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dc.contributor.advisorLopes, Celi Espasandin
dc.contributor.authorOliva, Laís Helena Besseler de
dc.date.accessioned2023-04-13T14:38:58Z
dc.date.available2023-04-13T14:38:58Z
dc.date.issued2023-01-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16798
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objeto de estudo a Educação Matemática na Educação Infantil, com foco no trabalho desenvolvido pelas professoras. Investigamos a seguinte questão problematizadora: quais as divergências e semelhanças entre as experiências com a matemática podemos encontrar na trajetória de professoras de Educação Infantil e, de que maneira tais experiências podem influenciar em suas práticas pedagógicas ao promoverem o pensamento matemático nas crianças? Para tanto, traçamos como principal objetivo: investigar as experiências com a matemática, de quatro professoras de Educação Infantil, participantes de um grupo de estudos; e, relacionar essas experiências às formas como desenvolvem a sua prática pedagógica com as crianças, sobretudo, envolvendo as atividades de matemática no contexto escolar. A pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa e interpretativa, na perspectiva de estudos de caso, no qual a pesquisadora recorreu à análise das experiências de quatro professoras de Educação Infantil que, além do interesse pela matemática, possuem em comum a participação em um grupo colaborativo de estudos. Narrativas orais e escritas foram produzidas pelas professoras, a partir de encontros virtuais e entrevistas realizadas pela pesquisadora que revelassem as suas experiências bem como, as formas como desenvolveram uma intervenção didática proposta pela pesquisadora que, posteriormente, realizou a triangulação do material empírico produzido para que assim emergissem as categorias de análise. Baseamo-nos no conceito de experiência como a vivência daquilo que nos toca e, por assim nos tocar, transforma-nos em relação ao que somos e praticamos. Assim também acontece com o desenvolvimento profissional de professoras da infância que, ao refletirem sobre suas experiências, vão ressignificando a docência e os modos de agir com as crianças. Quanto à matemática na Educação Infantil, destacamos a sua relevância para o desenvolvimento das crianças, por se tratar de uma área que permeia o cotidiano humano, desde muito cedo nas experiências vividas dentro e fora da escola. Defendemos uma prática baseada na investigação, por meio da resolução de problemas, que coloca a criança como protagonista do processo de construção do conhecimento. Ao resgatarmos as experiências e os processos de formação continuada foi possível discutir sobre o currículo da formação de professores; os desafios do início da carreira docente; a relação da matemática com outras áreas de conhecimento; a relevância da troca entre pares, do poder da narrativa; e a participação em grupos de estudos como uma luz no caminho dos professores que buscam desenvolver-se profissionalmente. Consideramos que as experiências formadoras pelas quais passam as professoras de Educação Infantil, durante a sua trajetória pessoal, acabam por influenciar suas convicções sobre a matemática e as formas como planejam e buscam propor as atividades que promovam este conhecimento nas crianças.pt_BR
dc.description.abstractThe object of this research was Mathematics Education in Early Childhood Education, focusing on the work developed by teachers. We investigated the following problematizing question: what are the divergences and similarities among the experiences with mathematics we can find in the trajectory of kindergarten teachers, and in what way can these experiences influence their pedagogical practices when promoting mathematical thinking in children? To answer this question, we investigated the experiences with mathematics of four kindergarten teachers, participants of a study group, and relate these experiences to the ways they develop their teaching practice with children, especially involving math activities in the school context. The research was based on a qualitative and interpretative approach, from the perspective of case studies, in which the researcher analyzed the experiences of four kindergarten teachers who, in addition to their interest in mathematics, have in common the participation in a study group. Oral and written narratives were produced by the teachers, in virtual meetings and interviews conducted by the researcher that revealed their experiences as well as the ways in which they developed a didactic intervention proposed by the researcher. We base ourselves on the concept of experience as the experience of that which touches us and, by touching us in this way, transforms us in relation to what we are and what we practice. This is also what happens with the professional development of early childhood teachers who, by reflecting on their experiences, give new meaning to their teaching and the ways they act with children. Regarding mathematics in Early Childhood Education, we emphasize its relevance for children's development, since it is an area that permeates human daily life, from very early on in the experiences lived in and out of school. We advocate a practice based on investigation, by means of problem solving, which places the child as the protagonist of the knowledge construction process. As we recalled the experiences and processes of continuing education, it was possible to discuss the curriculum of teacher education; the challenges at the beginning of a teaching career; the relationship between mathematics and other areas of knowledge; the relevance of the exchange among peers, the power of narrative; and the participation in study groups as a light on the path of teachers who seek professional development. We believe that the formative experiences that preschool teachers go through during their personal trajectory end up influencing their convictions about mathematics and the ways they plan and seek to propose activities that promote this knowledge in children.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectProfessional developmentpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.titleMatemática na Educação Infantil: o entrelaçamentonda experiência docente e do desenvolvimento profissionalpt_BR
dc.title.alternativeMathematics in Early Childhood Education: the interweaving of the teaching experience and the professional developmentpt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes0845306246149677pt_BR
puc.advisorLattes9699186251670702pt_BR
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
puc.refereeLattes7126514256674237pt_BR
puc.refereeLattes7733644439876265pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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