Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.contributor.authorGallicchio Neto, Domenico
dc.date.accessioned2022-02-22T11:34:21Z
dc.date.available2022-02-22T11:34:21Z
dc.date.issued2016-02-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16414
dc.description.abstractEsta pesquisa traz considerações sobre as contribuições advindas de um curso de formação continuada promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas aos professores do Ciclo II, 4º ano do Ensino Fundamental. A questão norteadora desta pesquisa foi assim enunciada: quais indícios de ressignificação sobre ensinar e aprender matemática evidenciam-se nas enunciações de professores inseridos num espaço formativo? Teve como objetivo geral investigar se e como ocorreram influências de um espaço formativo nas crenças e nos saberes dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Partimos do pressuposto de que contribuições seriam possíveis a partir da formação continuada realizada no lócus da atuação profissional desses professores, a qual buscava promover estudos e pesquisas em Educação Matemática, assim como reflexões sobre as práticas pedagógicas desses docentes. Os objetivos específicos da pesquisa configuraramse em (a) identificar os conhecimentos sobre a matemática que os professoresparticipantes evidenciam durante a produção dos dados e se/como tais conhecimentos transformam-se; (b) identificar os conhecimentos sobre a aprendizagem matemática dos professores- participantes – como aprenderam e como identificam suas aprendizagens no momento da produção dos dados –; e (c) identificar as crenças e os conhecimentos dos professores-participantes sobre como ensinar matemática – como concebiam suas práticas e como identificam suas aprendizagens a partir do curso de formação no momento da produção dos dados. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com três professores-participantes da formação em serviço, e os dados constituíram-se por meio de três recursos principais: 1) as narrativas de história de vida desses profissionais, desde quando alunos dos anos iniciais até quando iniciaram a carreira docente; 2) as transcrições das entrevistas semiestruturadas, uma realizada ao final da formação, e outra, dez meses após o término do curso; e 3) as transcrições das narrativas orais do último encontro da formação, que foram gravadas em áudio e vídeo. Utilizamos a triangulação de fontes de dados para configuração e análise dos dados. Os resultados apontam que esses professores trazem experiências negativas em relação à matemática advindas da sua formação inicial. As crenças sobre ensinar e aprender matemática construídas ao longo das suas trajetórias estudantis influenciam suas práticas pedagógicas. A formação em serviço, desenvolvida no local de trabalho dos professores, apresenta-se como um espaço de profissionalização, de desenvolvimento, de saberes, de atendimento às múltiplas situações referentes ao ensino e à aprendizagem da matemática e, também, de superação dos desafios de mudança para o desenvolvimento profissional desses docentes.
dc.description.abstractThis research brings considerations about the contributions deriving from a teacher development course for Cycle II (4th year of Elementary school) teachers, promoted by the Municipal Education Department of Campinas. The leading question was: what indications about the resignification of teaching and learning Mathematics can be found in the utterances of teachers inserted in this teacher development space?”. Thus, the general purpose of this research was to investigate if and how this teacher development space influenced the knowledge and beliefs of Elementary school teachers. It was assumed that contributions would be made possible from the centering of the development course in the professional performance locus of those teachers; and the course aimed at promoting studies and research in Mathematics Education, as well as reflections on the pedagogical practices of those educators. The specific objectives of this research were: a) to identify the knowledge about Mathematics that the teachers-participants would reveal during the data compilation and if/how that knowledge would be altered during the course; b) to identify the knowledge of the teachers-participants about Mathematics learning — how they themselves would learn and how they would identify their learning at the moment of data compilation; and c) to identify the knowledge and beliefs of the teachersparticipants about how to teach Mathematics — how they envisaged their practices and how they started to identify their learning from the teachers development course at the moment of data compilation. This research, using a qualitative approach, counted on three teachers-participants of in-service continuing professional development and the data was obtained via three main sources:1) the life narratives of those professionals, from elementary school students themselves to starting their teaching careers; 2) the transcripts of the semi-structured interviews, one made at the end of the development course and another ten months after that; and 3) the transcripts of the oral narratives of the last meeting of the development course that were recorded in audio and video. Triangulation of the sources was used to configure and analyze the data. The results indicate that those teachers bring negative experiences in relation to Mathematics stemming from their initial education, and also, that their beliefs about teaching and learning Math built during their own student history influence their pedagogical practice. In-service continuing teacher education, conducted in the teachers workplace, emerges as a space for professionalization, development, knowledge, assistance to the multiple situations pertaining teaching and learning of Mathematics and, also, for overcoming the challenges of change for the professional development of those teachers.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjecteducação matemática
dc.subjectensino fundamental
dc.subjectteacher development
dc.subjectmathematics education
dc.subjectbasic education
dc.titleInfluências de um processo formativo nas crenças e nos saberes de professores dos anos iniciais sobre ensinar e aprender matemática
dc.title.alternativeInfluences of a teacher development course in the beliefs and knowledge of elementary school teachers about teaching and learning mathematics
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7901504527574550
puc.advisorLattes7733644439876265
puc.refereeTassoni, Elvira Cristina Martins
puc.refereeNacarato, Adair Mendes
puc.refereeLattes7025380679558216
puc.refereeLattes4651130852101924
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples