dc.contributor.advisor | Nogueira, Paulo Augusto de Souza | |
dc.contributor.author | Mora, Georges Homsi | |
dc.date.accessioned | 2024-04-04T19:21:11Z | |
dc.date.available | 2024-04-04T19:21:11Z | |
dc.date.issued | 2024-02-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17237 | |
dc.description.abstract | A literatura apócrifa cristã representa um riquíssimo depósito de tradições
populares que, ao longo dos séculos, cristalizaram-se na narrativa histórica e na
memória coletiva. Esses escritos não devem ser menosprezados como
secundários, ou heréticos, ao contrário, são indispensáveis para uma
compreensão abrangente da diversidade teológica e práticas das primeiras
comunidades cristãs. Por intermédio da crítica literária, o presente estudo visa
explorar a evolução ficcional do personagem João ao longo do longo período.
Nos textos canônicos, ele é apresentado como o discípulo amado, "filho do
trovão", e predileto de Jesus. No segundo século, emerge como um eloquente
orador, exibicionista carismático, conquistador de Éfeso e apóstolo dos gentios,
conhecedor dos segredos divinos que lhe foram confiados durante os momentos
em que repousou sua cabeça sobre o peito do Salvador, imagem que lhe
conferiu ares de imortalidade. Ele é retratado como testemunha das
multifacetadas manifestações de Cristo, capaz de persuadir multidões, derrubar
ídolos e manifestar grandes poderes. Nos séculos V e VI, essas tradições são
recontadas, evidenciando a persistência e a adaptabilidade da devoção popular.
Embora frequentemente rotuladas como falsas ou heréticas, as narrativas
apócrifas mantiveram-se vivas na oralidade e na memória popular, ressurgindo
periodicamente e revigorando as imagens de seus protagonistas e seus feitos.
João, mais imponente, protagoniza o mais extenso texto apócrifo sobre o
apóstolo, emergindo como um homem de ação, relatado nas memórias de seu
discípulo Prócoro, com menos ênfase em palavras e sermões. Este corpus
substancial reafirma a primazia de João como o exilado em Patmos, o vidente
do Apocalipse, o guardião dos mistérios divinos. Mesmo sob o escrutínio e a
resistência da Igreja oriental, a imagem do autor do Apocalipse como receptor
dos mistérios eternos se consolida. Nasce João como uma espécie de guia
místico. A Hagiografia é a coroação da tradição popular. Nas páginas da
Legenda Áurea, observa-se a preservação e fortalecimento dessas tradições.
Ancorando-se no segundo século, mas vislumbrando o medievo, esta pesquisa
demonstra como a oficialidade é compelida a reconhecer narrativas que antes
repudiava. Desse modo, a religião revela-se como um potente sistema
linguístico, capaz de transformar realidades, subverter lógicas hierárquicas e de
poder, e incessantemente criar e recriar mundos. Por fim, o apóstolo João
ascende à condição de ícone tanto da Igreja quanto do povo, sintetizando
atributos acumulados ao longo dos séculos, tornando-se João, o Santo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Christian apocryphal literature represents a rich repository of popular traditions
that have crystallized into historical narrative and collective memory over the
centuries. These writings should not be dismissed as secondary or heretical;
unlike, they are indispensable for a comprehensive understanding of the
theological diversity and practices of the early Christian communities. Through
literary criticism, this study aims to explore the fictional evolution of the character
John over an extensive period. In the canonical texts, he is presented as the
beloved disciple, "son of thunder," and Jesus's favorite. In the second century, he
emerges as an eloquent orator, a charismatic showman, the conqueror of
Ephesus, and the apostle to the gentiles, a knower of divine secrets entrusted to
him during moments he rested his head on the Savior's chest, an image that
conferred upon him an air of immortality. He is depicted as a witness to Christ's
multifaceted manifestations, capable of persuading crowds, toppling idols, and
manifesting great powers. In the fifth and sixth centuries, these traditions are
retold, highlighting the persistence and adaptability of popular devotion. Although
often labeled as false or heretical, the apocryphal narratives have remained alive
in oral tradition and popular memory, periodically resurfacing and invigorating the
images of their protagonists and their deeds. John, more imposing, stars in the
most extensive apocryphal text about the apostle, emerging as a man of action
in the memories of his disciple Prochorus, with less emphasis on words and
sermons. This substantial corpus reaffirms John's primacy as the exile in Patmos,
the seer of the Apocalypse, the guardian of divine mysteries. Even under scrutiny
and resistance from the Eastern Church, the image of the Apocalypse's author
as the recipient of eternal mysteries consolidates. John is born as a sort of
mystical guide. Hagiography is the crowning of popular tradition. In the pages of
the Golden Legend, the preservation and strengthening of these traditions are
observed. Anchored in the second century but envisioning the medieval, this
research demonstrates how the ecclesiastical establishment is compelled to
recognize narratives it previously repudiated. Thus, religion reveals itself as a
powerful linguistic system, capable of transforming realities, subverting
hierarchical and power logics, and ceaselessly creating and recreating worlds.
Finally, the apostle John ascends to the status of an icon of both the Church and
the people, synthesizing attributes accumulated over the centuries, becoming
John, the Saint. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Apocrificidade | pt_BR |
dc.subject | cristianismo primitivo | pt_BR |
dc.subject | apostolo João | pt_BR |
dc.subject | Hagiografia | pt_BR |
dc.subject | Apocryphality | pt_BR |
dc.subject | early Christianity | pt_BR |
dc.subject | Apostle John | pt_BR |
dc.subject | Hagiography | pt_BR |
dc.title | De discípulo amado a guia místico: João, o Santo | pt_BR |
dc.title.alternative | From beloved disciple to mystical guide: John the Saint | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9775965327620242 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3200067308515123 | pt_BR |
puc.referee | Adriano Filho, José | |
puc.referee | Mariani, Ceci Maria Costa Baptista | |
puc.refereeLattes | 4072349375688174 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 1239116985139813 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Ciências da Religião | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |