Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores, Adolfo Ignacio Calderón
dc.contributor.authorCastellani Neto, Fioravante
dc.date.accessioned2023-04-12T11:47:58Z
dc.date.available2023-04-12T11:47:58Z
dc.date.issued2023-02-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16789
dc.description.abstractEm 2020, diante de expansão da Pandemia da COVID-19, os governos viram-se obrigados a suspender as aulas presenciais e adotar a educação remota em todas as redes da educação básica do país. Diante este cenário questiona-se quais os desafios identificados e as ações de enfrentamento desencadeadas pela comunidade escolar de uma Escola Técnica Estadual, pertencente ao Centro Estadual de Educação Paula Souza, que oferece o Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, localizada em um município que apresenta baixo desenvolvimento social? Optou-se por estudar a realidade dos cursos na área de informática na medida em que este tipo de Habilitação Técnica precisa de forma inerente de tecnologia adequada para levar adiante o processo formativo, a mesma que nem sempre os alunos possuem em suas residências. O objetivo dessa dissertação foi investigar, no contexto da pandemia COVID-19, os desafios identificados pela comunidade escolar (gestores, professores, alunos e seus pais ou responsáveis), as ações de enfrentamento e as boas práticas adotadas no âmbito dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da área de informática. Desta forma, para atingir os objetivos esperados se realizou uma pesquisa de caráter multi-metodológica, analítico descritiva, qualitativa e exploratória. O estudo se inicia com uma revisão da literatura a partir de artigos, teses e dissertações sobre o tema. Posteriormente, se realizou pesquisa de campo para coleta de dados empíricos por meio de entrevistas com a comunidade escolar de uma Escola Técnica Estadual do município de Santa Isabel, no Estado de São Paulo, o qual apresenta um dos mais baixos IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) e, apesar disto, a Unidade Escolar conseguiu atingir e superar as metas para ela estabelecida no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. A escolha dessa unidade escolar e do tema da presente pesquisa deu-se amparada no campo teórico da eficácia escolar a partir do qual focaliza-se o estudo das escolas que, apesar do contexto socioeconômico adverso no qual estão inseridas, conseguem superar expectativas e atingir os objetivos da aprendizagem. Assim, como resultado constatou-se que a Unidade de Ensino promoveu uma série de estratégias bem sucedidas e reconhecidas pela Comunidade Escolar como boas práticas, muitas delas recomendadas pelos entrevistados como ações a serem empregadas por outras Escolas Técnicas Estaduais que pertencem ao Centro Paula Souza e, dentre estas boas práticas escolares em contexto pandêmico que foram relevadas nesta pesquisa, são relevantes por seu caráter pedagógico aquelas que impactaram positivamente no desempenho dos alunos, principalmente aqueles em situação familiar de vulnerabilidade social. Ainda, se ampliou o conhecimento produzido no âmbito acadêmico-científico no esforço de entender os efeitos da pandemia da COVID-19 na educação básica, especificamente no Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractIn 2020, faced with the expansion of the COVID-19 Pandemic, governments were forced to suspend face-to-face classes and adopt remote education in all basic education networks in the country. Given this scenario, it is questioned which challenges were identified and which actions were taken by the school community of a State Technical School, belonging to the State Center of Education Paula Souza, which offers the Technical Course in Computing for Internet Integrated to High School, located in a municipality that has low social development? We chose to study the reality of courses in the area of information technology, as this type of Technical Qualification inherently needs adequate technology to carry out the training process, the same technology that students do not always have in their homes. he objective of this dissertation was to investigate, in the context of the COVID-19 pandemic, the challenges identified by the school community (managers, teachers, students and their parents or guardians), the coping actions and the good practices adopted within the scope of the technical courses integrated into the high school in computer science. Thus, in order to achieve the expected objectives, a multi-methodological, analytical descriptive, qualitative and exploratory research was carried out. The study begins with a literature review based on articles, theses and dissertations on the subject. Subsequently, field research was carried out to collect empirical data through interviews with the school community of a State Technical School in the municipality of Santa Isabel, in the State of São Paulo, which has one of the lowest HDI (Human Development Index Municipal) and, despite this, the School Unit managed to reach and exceed the goals established for it in the School Performance Evaluation System of the State of São Paulo. The choice of this school unit and the theme of the present research was supported by the theoretical field of school effectiveness from which the study of schools that, despite the adverse socioeconomic context in which they are inserted, manage to exceed expectations and reach the goals. learning objectives. Thus, as a result, it was found that the Teaching Unit promoted a series of successful strategies recognized by the School Community as good practices, many of them recommended by the interviewees as actions to be used by other State Technical Schools that belong to the Paula Souza Center and , among these good school practices in a pandemic context that were highlighted in this research, are relevant for their pedagogical nature those that had a positive impact on student performance, especially those in a socially vulnerable family situation. Also, the knowledge produced in the academic-scientific field was expanded in the effort to understand the effects of the COVID-19 pandemic on basic education, specifically in high school.pt_BR
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectBoas práticas escolarespt_BR
dc.subjectPolíticas públicas em educaçãopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectTechnical educationpt_BR
dc.subjectProfessional teachingpt_BR
dc.subjectGood school practicespt_BR
dc.titleBoas práticas escolares no contexto da pandemia Covid-19 no ensino médio integrado ao técnico: o caso de uma escola técnica estadual (ETEC) do estado de São Paulopt_BR
dc.title.alternativeGood school practices in the context of the Covid-19 pandemic in technical integrated high school: the case of a state technical school (ETEC) in the state of São Paulopt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes4967655348693519pt_BR
puc.advisorLattes4931639185143968pt_BR
puc.refereeRios, Monica Piccione Gomes
puc.refereeMachado, Michel Mott
puc.refereeLattes8794565484100151pt_BR
puc.refereeLattes8254239906831363pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples