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dc.contributor.advisorZanotti, Carlos Alberto
dc.contributor.authorAndrade, Jhone Ricardo
dc.date.accessioned2023-04-05T17:35:40Z
dc.date.available2023-04-05T17:35:40Z
dc.date.issued2022-12-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16781
dc.description.abstractAs entidades sindicais de trabalhadores, que no Brasil contemporâneo somam pelo menos 11 mil instituições, são a principal forma de organização dos trabalhadores nos embates eventualmente travados com o setor empresarial, seja por reajustes salariais ou melhoria das condições de trabalho. A depender da formação de seus dirigentes, reúnem potencial para ramificar sua influência em outras dimensões do tecido social, como a político-partidária, elegendo representantes com influência nos destinos do país. A exemplo de outras instituições sociais, os sindicatos, desde sempre, fizeram uso de ferramentas de comunicação para mobilizar suas bases. Do contato face a face registrado no período inicial, avançaram para a comunicação mediada e, hoje, as entidades que melhor assimilaram as novas tecnologias, encontram-se na etapa descrita como midiatização institucional. De natureza interdisciplinar, o estudo aqui desenvolvido, com apoio de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, buscou apurar, descrever e esquematizar as etapas da midiatização do movimento sindical. O resultado aponta para três distintos momentos, que nascem com a distribuição presencial de panfletos em porta de fábrica e culminam com a construção de identidades, na rede mundial de computadores, que tornam indistinta a atuação política e a vida pessoal de sindicalistas. Alguns buscam até se transformar em influenciadores em redes sociais digitais, estando presentes em plataformas como Instagram e Twitter, não ignorando sequer a dancinha que se tornou conhecida no TikTok.pt_BR
dc.description.abstractThe worker's unions, which in contemporary Brazil amount to at least 11,000 institutions, are the main form of workers' organization in the clashes eventually fought with the business sector, whether for salary adjustments or improvement of working conditions. Depending on the training of their leaders, they have the potential to ramify their influence into other dimensions of the social fabric, such as political parties, electing representatives with influence over the country's destiny. Like other social institutions, unions have always used communication tools to mobilize their bases. From face-to-face contact recorded in the initial period, they advanced to mediated communication and nowadays the entities that best assimilated the new technologies are in the stage described as institutional mediatization. Of an interdisciplinary nature, the study developed here, with the support of bibliographic research and semi structured interviews, sought to ascertain, describe and outline the stages of mediatization of the trade union movement. The result points to three distinct moments, which are born with the in-person distribution of pamphlets at factory doors and culminate with the construction of identities, on the world wide web, which make political action and the personal life of trade unionists indistinguishable. Some also seek to become influencers on digital social networks, being present on platforms such as Instagram and Twitter, and even taking advantage of the dance trends that have become popular on TikTok.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSociedade midiatizadapt_BR
dc.subjectSindicalismopt_BR
dc.subjectMidiatizaçãopt_BR
dc.subjectComunicação sindicalpt_BR
dc.subjectRelações de trabalhopt_BR
dc.subjectMediatized societypt_BR
dc.subjectUnionismpt_BR
dc.subjectMediatizationpt_BR
dc.subjectUnion communicationpt_BR
dc.subjectLabor relationspt_BR
dc.titleMidiatização do sindicalismo: da porta de fábrica à conexão em tempo realpt_BR
dc.title.alternativeMediatization of trade unionism: from the factory gate to real-time connectionpt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes6242514502939806pt_BR
puc.advisorLattes8198492979518868pt_BR
puc.refereeKrein, José Dari
puc.refereeHergesel, João Paulo Lopes de Meira
puc.refereeLattes3697694280982227pt_BR
puc.refereeLattes0081045915422658pt_BR
puc.centerCentro de Linguagem e Comunicação (CLC)pt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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