Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSangion, Juliana
dc.contributor.advisorSilva, Marcelo Pereira da
dc.contributor.advisorMolck, Adauto Marin
dc.contributor.advisorHergesel, João Paulo Lopes de Meira
dc.contributor.authorUemura, Beatriz Sayuri
dc.contributor.authorIgnacio Junior, Carlos Renato
dc.contributor.authorMagalhães, Hannah Machado
dc.contributor.authorLeite, Livia França
dc.date.accessioned2024-01-10T17:52:21Z
dc.date.available2024-01-10T17:52:21Z
dc.date.issued2023-12-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17093
dc.description.abstractPoupi&Moni é um Podcast educacional idealizado como uma forma de conscientizar o público adolescente sobre a educação econômica, abordado de forma lúdica. Composto por um podcast de três episódios e uma plataforma digital, o projeto foi desenvolvido com o apoio de convidados das áreas de economia, psicologia e empreendedorismo, focando na prevenção do consumo compulsivo e no estímulo ao consumo consciente. A iniciativa visa preencher a lacuna de conteúdos informativos sobre educação econômica direcionados a adolescentes, considerando o aumento preocupante de gastos e de endividamento, o projeto visa fornecer conteúdo confiável e gratuito, aumentando a acessibilidade ao conhecimento econômico, especialmente para aqueles sem acesso a programas presenciais ou cursos tradicionais. Utilizando ferramentas online para promover impacto na sociedade civil, além de um podcast hospedado na plataforma spotify, o projeto conta com um website que é usado como suporte para o armazenamento dos episódios do podcast, e de um jogo protagonizado pelos personagens Poupi e Moni, permitindo aos usuários aplicarem os conhecimentos adquiridos nos episódios. O relatório é dividido em duas seções, começando com as bases teóricas, o mercado-alvo e a escolha das plataformas. Em seguida, detalha os procedimentos de execução, incluindo planejamento, execução, edição e custos, encerrando com considerações finais sobre os aprendizados obtidos. Os resultados obtidos pelo projeto Poupi&Moni demonstram impacto positivo na conscientização econômica de adolescentes. A análise de métricas, como o número de acessos ao site, e engajamento nas redes sociais, revela um alcance significativo. Posto isso, concluímos que contribuímos para tornar a educação econômica mais acessível aos adolescentes por meio das mídias digitais, de maneira inovadora, descomplicada e objetiva.pt_BR
dc.description.abstract"Poupi&Moni" is an educational podcast conceived as a means to raise awareness among the adolescent audience regarding economic education, approached in a playful manner. Comprising three podcast episodes and a digital platform, the project was developed with the support of guests from the fields of economics, psychology, and entrepreneurship, focusing on preventing compulsive consumption and promoting conscious consumption. The initiative aims to fill the gap in informative content on economic education targeted at teenagers, considering the alarming rise in spending and indebtedness. The project seeks to provide reliable and free content, increasing accessibility to economic knowledge, especially for those without access to in-person programs or traditional courses. Utilizing online tools to make an impact on civil society, in addition to hosting a podcast on the Spotify platform, the project includes a website used as a repository for podcast episodes and a game featuring the characters Poupi and Moni. This allows users to apply the knowledge acquired in the podcast episodes. The report is divided into two sections, commencing with theoretical foundations, target market, and platform selection. Subsequently, it details the execution procedures, including planning, execution, editing, and costs, concluding with final considerations on the insights gained. The results obtained by the Poupi&Moni project demonstrate a positive impact on the financial awareness of adolescents. The analysis of metrics, such as website visits and engagement on social media, reveals significant reach. Consequently, we conclude that we have contributed to making economic education more accessible to teenagers through digital media, in an innovative, straightforward, and objective manner.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMídias Digitaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectPoupi&Monipt_BR
dc.subjectDigital Mediapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEconomicspt_BR
dc.titleProjeto Poupi&Monipt_BR
dc.title.alternativePoupi&Moni Projectpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattesNDpt_BR
dc.identifier.lattesNDpt_BR
dc.identifier.lattes2705145635073189pt_BR
puc.advisorLattes3588856819976425pt_BR
puc.advisorLattes1971307332489999pt_BR
puc.advisorLattes0081045915422658pt_BR
puc.refereeCheida, Marcel José
puc.refereeLattes4303060305861203pt_BR
puc.centerEscola de Linguagem e Comunicaçãopt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramMídias Digitaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples