Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRios, Monica Piccione Gomes
dc.contributor.authorAndrade, Maria Cláudia Ferreira de
dc.date.accessioned2022-04-06T12:50:31Z
dc.date.available2022-04-06T12:50:31Z
dc.date.issued2022-02-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16524
dc.description.abstractA política pública de avaliação da educação básica, com o centramento em avaliações em larga escala, vem ocorrendo no Brasil desde a década de 1990, e vem se intensificando neste século XXI. Neste cenário, tem sobressaído a gestão por resultados, com monitoramento das metas a serem atingidas pelas escolas. No estado de Pernambuco, há o Sistema de Avaliação de Pernambuco (Saepe) que gera ações oriundas dos gestores públicos e escolares com foco na melhoria do desempenho escolar, que tem constituído eixo central dos projetos e programas voltados, especialmente, ao que se refere ao Ensino Médio. À luz dessa contextualização, constituiu objetivo geral deste estudo investigar as ações desencadeadas pela equipe de gestão escolar e pelos professores em prol da qualidade da educação do Ensino Médio integral de quatro escolas de mesorregiões de Pernambuco. Para a realização deste trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa, sendo que a produção de material empírico se deu por meio de análise documental, entrevista semiestruturada e questionário misto. A análise documental incluiu os documentos legais que englobam a área de educação, os documentos que balizam a construção da proposta pedagógica da Rede Estadual de Educação Integral de Pernambuco e os projetos pedagógicos das escolas pesquisadas. O lócus da pesquisa contou com quatro escolas estaduais do Ensino Médio integral, tendo como critério da escolha a participação das escolas em todas as edições das avaliações externas do Saepe e com resultados crescentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), sendo localizadas nas quatro mesorregiões administrativas de Pernambuco, assim distribuídas: duas na microrregião metropolitana do Recife; uma na mesorregião do Agreste Pernambucano; e uma na mesorregião do Sertão do São Francisco. Os participantes de cada escola pesquisada foram o gestor escolar, o coordenador pedagógico e quatro professores representantes das áreas de Linguagem e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias e Ciências humanas e sociais aplicadas. A análise dos resultados revelou que, para os participantes da pesquisa, o conceito de educação em tempo integral está atrelado a mais tempo na escola. Outra constatação foi o protagonismo juvenil, tendo sido apontado como o grande diferencial também pelo fato de os alunos terem mais tempo na escola e poderem se dedicar às atividades pedagógicas com mais empenho. A permanência do professor na mesma escola foi tratada como uma conquista para a categoria. Os entrevistados, por unanimidade, consideram importante as avaliações externas e demonstraram adaptação às cobranças por melhores resultados nas avaliações. Os participantes da pesquisa sinalizam que as escolas de ensino médio de tempo integral de Pernambuco se distanciam de uma escola de qualidade. Nesse quesito, apontaram lacunas, principalmente, no que se refere à estrutura física, à falta de equipamentos e pessoal especializado. Sobre o período da pandemia da Covid-19, apontaram desafios e consequentes ações que a secretaria de educação e as escolas tiveram que realizar na direção de garantir um ensino de qualidade que se traduzisse pelas aprendizagens dos alunos. Os principais desafios que geraram ações específicas decorreram do ensino remoto que alterou a dinâmica de alunos e professores. A equipe de gestão escolar e os professores reconheceram dificuldades para o uso das tecnologias para ministrar as aulas, tanto pelo desconhecimento das plataformas digitais, quanto pela ausência de computadores nos lares dos professores e alunos. Apesar dos desafios analisados e de outros que venham a se afigurar em decorrência do retorno às aulas presenciais, foi evidenciado o esforço dos pesquisados em prol da qualidade social do ensino médio em tempo integral de Pernambuco. Esse estudo contribuiu para reiterarmos que seja qual for o cenário vivenciado, é possível fazer a diferença em um ato permanente de esperançar, como aprendemos com Freire, ato este testemunhado nas ações expressas pelos gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores.pt_BR
dc.description.abstractThe public policy of evaluating basic education, with a focus on large-scale evaluations, has been taking place in Brazil since the 1990s, and has been intensifying in this 21st century. In this scenario, management by results has stood out, with monitoring of the goals to be achieved by schools. In the state of Pernambuco, there is the Pernambuco Assessment System (Saepe) that generates actions from public and school managers with a focus on improving school performance, which has been the central axis of projects and programs focused, especially, on High school. In light of this contextualization, the general objective of this study was to investigate the actions taken by the school management team and by the teachers in favor of the quality of integral secondary education in four schools in Pernambuco's mesoregions. To carry out this study, we opted for qualitative research, and the production of empirical material took place through document analysis, semi-structured interviews and a mixed questionnaire. The document analysis included the legal documents that encompass the area of education, the documents that guide the construction of the pedagogical proposal of the State Network of Integral Education of Pernambuco and the pedagogical projects of the schools surveyed. The locus of the research had four state schools of integral secondary education, having as a criterion of choice the participation of schools in all editions of external evaluations of Saepe and with increasing results of the Index of Development of Basic Education of Pernambuco (Idepe), being located in the four administrative mesoregions of Pernambuco, distributed as follows: two in the metropolitan microregion of Recife; one in the Agreste Pernambucano mesoregion; and one in the São Francisco Pernambucano mesoregion. The research participants of each school surveyed were the school manager, the pedagogical coordinator and four teachers representing the areas of Language and its technologies, Mathematics and its technologies, Natural Sciences and its technologies and Applied Human and Social Sciences. The analysis of the results revealed that, for the research participants, the concept of full-time education is linked to more time in school. Another finding was the youth protagonism, having been pointed out as the great differential also due to the fact that students have more time at school and can dedicate themselves to pedagogical activities with more commitment. The permanence of the teacher in the same school was treated as an achievement for the category. Respondents unanimously consider external evaluations important and demonstrate adaptation to demands for better results in evaluations. Research participants indicate that full-time high schools in Pernambuco are far from a quality school. In this regard, they pointed out gaps mainly with regard to the physical structure, the lack of equipment and specialized personnel. Regarding the period of the Covid19 pandemic, they pointed out challenges and consequent actions that the secretary of education and schools had to carry out in order to guarantee quality education that would translate into student learning. The main challenges that generated specific actions resulted from remote teaching that changed the dynamics of students and teachers. The school management team and teachers recognized difficulties in using technologies to teach classes, both due to the lack of knowledge of digital platforms and the absence of computers in the homes of teachers and students. Despite the challenges analyzed and others that may arise as a result of the return to face-to-face classes, the effort of those surveyed in favor of the social quality of full-time secondary education in Pernambuco was evidenced. This study helped to reiterate that whatever the scenario experienced, it is possible to make a difference in a permanent act of hope, as we learned from Freire, an act witnessed in the actions expressed by school managers, pedagogical coordinators and teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de avaliaçãopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectIdepept_BR
dc.subjectPublic evaluation policiespt_BR
dc.titleQualidade do ensino médio integral de Pernambuco: percepções de gestores escolares e professorespt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes3065837440896614pt_BR
puc.advisorLattes8794565484100151pt_BR
puc.refereeMendonça, Samuel
puc.refereeAlmeida, Marta Isabel Silva Mateus de
puc.refereeLattes6369572439782922pt_BR
puc.refereeLattes--pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargo24 meses após a data da defesapt_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples