dc.contributor.advisor | Silva Neto, Manoel Lemes da | |
dc.contributor.author | Marinelo, Samuel Henrique Damas | |
dc.date.accessioned | 2022-08-26T18:27:06Z | |
dc.date.available | 2022-08-26T18:27:06Z | |
dc.date.issued | 2022-06-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16637 | |
dc.description.abstract | O presente estudo visa apresentar os resultados da análise da potência da
relação educação-arte-cidade, como associação básica para uma estratégia
pedagógica libertária. Essa importante estratégia, que denota o potencial
pedagógico da cidade de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos ativos, fica
comprometida quando ocorre o seu racionalismo, sua apropriação instrumental.
Nesse movimento, o conceito dessa estratégia é substituído pelos aparatos de
gestão, como no caso do Programa Cidades Educadoras, que acaba por criar
simulacros de cidadania e ação social. Em contrapartida ações sobre o território,
como é o caso das batalhas de rima que ocorrem em espaços públicos centrais
ou não, apresentam-se como práticas revestidas de ação política, uma vez que
possuem ponto de partida na cidade, no território usado, denotando que a
associação educação-arte-cidade é básica para a estratégia pedagógica
libertária viva no território. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aims to present the results of the analysis of the power of the
education-art-city relationship, as a basic association for a libertarian pedagogical
strategy. This important strategy, which denotes the city's pedagogical potential
to assist in the development of active citizens, is compromised when its
rationalism, its instrumental appropriation occurs. In this movement, the concept
of this strategy is replaced by management apparatus, as in the case of the
Educating Cities Program, which ends up creating simulacra of citizenship and
social action. On the other hand, actions on the territory, such as the rhyming
battles that occur in central public spaces or not, present themselves as practices
coated with political action, since they have a starting point in the city, in the
territory used, denoting that the education-art-city association is basic to the
libertarian pedagogical strategy alive in the territory. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Território usado | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Music | pt_BR |
dc.subject | Used territory | pt_BR |
dc.title | Educação e arte na cidade: um retorno para o território | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7031741977827212 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4098129515389219 | pt_BR |
puc.referee | Pita, Maria Eliza de Castro | |
puc.referee | Santos, Vera Lucia dos | |
puc.referee | Gomes, Cilene | |
puc.referee | Oliveira, Fabiano Melo Gonçalves de | |
puc.refereeLattes | 5177592963833604 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2326951403213858 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4907904919744128 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8717433441492117 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |