Educação e contemporaneidade – práticas docentes mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação
Abrir arquivo
Título alternativo
Education and Contemporaneity - Teaching Practices Mediated by New Information and Communication Technologies.Autor
Orientador
Azevedo, Heloisa Helena Oliveira deData de publicação
13/12/2021Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa trata de práticas docentes mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), formulando a seguinte questão de investigação: como docentes do ensino médio, se apropriaram e utilizam NTIC para mediação do processo de ensino e quais implicações pedagógicas desta utilização em um cenário pandêmico, em 2020 e 2021? O objetivo central consiste em compreender como docentes desenvolvem seu trabalho por meio das novas tecnologias de informação e comunicação, quais práticas pedagógicas adotam e como avaliam sua atuação mediada por tecnologias. Busca-se ainda, compreender como os docentes elaboraram ou reelaboram suas práticas educativas em um cenário de pandemia (COVID-19) e distanciamento social. A pesquisa é de natureza empírica e de abordagem qualitativa. Os instrumentos de busca do material empírico utilizados foram questionário e entrevista semiestruturada, a metodologia de análise do material empírico pautou-se na análise de conteúdo, tendo como fundamento a Pedagogia Histórico-Crítica e Teoria Histórico-Cultural, no que se refere ao desenvolvimento humano. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições privadas que ofertam ensino de nível médio no município de Campinas, com a participação de 14 docentes. Ocorreu em duas etapas, sendo a primeira de aplicação de questionários a todos os participantes, e, posteriormente, com vistas a aprofundar a discussão dos temas, entrevistamos 06 docentes, sendo três de cada instituição. Nossos resultados apontam a importância do fomento à formação de professores para utilização de tecnologias de informação e comunicação de forma significativa e profícua, contribuindo com conhecimento científico capaz de avançar o entendimento acerca das práticas pedagógicas mediadas por NTIC no tempo histórico atual, e, repercutir tais conhecimentos para a área educacional.
This research deals with teaching practices mediated by new information and communication technologies (NICT), formulating the following research question: how do high school teachers appropriate and use NICT to mediate the teaching process and what are the pedagogical implications of this use in a pandemic scenario, in 2020 and 2021? The central objective is to understand how teachers develop their work through new information and communication technologies, what pedagogical practices they adopt, and how they evaluate their performance mediated by technologies. We also seek to understand how teachers elaborate or re-elaborate their educational practices in a scenario of pandemic (COVID-19) and social distancing. The research is empirical in nature and qualitative in approach. The empirical material search instruments used were a questionnaire and semi-structured interview, the methodology used to analyze the empirical material was based on content analysis, founded on the Historical-Critical Pedagogy and Cultural-Historical Theory, regarding human development. The research was developed in two private institutions that offer high school education in the city of Campinas, with the participation of 14 teachers. The first stage involved the application of questionnaires to all participants. and subsequently with a view to deepening the discussion of the themes, we interviewed 6 teachers, three from each institution. Our results point to the importance of fostering teacher education for the use of information and communication technologies in a meaningful and fruitful way, contributing with scientific knowledge capable of advancing the understanding about the pedagogical practices mediated by NICTs in the current historical time, and, to reflect such knowledge to the educational area.
Palavras-chave
Práticas PedagógicasPandemia
Tecnologia e Educação
Ensino Médio
Pedagogical Practices
Pandemic
Technology and education
High School