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dc.contributor.advisorAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de
dc.contributor.authorCasarin, Inês Aparecida Buglini
dc.date.accessioned2022-02-21T21:17:49Z
dc.date.available2022-02-21T21:17:49Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16366
dc.description.abstractEsta pesquisa, de abordagem qualitativa exploratória, tem como objeto de estudo o jornal impresso como mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil. Na revisão bibliográfica inicial, observamos que os estudos sobre a produção textual infantil utilizando o jornal impresso como material escrito são exíguos, necessitando de mais pesquisas sobre a temática, com o intuito de aprofundar o conhecimento quanto às contribuições que esse material pode oportunizar nas situações de letramento nesta etapa educativa. O problema da nossa pesquisa centra-se na seguinte questão: Como o jornal impresso pode se constituir em mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil? Nosso objetivo central foi investigar as práticas pedagógicas na educação infantil explorando a produção textual, visando identificar como o jornal impresso pode se constituir em mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento nesta etapa. A pesquisa foi realizada numa escola de educação infantil do município de Campinas, em duas salas de aula, com crianças de 3 a 5 anos de idade. Utilizamos como procedimentos metodológicos observações sistemáticas das duas salas de aula, que foram registradas em um diário de campo, e entrevistas semiestruturadas com as professoras destas salas. Para as análises do material empírico produzido, tomamos como referências teóricas as contribuições de autores que estudaram sobre o desenvolvimento humano, levando-se em conta alguns pressupostos da teoria histórico-cultural, bem como outros que fundamentaram suas análises sob a perspectiva bakhitiniana no tocante ao desenvolvimento da linguagem por meio dos gêneros discursivos. A análise do material empírico ancorou-se na análise de conteúdo dos registros do diário de campo e nas transcrições das entrevistas. Como resultados, destacamos que, por meio de práticas pedagógicas planejadas sistematicamente tomando como mediador o jornal impresso, houve favorecimento na aprendizagem e no desenvolvimento da linguagem e do pensamento, pois possibilitaram a inserção das crianças no mundo letrado e na realidade circundante, bem como a proposta de elaboração de um jornal das salas constituiu-se um deflagrador da produção textual infantil. Os gêneros discursivos contidos no jornal possibilitaram a interlocução, a troca de experiências e a abordagem de temáticas constantes nos planejamentos das professoras, tornando o ensino contextualizado e significativo.
dc.description.abstractThis research of exploratory qualitative approach has the printed newspaper how study object, it suits like mediator of the development of language and thought in childhood education. In the initial bibliographic review we see that the studies about childhood textual production using the printed newspaper like a written material are insufficientt, needing more researches about the thematic with the intent of deepen the knowledge about the contribuitions that this material can opportunize in literacy situations in this educative stage. The problem of our research is in the following question: how the print newspaper can be a mediator of development of language and thoughts in childhood education? Our central objective was to investigate the pedagogic pratices in childhood education exploring the textual production, aiming identify how print newspaper can be a mediator of development of the language and thoughts in childhood education. The research was made in a childhood education school, in city of Campinas, inside two classrooms with children between three to five years old. We used as a methodological procedures systematic observations in the two classrooms that were registered in a field journal and interviews with the teachers of this classrooms. In the analyses of the empirical material produced we take the theoretical references the contributions of authors that studied the human development keeping some assumptions of cultural history theory, as well as others that made yours analyses in the Bakhitiniana perspective in the subject of the development of language using the discursive genres. The analyse of the empirical material was based in the analyse of the contentes of the field journal and the interviews. In the results we highlight that by the pedagogical pratices systematically planned taking how mediator the printed newspaper there was favoring in learning and in the development of language and thoughts, because made possible the children inserction in the literate world and in the surronding reality, as well as the propose of elaboration of a classroom newspaper constituted a defletor of childhood textual production. The discursive genres inside the newspaper made possible the interlocution, exchange of experience and the thematical approaches in the teachers planning, making the teach contextualized and significant.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectFormação de Professores
dc.subjectEducação Infantil
dc.subjectProdução textual infantil
dc.subjectJornal escolar infantil
dc.subjectLetramento discursivo.
dc.subjectTeachers Education
dc.subjectChildhood Education
dc.subjectChildhood textual production
dc.subjectChildren's school newspaper
dc.subjectDiscursive literacy.
dc.titleO jornal impresso como mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6115548122273368
puc.advisorLattes4704506667255915
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeOmetto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
puc.refereeLattes7126514256674237
puc.refereeLattes1692856848772294
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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