso de drogas estimulantes. Considerando que o trabalho ocupa um lugar central na vida dos sujeitos e que repercute diretamente nas condições de vida e saúde, esta pesquisa, de natureza qualitativa, partiu do pressuposto que as condições citadas acima resultam em um cotidiano de trabalho extremamente desgastante. O objetivo deste trabalho foi analisar as características do cotidiano de trabalho de caminhoneiros de rotas longas, a partir de suas próprias perspectivas, e verificar as possíveis relações desse cotidiano com a saúde mental desses trabalhadores. Para tal, esta pesquisa, situada no campo da Psicologia Social do Trabalho, utilizou-se do método etnográfico, com a realização de entrevistas reflexivas e viagens junto com caminhoneiros. A pesquisa permitiu verificar que muitos caminhoneiros se dizem apaixonados pela estrada, mas, por outro lado, o trabalho é extremamente desgastante e pode repercutir diretamente sobre a saúde física e mental. No trabalho de campo, a penosidade e a precariedade dessa atividade se destacaram. Também foram identificados alguns aspectos que caracterizam essa profissão, tais como o afeto dos motoristas com relação ao trabalho; o controle excessivo exercido pelas transportadoras através do rastreador e do celular; o isolamento; o uso funcional de drogas que, em muitos casos, desencadeia o disfuncional; a dificuldade desses trabalhadores de se organizarem coletivamente e as contradições das paralisações realizadas pelos caminhoneiros. Considerou-se que as principais dificuldades da atividade dos caminhoneiros devem-se, principalmente, à forte influência que a lógica capitalista exerce sobre o setor rodoviário de cargas, especialmente no que diz respeito à exploração da mais-valia que obriga os motoristas a cumprir uma extensa jornada de trabalho.
dc.description.abstractDaily truck drivers are subjected to long working hours, they spend several days away from the family, they are forced to go through sleepless nights and, to perform multiple rounds, they are forced to make use of stimulant drugs. Whereas the work occupies a central place in their lives and that has a direct impact on the living conditions and health, this research, qualitative, expressed the belief that the above conditions result in an extremely exhausting daily work. The objective of this study was to analyze the characteristics of everyday working of the long routes drivers truck, from their own perspectives, and check the possible relations of this routinewith the mental health of these workers. To do this, this research, located in the field of Social Work Psychology, used the ethnographic method, with the completion ofreflexive interviews and travel with truck drivers. Research has shown that many truckers say they love the road, but on the other hand, the work is extremely stressful and can reverberate directly on the physical and mental health. In the field work, the hardship and the precarious nature of this activity stood out. But beyond them, it was also possible to identify some aspects that characterize the profession, such as the affection of drivers with regard to work; the excessive control exercised by carriers through the tracker and the cell; the isolation; the functional use of drugs that ends, in many cases, to trigger dysfunctional; the difficulty of these workers to organize collectively and contradictions of the strikes carried out by truck drivers. It was considered that the main difficulties of the truck activity are due mainly to the strong influence that the capitalist logic has on the road loads sector, especially with regard to the exploitation of surplus value which obliges drivers to comply with a long working hours.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectcaminhoneiro
dc.subjectmotorista de caminhão
dc.subjecttrabalho
dc.subjectcotidiano
dc.subjectsaúde do trabalhador
dc.subjecttruck driver
dc.subjectwork
dc.subjecteveryday
dc.titleVida de caminhoneiro: sofrimento e paixão
dc.title.alternativeLife of truck driver: suffering and passion
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4352038175158194
puc.advisorLattes5360176761598675
puc.refereeSato, Leny
puc.refereeGuzzo, Raquel Souza Lobo
puc.refereeLattes8863163152848405
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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