dc.contributor.advisor | Camilo, Maria Virginia Righetti Fernandes | |
dc.contributor.author | Pereira, Sara Cristina de Aguiar | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T14:57:07Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T14:57:07Z | |
dc.date.issued | 2022-12-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16787 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa possui como objetivo central compreender o processo de inserção do
profissional de Serviço Social na Educação e as intervenções realizadas no âmbito escolar. Para
isso, as análises realizadas são da inserção da categoria no Município de Limeira/SP visto a
referência na temática. O método de pesquisa escolhido foi qualitativo, realizando assim
entrevistas com perguntas semiestruturadas para possibilitar maior abrangência sobre o
processo de inserção e atuação. Através das pesquisas realizadas e dos relatos foi possível
compreender o trabalho do profissional dentro das escolas e na gestão da política de educação.
Sendo assim, nota-se o impacto e a relevância que as intervenções realizadas possuem para a
garantia do acesso a uma educação crítica e de qualidade para todos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The core objective of this research is to comprehend the process of insertion of Social Work
professionals in Education and the interventions taken in school environment. For that purpose,
the analyzes done in this paper are related to the insertion of the category in Limeira/SP, since
the city is reference on the subject. The research method chosen is a qualitative one, where
interviews with semi-structured questions were made to enable to cover a great scope over the
process of insertion and intervention. Through the research carried out and the reports, it was
possible to understand the work of these professionals within schools and in the management
of education politics. Therefore, it is noticeable the impact and the relevance that such
interventions have to guarantee the access to an education of quality and critical thinking to
all. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Direito | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Social service | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Rights | pt_BR |
dc.subject | Emancipation | pt_BR |
dc.title | O profissional de serviço social e a inserção na educação pública: Uma breve análise do Sistema Educacional no Município de Limeira/SP | pt_BR |
dc.title.alternative | The social service professional and insertion in public education: A brief analysis of the Educational System in the Municipality of Limeira/SP | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | ND | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9278954410293007 | pt_BR |
puc.referee | Sousa, Paulo Roberto de | |
puc.referee | Silva, Bianca Valéria Briguenti da | |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Serviço Social | pt_BR |