dc.contributor.advisor | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
dc.contributor.author | Nalin, André Luís | |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T12:57:24Z | |
dc.date.available | 2024-04-15T12:57:24Z | |
dc.date.issued | 2023-02-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17252 | |
dc.description.abstract | Observa-se que o termo “competência” tem ganhado centralidade para nortear os
critérios nas orientações curriculares em alguns países europeus e latino-americanos.
A justificativa usada para tal direcionamento é a necessidade de adequar a educação
às demandas do mundo contemporâneo, principalmente às constantes mudanças no
conhecimento produzido pelas comunidades de especialistas. Na BNCC (Base
Nacional Comum Curricular) o conceito de competência é entendido como a
capacidade de mobilizar conhecimentos distintos e de agir visando a resolução de
problemas, de complexidade variada, relacionados à vida cotidiana. O mesmo
conceito, de acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico), envolve a habilidade de satisfazer com êxito as
demandas de um contexto ou situação, mobilizando os recursos psicológicos
necessários (de caráter cognitivo e metacognitivo). Nesse contexto, defende-se a
adoção de orientações curriculares que visem o desenvolvimento de competências,
pois entende-se que elas seriam capazes de promover o encontro entre escola e
trabalho. Consequentemente, testemunha-se a organização e a legitimação da
passagem de um ensino centrado em saberes disciplinares para um ensino definido
pela produção de competências verificáveis em situações concretas e específicas
(situações-problema), arranjadas em currículos interdisciplinares. No plano
profissional, por sua vez, também é possível constatar o deslocamento do conceito de
qualificação em direção à noção de competência, definidas em relação aos processos
de trabalho que os sujeitos deverão ser capazes de compreender e dominar. Com
base no que fora dito até aqui, nasce essa pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo,
que tenciona analisar as possíveis relações entre o desenvolvimento de competências
e apropriação de conhecimentos escolares, por meio do entendimento de como eles
se relacionam no trabalho escolar. Em busca de entender tal articulação, realizamos
uma pesquisa bibliográfica abrangendo três plataformas: Portal de Periódicos da
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) via acesso
CAFe (Comunidade Acadêmica Federada), Educ@ (Fundação Carlos Chagas) e
SciELO (Scientific Electronic Library Online). Os descritores utilizados foram
“Conhecimento escolar” e “Competências”. Desta forma, a partir da leitura do material
bibliográfico obtido, pretendemos avaliar as possíveis relações entre o
desenvolvimento de competências e a apropriação de conhecimentos escolares.
Faremos isso por meio do diálogo com interlocutores de referência na área de
educação, os quais tratam da relação entre finalidade da educação, conhecimento
escolar e elaboração de currículos. Dentre esses interlocutores, os principais são
Bernard Charlot, Jacques Delors, José Carlos Libâneo, José Mário Pires Azanha,
Michael F. D. Young, Philippe Perrenoud, Stephen J. Ball. Buscamos elucidar o
problema: como o desenvolvimento de competências e de conhecimento se articulam
no campo educacional? Desse modo, o objetivo é o de analisar as possíveis relações
entre o desenvolvimento de competências e a apropriação de conhecimentos
escolares. Também pretendemos colaborar para as reflexões no campo da formação
de professores, oferecendo subsídios para uma implementação crítica das diretrizes
estabelecidas nos documentos oficiais, tanto no âmbito dos currículos como no da
avaliação. | pt_BR |
dc.description.abstract | It has been observed that the term "competence" has gained centrality to guide the
criteria in curriculum standards in some European and Latin American countries. The
justification used for such focus is the need to adapt education to the demands of the
contemporary world, especially the constant changes in knowledge produced by expert
communities. In the BNCC (Common National Curricular Base) the concept of
competence is understood as the ability to mobilize distinct knowledge and act on it to
solve problems of varying complexity related to everyday life. The same concept,
according to the OECD (Organization for Economic Cooperation and Development),
involves the ability to meet complex demands, by drawing on and mobilizing
psychosocial resources (including skills and attitudes) in a particular situation. In this
context, it is advocated the adoption of curricular guidelines aimed at the development
of competencies, because it is understood that they would be able to promote the
encounter between school and work. Consequently, we witness the organization and
legitimization of the shift from teaching centered on disciplinary knowledge to teaching
defined by the production of verifiable skills in concrete and specific situations (problem
situations), arranged in interdisciplinary curricula. At the professional level, in turn, we
can also see the displacement of the concept of qualification towards the notion of
competence, defined in relation to the work processes that individuals should be able
to understand and master. Based on what has been said so far, this bibliographic
research of qualitative nature was conceived aiming to analyze the possible relations
between the development of competencies and the appropriation of school knowledge,
through the understanding of how they relate in the school work. In order to understand
this articulation, we carried out a bibliographic research covering three platforms:
Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior) via CAFe (Comunidade Acadêmica Federada) access, Educ@
(Fundação Carlos Chagas) and SciELO (Scientific Electronic Library Online). The
descriptors used were "School Knowledge" and "Competencies". Thus, from the
reading of the bibliographic material obtained, we intend to evaluate the possible
relations between the development of competencies and the appropriation of school
knowledge. We will do this through dialogue with reference interlocutors in the field of
education, who deal with the relationship between the purpose of education, school
knowledge and curriculum development. Among these interlocutors, the main ones are
Bernard Charlot, Jacques Delors, José Carlos Libâneo, José Mário Pires Azanha,
Michael F. D. Young, Philippe Perrenoud, Stephen J. Ball. We seek to elucidate the
problem: how do the development of competencies and knowledge articulate in the
educational field? Hence, the objective is to analyze the possible relations between the
development of competencies and the appropriation of school knowledge. We also
intend to contribute to the reflections in the field of teacher education, offering subsidies
for a critical implementation of the guidelines established in official documents, both in
the scope of curricula and assessment. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | Conhecimento escolar e o desenvolvimento de competências | pt_BR |
dc.title.alternative | School knowledge and skills development | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0657663156081532 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.referee | Tortella, Jussara Cristina Barboza | |
puc.referee | Oliveira, Romualdo Luiz Portela de | |
puc.refereeLattes | 7126514256674237 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7235020200200379 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |