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dc.contributor.advisorBarros, Douglas Ferreira
dc.contributor.authorGesueli, Fábio Gonzaga
dc.date.accessioned2024-04-03T12:47:54Z
dc.date.available2024-04-03T12:47:54Z
dc.date.issued2020-02-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17234
dc.description.abstractO objetivo de nossa dissertação é estudar o movimento que Michel Foucault inicia a partir de 1978, no curso Segurança, território, população, e em 1980, no curso Do governo dos vivos, realizando uma operação genealógica que o leva até os escritos do cristianismo primitivo. O pensador se debruça sobre as práticas estabelecidas no modelo de pastorado cristão e no modelo de vida monástica de caráter cenobítico. Podemos dizer que tal movimento de análise dos textos cristãos dos primeiros séculos de nossa era são motivados pelas seguintes questões: como efetuar, e se possível com máxima eficiência, um governo das condutas dos homens? Como os homens, no Ocidente, foram levados a governarem a si mesmos, mas, também, a serem governados pelos outros? O objetivo de Foucault nesses cursos será analisar as formas de governo estabelecidas pelas formulações do pensamento do cristão primitivo, observando as práticas de condução de condutas aplicadas sobre os homens. É sobre essa problemática que nossa dissertação repousa, a saber, as formas de governo dos homens no modelo do pastorado cristão e da vida monástica. Para isso, trilharemos o seguinte caminho: em 1978, em Segurança, território, população, Foucault nos apresenta uma análise das artes de governar desenvolvidas a partir do século XVI. Ao apresentar tais tecnologias de governo, o filósofo introduz em sua análise o conceito de governamentalidade, operacionalizando uma reflexão em relação as práticas de governo e as formas de condução dos homens. Já em 1980, em Do governo dos vivos, Foucault mantém suas análises no escopo da governamentalidade, mas agora com uma novidade em relação ao curso de 1978, a saber, o governo dos homens pela verdade. Segundo Foucault, o homem ocidental foi levado a produzir uma verdade de si mesmo. Tal verdade e tal dinâmica de produção dessa verdade é elucidada pela ideia de regimes de verdade. Tais regimes são responsáveis pela subjetivação de um sujeito que se configura como sujeito confessante, a partir de práticas que objetivam a produção de um discurso da verdade sobre si mesmo.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of our work is to study the movement initiated in 1978 by Michel Foucault in the course Security, territory, population, and in 1980 in the course The government of the livings, realizing a genealogical operation that brings him to the early Christianity writings. The thinker focus on the established practices in the pastoral power model and the cenobitic monasticism. We can say that such analytical movement of the Christian writings from the first centuries of our era are motivated by the following questions: how to effectively put if possible, with maximum efficiency, a government of conducts of men? How western men were taken into a government of themselves but also to be governed by others? The object of Foucault in these courses will be that of analyzing the government forms established by the formulations of the early Christian thinking, looking at practices of conduct of conducts applied to men. Our dissertation lies on this problematic of the forms of this government of men in the Christian pastoral and monastic model. For such we follow this way: in 1978, in the course Security, territory, population, Foucault present us the arts of government developed since the XVI century. In presenting such new technologies of government Foucault introduces in his analysis the concept of governmentality, operacionalizing a reflection in relation to the practices of government and the ways to conduct men. In 1980, on The government of the livings, Foucault maintains his analysis in the scope of governamentality, but now with a novelty in relation to the course from 1978, the government of men by the truth. According to Foucault the western man was taken to tailor a truth about himself. This truth and such dynamic of truth production are elucidated by the ideas of regimes of truth. Such regimes are responsible for the subjectivation of a subject that becomes a confessional subject in the practices that aims the production of a discourse about the truth of oneself.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFoucaultpt_BR
dc.subjectgovernopt_BR
dc.subjectgovernamentalidadept_BR
dc.subjectpastorado cristãopt_BR
dc.subjectvida monásticapt_BR
dc.subjectchristian pastoratept_BR
dc.subjectmonastic lifept_BR
dc.subjectgovernmentpt_BR
dc.subjectgovernmentalitypt_BR
dc.titleUm cristianismo por Michel Foucault: pastorado cristão e vida monástica a partir de uma leitura das práticas de governopt_BR
dc.title.alternativeA Christianity by Michel Foucault: Christian pastorate and monastic life from a reading of government practicespt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes7217677676665542pt_BR
puc.advisorLattes4396269727605413pt_BR
puc.refereeCandiotto, Cesar
puc.refereeBarsalini, Glauco
puc.refereeLattes6260937850813585pt_BR
puc.refereeLattes3030219210729027pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramCiências da Religiãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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