Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReios, Mônica Piccione Gomes
dc.contributor.authorNascimento, Aracelli Alves do
dc.date.accessioned2022-02-21T21:17:48Z
dc.date.available2022-02-21T21:17:48Z
dc.date.issued2017-12-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16362
dc.description.abstractA década de 1990 é marcada pela definição e redefinição de políticas públicas de avaliação, no cenário brasileiro, com a finalidade de contribuir para a melhoria na qualidade de educação. Destaca-se, nesta pesquisa, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998 e reformulado em 2009. O ENEM é um exame realizado por concluintes do ensino médio, com o objetivo primordial de inserção no ensino superior, em instituições públicas e privadas, bem como prover certificação de conclusão do ensino médio, para maiores de dezoito anos. Desse modo, apresenta-se como problema de pesquisa, a questão: quais são as ações desencadeadas pelos gestores e professores do ensino médio do Unasp-HT a partir dos resultados do ENEM? O presente estudo tem como objetivo geral investigar as ações desencadeadas pelos gestores e professores do ensino médio do Unasp-HT, a partir dos resultados do ENEM, tendo como lócus uma escola privada da cidade de Hortolândia, SP. O aporte teórico que baliza esse estudo tem como principais referências Almerindo Afonso (1998), Luiz Carlos de Freitas (2003, 2011), Sandra Zákia Sousa (2003, 2009, 2010, 2011) Bernadete Gatti (2005) e Acácia Zeneida Kuenzer (1997, 2000, 2003). Predomina neste estudo, a pesquisa qualitativa, sem se desprezarem os dados quantificáveis. Para a produção de material empírico, foi realizada análise documental do projeto político pedagógico da escola pesquisada, além de entrevistas semiestruturadas com dois gestores e grupo focal com catorze professores que lecionam para o terceiro ano do ensino médio. Os dados coletados foram degravados e elencados em categorias, que por sua vez, foram analisadas com base nos autores referendados e que nortearam essa pesquisa. Fica evidente, nas análises dos dados, que o ENEM é um exame centralizador das ações desencadeadas por gestores e professores, ainda que indiretamente, da escola pesquisada. Essas ações se constituem, por parte dos gestores, em análise de resultados, preparação dos alunos para o exame mediante aplicação de simulados e orientações para os professores. E em relação aos professores, as ações desencadeadas são atinentes à metodologia, engessamento e influência no currículo e foco nos resultados. Essas ações, no entanto, não convergem com os objetivos propostos no PPP da escola pesquisada.
dc.description.abstractThe decade of 1990 is marked by the definition and redefinition of public policies of evaluation, in the Brazilian scenario, with the purpose of contributing to the improvement in the quality of education. The National High School Examination (ENEM), created in 1998 and reformulated in 2009, is highlighted in this study. The ENEM is an examination carried out by high school graduates, with the primary objective of insertion in higher education in public institutions and private, as well as provide certification of completion of high school, for over eighteen years. Thus, the question is: what are the actions initiated by the managers and teachers of the high school of Unasp-HT from the results of ENEM? The present study has as general objective to investigate the actions taken by the managers and teachers of the high school of the Unasp-HT, based on the results of the ENEM, with a private school in the city of Hortolândia, SP as a locus. Bernadete Gatti (2005) and Acácia Zeneida Kuenzer (1997), Sandra Zákia Sousa (2003, 2009, 2010, 2011) and Luiz Carlos de Freitas (2003, 2011), 2000, 2003). Qualitative research predominates in this study, without neglecting the quantifiable data. For the production of empirical material, a documentary analysis of the pedagogical political project of the researched school was carried out, as well as semi-structured interviews with two managers and a focus group with fourteen teachers who teach for the third year of high school. The collected data were degrated and listed in categories, which, in turn, were analyzed based on the referended authors and that guided this research. It is evident from the analysis of the data that the ENEM is a centralized examination of the actions taken by managers and teachers, albeit indirectly, of the researched school. These actions constitute, on the part of the managers, in analysis of results, preparation of the students for the exam through application of simulations and orientations for the teachers. And in relation to teachers, the actions triggered are related to methodology, engagement and influence in the curriculum and focus on results. These actions, however, do not converge with the objectives proposed in the PPP of the researched school.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Restrito
dc.subjectPolíticas Públicas de Avaliação
dc.subjectENEM
dc.subjectEnsino Médio
dc.subjectPublic Assessment Policies
dc.subjectHigh school
dc.titleAções dos professores e gestores do Unasp-HT a partir dos resultados do ENEM
dc.title.alternativeActions of Unasp-HT teachers and managers based on ENEM results
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples