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dc.contributor.advisorSilva, Marcelo Pereira da
dc.contributor.authorMartins, Gabriela Pimenta
dc.date.accessioned2024-02-15T17:02:49Z
dc.date.available2024-02-15T17:02:49Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17151
dc.description.abstractNossa pesquisa aborda os temas midiatização e consumo, além de explicitar uma visão hipermoderna de práticas meditativas sob a perspectiva da interdisciplinaridade, considerando campos como história das religiões, sociologia, comunicação, análise de discurso e mídia. Exploramos a intersecção entre religiosidade, consumo e mídias sociais digitais, com foco no discurso sobre meditação e práticas budistas, destacando o papel do universo virtual na produção, circulação e disseminação desses temas e conteúdos. Observamos que a sociedade hipermoderna levanta questões sobre espiritualidade, fé e experiências religiosas em contextos laicos, questionando a persistência das crenças religiosas e como elas se adaptam à era da midiatização. A pesquisa também discute a imbricação de religião, mídia e sociedade, levando em conta a secularização e o pluralismo religioso em um contexto no qual cresce o interesse por práticas de meditação bem como a evolução de aspectos místicos para benefícios comprovados cientificamente, e sua onipresença nas redes sociais on-line. Destacamos a influência das mídias, incluindo a plataforma TikTok, na circulação de conteúdo relacionado à meditação, influenciando a forma como os indivíduos interagem com a religiosidade no ecossistema digital, com ênfase no funcionamento do discurso de "Monja Coen", nosso foco estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis research addresses the themes of mediatization and consumption, in addition to explicating a hypermodern view of meditative practices from the perspective of interdisciplinarity, considering fields such as the history of religions, sociology, communication, discourse analysis, and media. We explore the intersection between religiosity, consumption, and digital social media, with a focus on the discourse surrounding meditation and Buddhist practices, highlighting the role of the virtual universe in the production, circulation, and dissemination of these themes and content. We observe that hypermodern society raises questions about spirituality, faith, and religious experiences in secular contexts, questioning the persistence of religious beliefs and how they adapt to the age of mediatization. The research also discusses the interweaving of religion, media, and society, taking into account secularization and religious pluralism in a context where there is a growing interest in meditation practices, as well as the evolution from mystical aspects to scientifically proven benefits, and their omnipresence on online social networks. We highlight the influence of the media, including the TikTok platform, on the circulation of content related to meditation, influencing how individuals interact with religiosity in the digital ecosystem, with an emphasis on the discourse of "Monja Coen," our study focus.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMidiatizaçãopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMeditaçãopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectMonja Coenpt_BR
dc.subjectMediatizationpt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectMeditationpt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.titleMidiatização, consumo e meditação: um estudo discursivo de Monja Coen na plataforma TikTokpt_BR
dc.title.alternativeMediatization, consumption and meditation: a discursive study by Monja Coen on the TikTok platformpt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes4910151922163185pt_BR
puc.advisorLattes2011486771825354pt_BR
puc.refereeBiolchini, Jorge Calmon de Almeida
puc.refereeAndrade, Eliane Righi de
puc.refereeLattes1287998611558420pt_BR
puc.refereeLattes4261757516548164pt_BR
puc.centerEscola de Linguagem e Comunicaçãopt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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