Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.contributor.authorCampos, Sarah Celi Ferreira
dc.date.accessioned2024-04-15T12:39:58Z
dc.date.available2024-04-15T12:39:58Z
dc.date.issued2024-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17250
dc.description.abstractNo contexto da Educação Infantil, o registro das experiências que narram a trajetória de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança desempenha um papel fundamental. Esses registros permitem não apenas que futuros educadores e familiares tenham conhecimento das particularidades individuais de cada criança, mas também possibilitam o acompanhamento das experiências vivenciadas e dos progressos alcançados ao longo do tempo. Ao considerar a participação ativa das famílias e as vozes das crianças, os registros se convertem em instrumentos potencializadores na formulação de propostas pedagógicas mais precisas. Além disso, possibilitam que o processo de mediação do professor atue diretamente sobre as habilidades já adquiridas pela criança, bem como aquelas em processo de consolidação. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural e nas contribuições de diversos autores, obras e pesquisas, este estudo tem como objetivo principal analisar concepções de professoras de Educação Infantil e de primeiro ano do Ensino Fundamental sobre registros das experiências escolares das crianças ao término da pré-escola. Os objetivos específicos são (i) discutir os desafios e as possibilidades enfrentados pelas educadoras no que tange à construção, compartilhamento, acesso e utilização desses registros e (ii) o papel das tecnologias em sua assistência. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como metodologia o uso de questionários, entrevistas e análise documental. A pesquisa de campo contou com a participação de seis professoras, sendo três da Educação Infantil e três do Ensino Fundamental. As participantes contribuíram para enriquecer nossa compreensão dos desafios associados à produção de registros, particularmente os relatórios descritivos, e como esses documentos podem contribuir na transição para o Ensino Fundamental e a continuidade do processo educativo. Esta investigação insere-se na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, contribuindo para os estudos em torno da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, fomentando as reflexões sobre o papel dos registros nesse processo. Os resultados da análise do material empírico revelam que as professoras produzem relatórios padronizados, registrando predominantemente em formato textual. Apesar de registrarem brincadeiras e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, encontramos lacunas relacionadas à produção dos registros, que dificultam a identificação das singularidades de cada criança, bem como sobre o papel das mediações pedagógicas no desenvolvimento dos alunos. Deste modo, consideramos a urgência na formação de professores para compreensão da função dos relatórios e como eles podem se tornar mais detalhados e férteis com o uso das tecnologias, servindo como ferramenta potencializadora para trabalhar as necessidades de cada criança, visando seu desenvolvimento integral. O diálogo com outras pesquisas do grupo sobre a transição, sobre a produção de relatórios e sobre o papel da formação inicial e continuada torna seus resultados mais robustos.pt_BR
dc.description.abstractIn the context of Early Childhood Education, documenting experiences that narrate the learning journey and development of each child plays a fundamental role. These records not only allow future educators and families to understand the individual peculiarities of each child but also enable the tracking of experiences and progress achieved over time. By considering the active participation of families and the voices of children, these records become empowering tools in formulating more precise pedagogical proposals. Additionally, they enable the teacher's mediation process to directly impact the skills already acquired by the child, as well as those in the process of consolidation. Grounded in Cultural-Historical Theory and the contributions of various authors, works, and research, this study aims to analyze conceptions of Early Childhood and first-year Elementary School teachers regarding records of children's school experiences at the end of preschool. The specific objectives are (i) to discuss the challenges and possibilities faced by educators regarding the construction, sharing, access, and utilization of these records, and (ii) the role of technologies in their assistance. The research is qualitative in nature, utilizing questionnaires, interviews, and document analysis as methodologies. The field research involved the participation of six teachers, three from Early Childhood Education and three from Elementary School. The participants contributed to enriching our understanding of the challenges associated with the production of records, particularly descriptive reports, and how these documents can contribute to the transition to Elementary School and the continuity of the educational process. This investigation falls within the Research Line of Teacher Training and Pedagogical Practices, within the scope of the studies of the Teacher Training and Work Research Group, contributing to studies on the transition from Early Childhood to Elementary School, fostering reflections on the role of records in this process. The results of the analysis of the empirical material reveal that teachers produce standardized reports, predominantly in textual format. Despite documenting games and activities developed throughout the school year, we found gaps related to record production, which hinder the identification of each child's singularities, as well as the role of pedagogical mediations in student development. Thus, we consider the urgency in teacher training to understand the function of reports and how they can become more detailed and fertile with the use of technologies, serving as an empowering tool to address the needs of each child, aiming at their integral development. Dialogue with other research within the group on transition, report production, and the role of initial and continuing education makes its results more robust.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectRegistros das Experiências Escolarespt_BR
dc.subjectRelatóriopt_BR
dc.subjectTransição Educação Infantil e Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectRecords of School Experiencespt_BR
dc.subjectReportpt_BR
dc.subjectTransition from Early Childhood Education to Elementary Schoolpt_BR
dc.titleA construção de registros das experiências escolares: desafios e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeBuilding records of school experiences: challenges and possibilitiespt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes1196659303960936pt_BR
puc.advisorLattes5277455644761315pt_BR
puc.refereeTassoni, Elvira Cristina Martins
puc.refereeSilva, Silvia Maria Cintra da
puc.refereeLattes7025380679558216pt_BR
puc.refereeLattes4380499178712456pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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