dc.contributor.advisor | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
dc.contributor.author | Dal'Ava, Luciana Rodrigues Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T13:53:18Z | |
dc.date.available | 2024-04-19T13:53:18Z | |
dc.date.issued | 2024-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17264 | |
dc.description.abstract | A investigação faz parte da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas
Pedagógica, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho
Docente e insere-se na perspectiva social cognitiva, com ênfase na aprendizagem
autorregulada em crianças pequenas. Nessa teoria, os estudos indicam que o uso de
estratégias de aprendizagem desde a Educação Infantil (etapa da educação básica
que atende crianças de zero a cinco anos) facilitam o conhecimento condicional de
como e onde aplicar as estratégias aprendidas. A estratégia de pedir ajuda pode ser
uma alternativa importante para que a criança resolva algum problema e continue
envolvida e motivada na atividade. Diante desse cenário, o problema de pesquisa que
apresentamos consiste em compreender como a estratégia de pedir ajuda é percebida
pelas crianças de cinco e seis anos. Tivemos por objetivo analisar o que crianças
dessa faixa etária pensam a respeito da estratégia de pedir ajuda em uma escola
pública de Educação Infantil. Tratou-se de um estudo de caso que envolveu 55
crianças e cinco professores de um Centro de Educação Infantil público da cidade de
Campinas (São Paulo), em cinco turmas multietárias. Os professores participaram de
uma formação inicial composta por três etapas de 100 minutos para que pudessem
conhecer mais sobre o conceito de autorregulação da aprendizagem e prepararem
momentos de contação de história com foco na estratégia de pedir ajuda. A produção
do material empírico envolveu os procedimentos: a) encontros formativos com as
professoras com a intenção de aproximá-las do conceito de autorregulação da
aprendizagem e da estratégia de pedir ajuda; b) entrevistas semiestruturadas com as
crianças com questões que tenham como foco a estratégia de pedir ajuda; c)
acompanhamento dos momentos de contação de histórias. A análise do material
empírico demonstrou que as crianças não percebem a estratégia de pedir ajuda como
uma estratégia para aprendizagem, mas mostrou a importância da formação de
professores para a promoção de competências autorregulatórias e as histórias infantis
como possíveis disparadoras do tema em sala de aula para incentivar os primeiros
passos das crianças voltados para a metacognição. Como resultado, entendemos que
este estudo tem potencial para contribuir com mais discussões na área da
autorregulação da aprendizagem com as crianças pequenas, em especial na
população brasileira, percebendo a estratégia de pedir ajuda como uma estratégia de
aprendizagem relevante e possível de ser trabalhada em contextos escolares.
Consideramos, ainda, a especial importância da formação de professores como
propulsor de mudanças dentro da escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research is part of the Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas
Pedagógicas, within the scope of the Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho
Docente and is part of the social cognitive perspective, with an emphasis on self regulated learning in young children. In this theory, studies indicate that the use of
learning strategies from Early Childhood Education (the stage of basic education that
caters for children aged zero to five) facilitates conditional knowledge of how and where
to apply the strategies learned. The strategy of asking for help can be an important
alternative for children to solve a problem and remain involved and motivated in the
activity. Given this scenario, our research problem is how is the strategy of asking for
help perceived by children aged five and six. Our aim was to analyze what children in
this age group think about the strategy of asking for help in a public nursery school.
This was a case study involving 55 children and five teachers from a public Early
Childhood Education Center in the city of Campinas (São Paulo), in five multi-age
classes. The teachers took part in initial training consisting of three 100-minute stages
so that they could learn more about the concept of self-regulation of learning and
prepare storytelling moments focusing on the strategy of asking for help. The
production of the empirical material involved the following procedures: a) formative
meetings with teachers to bringing them the concept of sel-regulation learning and hel seeking strategy; b) semi-structured interviews with children with questions focusing
on help-seeking strategy; c) monitoring the storytelling moments with children.The
analysis of the empirical material showed that the children do not perceive the strategy
of asking for help as a strategy for learning, but it showed the importance of teacher
training to promote self-regulatory skills and children's stories as possible triggers for
the theme in the classroom to encourage the children's first steps towards
metacognition. As a result, we hope that the study can contribute to further discussions
in the area of self-regulation learning with young children, especially in the Brazilian
population, perceiving the help seeking strategy as a possible to be worked on in
school contexts. Indeed, we also consider the special importance of teacher training
to promote changes in the school. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Autorregulação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estratégia de pedir ajuda | pt_BR |
dc.subject | Preschool and kindergarten children | pt_BR |
dc.subject | Teaching process | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.subject | Self-regulation learning | pt_BR |
dc.subject | Help seeking strategy | pt_BR |
dc.title | Pedir ajuda: uma estratégia de aprendizagem pelo olhar de crianças de cinco e seis anos | pt_BR |
dc.title.alternative | Asking for help: a learning strategy through the eyes of five and six year old children | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0038786269792544 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.referee | Rios, Monica Piccione Gomes | |
puc.referee | Tortella, Jussara Cristina Barboza | |
puc.refereeLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7126514256674237 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |