Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCury, Vera Engler
dc.contributor.authorCampos, Ana Paula de Sá
dc.date.accessioned2022-02-23T14:53:44Z
dc.date.available2022-02-23T14:53:44Z
dc.date.issued2008-02-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16453
dc.description.abstractEsta pesquisa propôs-se a analisar a potencialidade terapêutica de encontros realizados pela psicóloga pesquisadora com crianças de três a seis anos, no contexto de uma creche inserida em Campinas, SP. O referencial teórico utilizado foi a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Carl Ransom Rogers. Especificamente, fundamenta-se na proposta terapêutica de Virgínia Mae Axline, denominada Ludoterapia centrada na criança. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa intervenção, desenvolvida com base na implantação de uma prática psicológica clínica, disponibilizada para crianças em um contexto institucional. Inicialmente, a pesquisadora participou semanalmente das atividades rotineiras da creche, na condição de observadora, durante um período de dois meses, quando entrou em contato com as crianças e com os técnicos de maneira informal. Os encontros terapêuticos emergiram da demanda espontânea de algumas crianças. A permanência da pesquisadora na creche foi de, aproximadamente, um ano e meio, datando de abril de 2006 a dezembro de 2007. As próprias crianças geraram a estrutura dos encontros, estabelecendo com a pesquisadora uma relação que se aproxima da intervenção clínica denominada de Plantão Psicológico. Esta é uma prática psicológica que se constitui em um enquadre diferenciado que prioriza a escuta empática, a aceitação positiva incondicional e a congruência como atitudes terapêuticas do plantonista. A pesquisa foi conduzida de maneira fenomenológica, tendo sido construídas narrativas baseadas nos encontros terapêuticos. As narrativas permitiram compreender e interpretar o acontecer clínico que emergiu dos encontros terapêuticos, por um prisma de uma relação intersubjetiva. Concluiu-se que os encontros terapêuticos apresentam condições favoráveis à atualização do potencial psicológico para a autocompreensão e integração. Neste estudo, foram evidenciadas: a) a capacidade das crianças em assumir a iniciativa pela procura espontânea por uma relação de ajuda psicológica; b) a capacidade das crianças em comunicar sentimentos a respeito de si mesmas e de seus problemas; c) a capacidade das crianças em compreender e colaborar para a estruturação da relação de ajuda psicológica; d) a importância e suficiência das atitudes de empatia, aceitação positiva incondicional e congruência por parte da psicóloga. Os resultados confirmaram o caráter inovador e a importância do desenvolvimento de enquadres clínicos diferenciados em contextos institucionais. Esta pesquisa permite vislumbrar novos caminhos no sentido da aplicabilidade de encontros terapêuticos desta natureza, dada a sua potencialidade mutativa.
dc.description.abstractThis research proposes to analyze the therapeutic potentiality of encounters held by the researcher psychologist with children of three to six years old within the context of daycare center located in Campinas, SP. The theoretical reference used was the Person Centered Approach (PCA) developed by the American psychologist Carl Ransom Rogers. Specifically, it is based upon the therapeutic proposal of Virginia Mae Axline, known as Child Centered Ludotherapy. The study may be characterized as intervention research, developed with a basis in the implantation of a practical clinical psychology, made available to the children in an institutional context. Initially, the researcher participated weekly in the routine activities of the daycare center, with the status of an observer, for a period of two months, when she entered into contact with the children and with the technicians in an informal manner. The therapeutic encounters emerged from a spontaneous need of some of the children. The stay of the researcher in the daycare center was, approximately, one year and half, dating from April 2006 to December 2007. The children themselves generated the structure of the meetings, establishing with the researcher a relationship which is similar to the clinical intervention known as On Duty Psychology. This is a differentiated psychological practice that emphasizes empathic listening, positive unconditional acceptance and congruence as therapeutic attitudes of the psychologist on duty. The research was conducted in a phenomenological manner: some narratives having been constructed upon therapeutic encounters. The narratives allow the understanding and interpretation of the clinical arousal which emerged from the therapeutic encounters through a prism of an inter-subjective relationship. It may be concluded that the therapeutic encounters present favorable conditions to the production of the psychological potential for self understanding and integration. In this study, evidence was found of: a) the capacity of the children to assume the initiative in a spontaneous search in relation to psychological help; b) the capacity of the children in communicating feelings regarding themselves and their problems; c) the capacity of the children to understand and collaborate in the construction of the relationship for psychological help; d) the importance and competence of the attitudes of empathy, positive unconditional acceptance and congruence on the part of the psychologist. The results confirm the innovative character and the importance of the development of differentiated clinical practices in institutional contexts. This research permits a glimpse of new directions insofar as the applicability of therapeutic encounters of this nature given their psychological mutative nature.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectatenção psicológica clínica em instituição
dc.subjectludoterapia centrada na criança
dc.subjectpesquisa fenomenológica
dc.subjectnarrativa
dc.subjectclinical psychology attention in institutions
dc.subjectchild centered ludotherapy
dc.subjectphenomenological research
dc.subjectnarrative
dc.titleAtenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche
dc.title.alternativePsychological Clinic Attention: therapeutic encounters with children in a daycare center
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5376225425669426
puc.advisorLattes3414308343809480
puc.refereeAmatuzzi, Mauro Martins
puc.refereeGarcia, Ana Gracinda Queluz
puc.refereeLattes4753420822745799
puc.refereeLattes6703762458051394
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples