dc.contributor.advisor | Rios, Mônica Piccione Gomes | |
dc.contributor.author | Nonato, Bruno | |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T12:42:06Z | |
dc.date.available | 2023-04-12T12:42:06Z | |
dc.date.issued | 2023-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16792 | |
dc.description.abstract | As desigualdades culturais e socioeconômicas têm potencial para afetar o
percurso escolar do jovem que, embora conclua a educação básica, não dá continuidade aos
estudos no Ensino Superior. Nesse contexto, o objetivo geral dessa pesquisa reside em
investigar a situação do jovem que foi beneficiado pelo Programa Bolsa Família (PBF),
egresso do 3º ano do Ensino Médio, na cidade de Amparo (SP), e que não cursa o Ensino
Superior. O referencial teórico considera os estudos de Pierre Bourdieu acerca da trajetória
escolar do estudante, que compreende que a depender das desigualdades de capitais se
estabelecem desigualdades entre pessoas, que são atendidas de forma diferente em suas
necessidades educacionais, o que implica suas trajetórias e suas perspectivas de futuro. A
abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis, foi predominante na
pesquisa e a produção de material empírico deu-se por meio da aplicação de questionários e
realização de entrevistas semiestruturadas. O lócus da pesquisa foi a cidade de Amparo
(SP). Os participantes da pesquisa são os jovens acima descritos, tendo totalizado seis. Com
o apoio da Secretaria de Assistência Social do município, conseguimos uma lista com todos
os jovens que se encaixam no perfil desejado. Foi obtida informação sobre as famílias
referente a um total de 31 jovens. Foi aplicado questionário a seis jovens, que se
disponibilizaram a participar da pesquisa, e realizadas duas entrevistas, conforme o aceite
dos participantes. A análise do material empírico produzido possibilitou constatar que
nenhum dos jovens participantes da pesquisa está em uma universidade, embora tenham
declarado vontade de um dia, ingressar no Ensino Superior. O sonho profissional desses
jovens está ligado a algum tipo de curso superior, como Ciências da Computação,
Engenharia Elétrica, História, Psicologia, Direito. A pesquisa revelou que a escolaridade
dos pais dos participantes da pesquisa, em sua maioria é definida como ensino fundamental
incompleto. Sobre o ENEM, os participantes, à exceção de um, expressaram que a escola
realizou preparação para o referido exame, porém nenhum deles se sentiu preparado para
realizá-lo, e, por conseguinte, nenhum deles se inscreveu para fazer o referido exame, ainda
que perspectivem o ingresso no Ensino Superior. A pesquisa realizada, sem esgotar o
assunto, demonstra haver necessidade de se definir e redefinir políticas públicas em
educação para que o contingente de jovens beneficiados pelo PBF amplie as perspectivas
de ingresso e permanência na educação superior, de modo a romper com o ciclo de pobreza
e promover um maior acesso dessa parcela da população à universidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Cultural and socioeconomic inequalities have the potential to affect the
school career of young people who, although completing basic education, do not continue
their studies in Higher Education. In this context, the general objective of this research
focuses in investigating the situation of young people who benefited from the Programa
Bolsa Família (PBF), who are graduating from the 3rd year of high school, in the city of
Amparo (SP), and who do not attend higher education. The theoretical framework considers
Pierre Bourdieu's studies about the student's school trajectory, which understands that
depending on capital inequalities, inequalities are established between people, who are met
differently in their educational needs, which imply their trajectories and perspectives of
future. The qualitative approach, without neglecting quantifiable data, was predominant in
the research and the production of empirical material took place through the application of
questionnaires and semi-structured interviews. The locus of the research was the city of
Amparo (SP). The research participants are the young people described above, totaling six.
With the support of the municipality's Department of Social Assistance, a list of all young
people who fit the desired profile was obtained. Information on families referring to a total
of 31 young people was collected. A questionnaire was applied to six young people, who
were willing to participate in the research, and two interviews were carried out, according
to the acceptance of the participants. The analysis of the empirical material produced made
it possible to verify that none of the young participants in the research is in a university,
although they have declared a desire to enter Higher Education in the future. The
professional dream of these young people is linked to some type of higher education, such
as Computer Science, Electrical Engineering, History, Psychology, Law. The research
revealed that the education of the research participants' parents is mostly defined as
incomplete primary education. Regarding the ENEM, the participants, with the exception of
one, expressed that the school carried out preparation for the test, but none of them felt
prepared to take it, and, therefore, none of them signed up to take the exam, even if they
have the prospect of entering higher education. The research carried out, without
exhausting the subject, shows that there is a need for public policies in education to be
defined and redefined so that the contingent of young people benefiting from the PBF
expands the prospects of entering and remaining in higher education, in order to break with
the cycle of poverty and promote greater access of this part of the population to university. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas em Educação | pt_BR |
dc.subject | Enem | pt_BR |
dc.subject | Justiça Social | pt_BR |
dc.subject | Public Policies in Education | pt_BR |
dc.subject | Social Justice | pt_BR |
dc.title | Trajetórias escolares dos beneficiários do programa bolsa família engressos do ensino médio das escolas públicas estaduais do município de Amparo | pt_BR |
dc.title.alternative | Scholar trajectories of beneficiaries of the Bolsa Família program high school enrollments in state public schools in the municipality of Amparo | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 6391167857398375 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.referee | Mendonça, Samuel | |
puc.referee | Pires, André | |
puc.refereeLattes | 6369572439782922 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2489697740513029 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |