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dc.contributor.advisorRios, Monica Piccione Gomes
dc.contributor.authorSilva, Thalita Regina Garcia da
dc.date.accessioned2022-04-01T18:07:22Z
dc.date.available2022-04-01T18:07:22Z
dc.date.issued2022-02-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16480
dc.description.abstractAs avaliações em larga escala que integram as políticas públicas de avaliação no Brasil avançam para a terceira década de atuação, desde as primeiras iniciativas nos anos 1990. As diferentes esferas do poder público, nos níveis federal, estadual e municipal, têm desenvolvido, para diferentes níveis de ensino, sistemas de avaliação em larga escala cujo principal propósito declarado é a promoção da qualidade educacional. Em nível nacional, a avaliação conhecida como SAEB se sobressaiu, sobretudo em função de compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Neste cenário, também há sistemas de avaliação sendo implementados em redes privadas de ensino. O problema gerador da pesquisa questiona ganhos (aspectos desenvolvidos) e dificuldades (aspectos a desenvolver) de um programa de avaliação da educação básica de uma rede privada de extensão nacional, que desenvolveu um programa de avaliação em larga escala com vistas a assegurar a qualidade da educação oferecida, pautado nas mesmas premissas e metodologia adotadas pela então denominada Prova Brasil. Derivado do problema, estabeleceu-se como objetivo geral investigar os ganhos e as dificuldades que podem ser abstraídos da experiência do referido programa de avaliação. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis. O material empírico foi produzido por meio de análise documental, entrevista semiestruturada com o idealizador do programa e gestores da rede e questionários mistos on-line para gestores e coordenadoras pedagógicas dos níveis de gestão regionais e sub-regionais da rede. Os principais autores que balizam este estudo são Domingos Fernandes, Luiz Fernandes Dourado, Luiz Carlos de Freitas e José Dias Sobrinho. A análise foi realizada em um esforço de diálogo com os autores e os dados levantados pela pesquisa. Por meio de revisão de literatura em bases de dissertações e teses e de periódicos – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Scientific Electronic Library Online (Scielo) –, constatou-se que há várias pesquisas desenvolvidas sobre a temática da meta-avaliação, porém, não há publicação sobre avaliação em larga escala em sistemas privados de ensino. A pesquisa oportunizou a realização de uma meta-avaliação, indicando ganhos e dificuldades do programa investigado. Dentre os ganhos abstraídos destaca-se: a oportunidade de a avaliação externa contribuir para desvelar a realidade; indicar pontos fortes e fracos; permitir a reflexão sobre a prática pedagógica e ser propulsora de mudanças. Dentre as dificuldades destaca-se: a necessidade de formação de professores e gestores para o uso dos resultados; o desenvolvimento de uma cultura avaliativa; o conhecimento dos objetivos da avaliação externa pela comunidade interna e externa das escolas. Considera-se que a investigação contribuiu para a reflexão e produção de conhecimento neste campo de estudos.
dc.description.abstractLarge-scale evaluations that are part of public evaluation policies in Brazil are advancing into the third decade of operation, since the first initiatives in the 1990s. The different spheres of public power, at the federal, state and municipal levels, have developed, for different levels of education, large-scale assessment systems whose main stated purpose is the promotion of educational quality. At the national level, the assessment known as SAEB stood out, mainly due to its inclusion in the Basic Education Development Index (IDEB). In this scenario, there are also assessment systems being implemented in private education networks. The problem that generates the research questions the gains (aspects developed) and difficulties (aspects to be developed) of a basic education evaluation program of a private network of national extension, which developed a large-scale evaluation program with a view to ensuring the quality of education. education offered, based on the same premises and methodology adopted by the so-called Prova Brasil. Derived from the problem, it was established as a general objective to investigate the gains and difficulties that can be abstracted from the experience of the aforementioned evaluation program. The research adopted a qualitative approach, without neglecting quantifiable data. The empirical material was produced through document analysis, semi-structured interviews with the program's creator and network managers, and mixed online questionnaires for managers and pedagogical coordinators at the network's regional and sub-regional management levels. The main authors that guide this study are Domingos Fernandes, Luiz Fernandes Dourado, Luiz Carlos de Freitas and José Dias Sobrinho. The analysis was carried out in an effort to dialogue with the authors and the data collected by the research. By means of a literature review in databases of dissertations and theses and journals - Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the Scientific Electronic Library Online (Scielo) –, it was found that there are several studies developed on the subject of metaevaluation, however, there is no publication on large-scale evaluation in private education systems. The research provided an opportunity to carry out a metaevaluation, indicating gains and difficulties of the investigated program. Among the abstracted gains, the following stand out: the opportunity for external evaluation to contribute to unveiling the reality; indicate strengths and weaknesses; allow reflection on pedagogical practice and be a driver of changes. Among the difficulties, the following stand out: the need to train teachers and managers to use the results; the development of an evaluative culture; the knowledge of the objectives of the external evaluation by the internal and external community of the schools. It is considered that the investigation contributed to the reflection and production of knowledge in this field of study.
dc.publisherPUC Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAvaliação em larga escala
dc.subjectEducação básica
dc.subjectPolíticas públicas de avaliação
dc.subjectLarge-scale assessment
dc.subjectBasic education
dc.subjectPublic evaluation policies
dc.titleMeta-avaliação do programa de avaliação externa em larga escala implementado por uma rede privada de Educação Básica de abrangência nacional
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes3598193516165996
puc.advisorLattes8794565484100151
puc.refereeTassoni, Elvira Cristina Martins
puc.refereeMendonça, Samuel
puc.refereeNardi, Elton Luiz
puc.refereeHorta Neto, Joao Luiz
puc.refereeLattes7025380679558216
puc.refereeLattes6369572439782922
puc.refereeLattes0542472765694403
puc.refereeLattes8762314471137882
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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