dc.contributor.advisor | Flores, Adolfo Ignacio Calderón | |
dc.contributor.author | Januario, André Alves | |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:17:48Z | |
dc.date.available | 2022-02-21T21:17:48Z | |
dc.date.issued | 2019-02-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16360 | |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo mapear a produção científica brasileira no campo de pesquisa em Eficácia Escolar no Brasil, por meio das Teses e Dissertações de Mestrado e Doutorado produzidas pelos Programas de Pós-Graduação das Universidades. Como metodologia foi realizado o Estado do Conhecimento por meio de revisão bibliográfica sobre o tema, analisando as tendências temáticas, com foco predominante nos fatores relacionados à eficácia escolar. Dessa forma questionou-se: Quais são os principais enfoques teóricos, relacionados ao Campo em Eficácia Escolar, que se desenvolveram nas pesquisas acadêmicas no Brasil relacionadas aos fatores relacionados? Os objetivos específicos desenvolvidos na Dissertação foram: a) conceituar e contextualizar a emergência dos estudos sobre eficácia escolar; b) mapear a produção científica brasileira sobre eficácia escolar, produzida em termos de teses de doutorado e dissertações de mestrado, identificando as tendências temáticas predominantes, os autores brasileiros, os grupos de pesquisa, suas abordagens teóricas e contribuições para a temática em questão; c) analisar o acúmulo existente na produção científica brasileira sobre as escolas eficazes, aprofundado os conhecimentos produzidos sobre fatores relacionados à eficácia escolar. No terceiro capítulo, após exclusão dos trabalhos que não se classificavam nos objetivos desse trabalho, foram analisados 11 Teses e Dissertações. Nesse sentido, realizou-se um confronto das principais tendências teóricas existentes nos textos pesquisados, confrontando com a literatura que fundamenta o campo de estudos, com a finalidade de entender os fatores associados ao alto desempenho presentes nesses estudos. Entre os resultados encontrados, destacaram-se a pequena quantidade de textos produzidos em comparação à produção científica brasileira no mesmo período. Mesmo assim, apesar da quantidade, os resultados encontrados em relação aos fatores relacionados à eficácia nos textos, foram importantes para mapear os fatores que mais influenciam no alcance dos resultados e na eficácia da escola. | |
dc.description.abstract | The present study aimed to map the Brazilian scientific production in the field of research in School Efficacy in Brazil, through the Master Thesis and Dissertations produced by the Graduate Programs of the Universities. As a methodology, the State of Knowledge was carried out through a literature review on the subject, analyzing the thematic trends, with a predominant focus on factors related to school effectiveness. Thus, we questioned: What are the main theoretical approaches, related to Field in School Effectiveness, that were developed in the academic researches in Brazil related to the related factors? The specific objectives developed in the Dissertation were: a) to conceptualize and contextualize the emergence of studies on school effectiveness; b) map the Brazilian scientific production on school effectiveness, produced in terms of doctoral dissertations and master's dissertations, identifying the predominant thematic trends, Brazilian authors, research groups, their theoretical approaches and contributions to the subject matter; c) analyze the existing accumulation in Brazilian scientific production on effective schools, deepening the knowledge produced on factors related to school effectiveness. In the third chapter, after excluding the works that were not classified in the objectives of this work, we analyzed 11 Theses and Dissertations. In this sense, a comparison of the main theoretical tendencies in the researched texts was made, comparing with the literature that bases the field of studies, in order to understand the factors associated with high performance present in these studies. Among the results found, the small amount of texts produced in comparison to the Brazilian scientific production in the same period were highlighted. Even so, despite the quantity, the results found in relation to the factors related to efficacy in the texts were important to map the factors that most influence the achievement of results and the effectiveness of the school. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Eficácia Escolar | |
dc.subject | Fatores Relacionados | |
dc.subject | Estado do Conhecimento | |
dc.subject | School effectiveness | |
dc.subject | Good School Practices | |
dc.subject | State of Knowledge | |
dc.title | Pesquisa em eficácia escolar no Brasil: um estudo sobre a produção científica brasileira com foco nos fatores relacionados à eficácia escolar (2005-2017) | |
dc.title.alternative | Research on school effectiveness in Brazil: a study on Brazilian scientific production focusing on factors related to school effectiveness (2005-2017) | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 5406021984015250 | |
puc.advisorLattes | 4931639185143968 | |
puc.referee | Oliveira, Lina Kátia Mesquita de | |
puc.referee | Brooke, Nigel Pelham de Leighton | |
puc.refereeLattes | 3209626125083904 | |
puc.refereeLattes | 4918354189061801 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |