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dc.contributor.advisorSilva, Marcelo Pereira da
dc.contributor.authorCosta, Ranieri Vicente da
dc.date.accessioned2023-04-05T16:42:55Z
dc.date.available2023-04-05T16:42:55Z
dc.date.issued2023-02-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16778
dc.description.abstractOs discursos são entrecortados por marcas enunciativas e dizeres produzidos sob a influência social, cultural, subjetiva, econômica e tecnológica. Não existe discurso sem sujeito, nem sujeito sem ideologia. Levamos a cabo uma investigação científica sobre as marcas ideológicas apensas no discurso da contemporânea teologia coaching, no contexto frenético dos processos de midiatização das práticas religiosas em uma sociedade perpassada pela cultura do consumo. Consideramos o avanço da midiatização e das redes sociais digitais, a formação de imagens de si e o surgimento do fenômeno da teologia coaching. Observamos de que modo esses elementos se alinham ao discurso construído nas/pelas narrativas coaching através de enunciações que emergem de uma sociedade marcada pela ideologia do sucesso, da conquista e da positividade. Diante do número exponencial de seguidores alcançados nas redes on-line, pelos sujeitos que produzem dizeres de ancoragem coaching, as igrejas evangélicas brasileiras apresentam diversos indivíduos que propagam falas e pregações de confissão positiva, erigindo emergentes formações discursivas no ambiente cristão-evangélico. Neste sentido, esta dissertação objetiva investigar, por meio da análise de discurso de tradição francesa, o funcionamento discursivo e o processo de midiatização da teologia coaching para dimensionar e compreender as marcas ideológicas que permeiam dizeres e enunciados e de que maneira elas se relacionam com a sociedade de consumo, seus processos e práticas nas ambiências da rede social virtual Instagram. Para isso, selecionamos duas figuras públicas de considerável engajamento e audiência, cujos discursos são portadores de sentidos que os identificam como coaches, pastores e/ou líderes evangélicos. Mobilizamos conceitos da análise de discurso, tais como formação discursiva e ideológica, condições de produção, cenas da enunciação, ethos etc. Perscrutamos o funcionamento discursivo de influenciadores ligados ao que designamos de teologia coaching, com vistas a desdobrar os efeitos de sentido produzidos em 8 discursos audiovisuais veiculados no Instagram pelos sujeitos Tiago Brunet e Pablo Marçal no período de novembro de 2021. Inferimos que os dizeres analisados portam um viés religioso com ênfase na prosperidade e no sucesso e deixam entrever, com base no nosso recorte empírico, sentidos de hedonismo, felicidade, reconhecimento, fama e visibilidade, por meio da negação da dor, do sofrimento e das perdas. Os discursos analisados flertam com o triunfalismo e geram sentidos para audiências ávidas pelo materialismo e por todas as respostas possíveis para as agruras da caminhada terrena, perdendo, muitas vezes, a dimensão divina e as recompensas de um mundo que está porvir e que, no horizonte da jornada cristã, sinalizam a e para a eternidade.pt_BR
dc.description.abstractDiscourses are interspersed with enunciative marks and words produced under social, cultural, subjective, economic, and technological influence. There is no discourse without a subject, nor a subject without ideology. We carried out a scientific investigation on the ideological marks thought of in the discourse of contemporary coaching theology, in the frenetic context of mediatization processes of religious practices in a society permeated by consumer culture. We consider the advancement of mediatization and digital social networks, the formation of self-images, and the triggering of the phenomenon of coaching theology. We observe how these elements are aligned with the discourse constructed in/by the coaching narratives through enunciations that emerge from a society marked by the ideology of success, conquest, and positivity. Faced with the exponential number of followers reached in online networks, by subjects who experienced coaching anchoring sayings, the Brazilian evangelical churches presented several individuals who propagate speeches and preach positive confession, originating emerging discursive formations in the evangelical Christian environment. In this sense, the present dissertation aims to investigate, through discourse analysis of the French tradition, the discursive functioning and the process of the mediatization of coaching theology to measure and understand the ideological marks that permeate sayings and statements; and how they relate to the consumer society, its processes and practices in the ambiance of the virtual social network Instagram. For this, we selected two public figures of considerable engagement and audience, whose speeches carry meanings that identify them as coaches, pastors, and/or evangelical leaders. We mobilize concepts from discourse analysis, such as discursive and ideological formation, production conditions, enunciation scenes, ethos, etc. We scrutinized the discursive functioning of influencers linked to what we call coaching theology, intending to unfold the effects of meaning produced in 8 audiovisual speeches broadcast on Instagram by the subjects Tiago Brunet and Pablo Marçal in the period of November 2021. We infer that the analyzed sayings carry a religious bias with an emphasis on prosperity and success and reveal, based on our empirical perspective, senses of hedonism, happiness, recognition, fame, and visibility, through the denial of pain, suffering, and loss. The analyzed discourses flirt with triumphalism and generate meanings for audiences eager for materialism and all possible answers to the hardships of the earthly walk, often losing the divine dimension and the rewards of a world that is to come and that, on the horizon of the Christian journey, signal to and for eternity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMidiatizaçãopt_BR
dc.subjectTeologia Coachingpt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectPositividadept_BR
dc.subjectMediatizationpt_BR
dc.subjectCoaching Theologypt_BR
dc.subjectSensespt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectPositivitypt_BR
dc.titleMidiatização, consumo e teologia coaching: sentidos de positividade e sucesso na rede social digital Instagrampt_BR
dc.title.alternativeMediatization, consumption and coaching theology: meanings of positivity and success in the network social digital instagrampt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes7455103000843167pt_BR
puc.advisorLattes2011486771825354pt_BR
puc.refereeNovaes, Allan Macedo de
puc.refereeSilva, Tarcisio Torres
puc.refereeLattes2797957566975538pt_BR
puc.refereeLattes3425631891607984pt_BR
puc.centerCentro de Linguagem e Comunicação (CLC)pt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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