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dc.contributor.advisorAndrade, Eliane Righi de
dc.contributor.authorSantos, Maria Fernanda Cintra Ferreira Guimarães dos
dc.date.accessioned2022-02-18T19:56:35Z
dc.date.available2022-02-18T19:56:35Z
dc.date.issued2020-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16347
dc.description.abstractAs narrativas contidas na série Black Mirror revelam algumas das realidades atuais presentes na ficção: sujeitos cada vez mais inseridos e constituídos através das tecnologias digitais, impelidos a compartilhar suas intimidades na internet. As sociedades disciplinares apresentadas por Foucault estão coexistindo com as sociedades de controle através da vigilância – aplicada pelas grandes empresas da web, que podem ser consideradas o “novo Big Brother” ou, em uma linguagem mais atual, o novo “Big Other” - que vigia às escondidas as ações dos indivíduos dentro e fora do ciberespaço por meio de dispositivos eletrônicos. Esse sistema mediado por aparatos tecnológicos e financiado por empresas da web é chamado por Zuboff de Capitalismo de Vigilância, um sistema que se alimenta da extração, mineração e venda de dados de usuários e clientes na internet. Para a eficácia de seu desenvolvimento, é preciso o engajamento dos usuários nas plataformas digitais, o que vem acontecendo por meio do processo de gamificação. Os sistemas de vigilância e a gamificação são eixos temáticos de análise propostos nesse trabalho. Considerando as narrativas de alguns episódios da série Black Mirror e o desenvolvimento teórico – sobre as sociedades disciplinares, de controle e de desempenho, além dos conceitos de dispositivo e de sujeito pós-humano – desenvolvemos, através da análise textual discursiva, observações sobre os efeitos de sentido provocados pela combinação de textos verbais e não verbais de trechos, os quais chamaremos de recortes, retirados dos episódios da série, nos quais percebemos a ação dos eixos temáticos que ressoam na teoria. Foi assistindo a cada episódio que observamos regularidades de vigilância e gamificação e compreendemos como as modificações – que observamos serem sociais – estão afetando a constituição dos sujeitos contemporâneos, sujeitos esses que se fazem junto com as tecnologias digitais
dc.description.abstractThe narratives from the Netflix series Black Mirror reveal some current facts from reality presented in the fiction: subjects increasingly inserted and constituted through digital technologies, impelled to share their intimacies on the internet. The “disciplinary societies” presented by Foucault are coexisting with the “control societies” through surveillance - when applied by the big companies of the web – which can be considered the “new Big Brother” or, in a more present way, the new “Big Other”, which secretly watches over the actions of individuals inside and outside the cyberspace through electronic devices. This system mediated by technological devices, and financed by tech companies, is called by Zuboff Surveillance Capitalism. A system fed by the extraction, mining and commercialization of user data and customers information on the internet. For the effectiveness of its development, it is necessary to engage users on digital platforms, which has been happening through the gamification process. Surveillance systems and gamification are thematic axes for the analysis proposed on this paper. Considering the narratives from some episodes of Black Mirror and the theoretical development - on disciplinary, control and performance, the concept of device, and the posthuman subject - we carried out a discursive textual analysis, observing the meaning effects on the combination of verbal and non-verbal texts in the so called excerpts, taken from the episodes of the series. There, we realized the action of the thematic axes connected to the theoretical development. Watching each episode we were able to outline the regularities of surveillance and gamification, understanding how the changes - which we observed as social ones - are affecting the constitution of contemporary subjects, who are built with digital technologies.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectBlack Mirror
dc.subjectGamificação
dc.subjectVigilância
dc.subjectSujeito
dc.subjectTecnologia
dc.subjectBlack Mirror
dc.subjectGamification
dc.subjectSurveillance
dc.subjectSubject
dc.subjectTechnology
dc.title"Ficção" e "realidade" na série Black Mirror: um estudo sobre a gamificação e a vigilância em alguns episódios da série
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes230661966474378
puc.advisorLattes4261757516548164
puc.refereeSilva, Tarcisio Torres
puc.refereeBuzato, Marcelo El Khouri
puc.refereeLattes3425631891607984
puc.refereeLattes5005283630149329
puc.centerCLC – Centro de Linguagem e Comunicação
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte


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