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dc.contributor.advisorFlores, Adolfo Ignacio Calderón
dc.contributor.authorMartins, Edivaldo Cesar Camarotti
dc.date.accessioned2024-01-31T19:05:43Z
dc.date.available2024-01-31T19:05:43Z
dc.date.issued2023-06-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17140
dc.description.abstractOs rankings acadêmicos ganharam notoriedade e relevância social por apresentarem de modo simples e objetivo a classificação de cursos e de instituições de ensino. Os rankings acadêmicos da educação superior começaram a efetivamente fazer parte do cenário acadêmico no Brasil a partir da década de 2010, e atualmente são objetos de preocupação teórica e práxica de um número crescente de pesquisadores brasileiros, pois estão cada vez mais implicando a governança das universidades. Tal contexto fez com que surgisse a seguinte questão: Quais são as abordagens temáticas e as principais tendências presentes na literatura científica brasileira sobre rankings acadêmicos e governança universitária? Defende-se a hipótese de que a expansão das pesquisas e a ampliação da produção do conhecimento sobre os rankings acadêmicos e a governança universitária que estão em curso no Brasil desde a década de 2010, expressas no aumento do número de teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos científicos que abordam o assunto, estão incorporando a temática em linhas de pesquisa dos grupos de pesquisa vinculados aos programas de pós-graduação Stricto sensu de instituições brasileiras, e legitimando a temática como um possível objeto de estudo de natureza interdisciplinar na formação de mestres e doutores no Brasil. O objetivo geral da tese é mapear e analisar a literatura científica brasileira que aborda os rankings acadêmicos e a governança universitária. Para atingir os objetivos propostos foi realizada pesquisa multimétodo, que integrou técnicas de pesquisa quantitativa de mapeamento de dados com pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, do tipo estado da arte. A partir do mapeamento das teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil entre os anos de 2014 e 2022, e dos artigos científicos publicados no Brasil entre os anos de 2017 e 2022, os quais abordam o assunto dos rankings acadêmicos e suas inter-relações com a governança universitária, foi evidenciado que houve uma expansão das pesquisas sobre a temática em todas as regiões do Brasil a partir de meados da década de 2010, identificando-se 16 abordagens temáticas e 38 principais tendências, muitas das quais mostraram-se antagônicas e concorrenciais entre si, nos termos dos paradigmas do consenso e do conflito. Além de confirmar a hipótese e ampliar o conhecimento científico sobre o assunto, os resultados da pesquisa apontam que o campo de estudos sobre rankings acadêmicos da educação superior está em construção no Brasil, e vem paulatinamente envolvendo um número cada vez maior de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e com múltiplas concepções teóricas.pt_BR
dc.description.abstractAcademic rankings gained notoriety and social relevance for presenting in a simple and objective way the classification of courses and educational institutions. Higher education academic rankings began to effectively form part of the academic scenario in Brazil from the 2010s onwards, and are currently objects of theoretical and practical concern for a growing number of Brazilian researchers, as they are increasingly implying the governance of universities. This context gave rise to the following question: What are the thematic approaches and main trends present in the Brazilian scientific literature on academic rankings and university governance? The hypothesis is defended that the expansion of research and the expansion of knowledge production that addresses academic rankings and university governance that have been ongoing in Brazil since the 2010s, expressed in the increase in the number of doctoral theses, dissertations master's degrees and scientific articles that address the subject, are incorporating the theme into research lines of research groups linked to the Stricto sensu postgraduate programs of Brazilian institutions, and legitimizing the theme as a possible object of study of an interdisciplinary nature in training of masters and doctors in Brazil. The general objective of the thesis is to map and analyze the Brazilian scientific literature that addresses academic rankings and university governance. To achieve the proposed objectives, a multimethod research was carried out, which integrated quantitative research techniques of data mapping with qualitative research, of state-of-the-art literature review. Based on the mapping of doctoral theses and master's dissertations defended in Brazil between 2014 and 2022, and scientific articles published in Brazil between 2017 and 2022, which address the subject of academic rankings and their interactions. relations with university governance, it was evidenced that there was an expansion of research on the subject in all regions of Brazil from the mid-2010s, identifying 16 thematic approaches and 38 main trends, many of which proved to be antagonistic and competitive with each other, in terms of the paradigms of consensus and conflict. In addition to confirming the hypothesis and expanding scientific knowledge on the subject, the research results indicate that the field of studies on academic rankings in higher education is under construction in Brazil, and is gradually involving an increasing number of researchers from different areas of knowledge and with multiple theoretical conceptions.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectRankings Acadêmicospt_BR
dc.subjectGovernança universitáriapt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas em educaçãopt_BR
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.subjectAcademic rankingspt_BR
dc.subjectUniversity governancept_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectPublic policies in educationpt_BR
dc.subjectState of artpt_BR
dc.titleRankings acadêmicos e governança universitária: mapeamento e tendências daliteratura científica brasileirapt_BR
dc.title.alternativeAcademic rankings and university governance: mapping and trends in literature Brazilian scientificpt_BR
dc.typeTese de doutoradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes9715997843976204pt_BR
puc.advisorLattes4931639185143968pt_BR
puc.refereeRios, Monica Piccione Gomes
puc.refereeVanz, Samile Andréa de Souza
puc.refereeAzevedo, Mário Luiz Neves de
puc.refereeSilva, Marco Wandercil da
puc.refereeLattes8794565484100151pt_BR
puc.refereeLattes5243732207004083pt_BR
puc.refereeLattes0385443872804624pt_BR
puc.refereeLattes0052949409202192pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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