Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por título
Itens para a visualização no momento 174-193 de 708
-
Concepções de filosofia em cursos de pedagogia: análise de projetos pedagógicos
(PUC-Campinas, 2017-02-17)A pesquisa investigou concepções de Filosofia em cursos de Pedagogia no Brasil, a partir de Projetos Políticos Pedagógicos de quinze universidades brasileiras, três de cada região do país, uma particular, uma federal e uma ... -
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2011-02-18)O presente estudo aborda o aprendizado da linguagem escrita, tendo como objeto as concepções de professores do 1º ano do Ensino Fundamental sobre linguagem escrita. A problemática investigada se centrou em conhecer o que ... -
Concepções sobre alfabetização: um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia de Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-10)Em março de 2020 o Brasil foi assolado pelo SARS Cov-2, popularmente denominado Coronavírus, causando a Covid-19. Em virtude deste acontecimento, diversas medidas precisaram ser tomadas, incluindo o isolamento social. ... -
Condições de trabalho docente e judicialização de vagas em creches
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-23)A Constituição Federal do Brasil de 1988 prevê em seu texto legal o direito à educação. Entendemos que o referido princípio legal deve ser respeitado, no entanto, a realidade demonstra que este direito é violado em ... -
Configuração do perfil e demandas dos usuários do serviço de assistência judiciária da PUC-campinas: contribuição para a ação do serviço social
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-11)Este trabalho teve por objetivo configurar o perfil dos usuários da Assistência Judiciária oferecida pela PUC-Campinas, explicitando as demandas que levam essa população a buscar esse serviço intermediado pelo Serviço ... -
Configuração epistemológica da Ciência da Informação no Brasil em uma perspectiva Pós-Moderna
(PUC-Campinas, 2004-02-20)A ciência na pós-modernidade reflete as revoluções científicas ocorridas no final do século XIX e início do século XX. As rupturas e crises paradigmáticas proporcionaram o debate em torno de uma nova ciência, na qual o ... -
Conhecimento escolar e o desenvolvimento de competências
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-27)Observa-se que o termo “competência” tem ganhado centralidade para nortear os critérios nas orientações curriculares em alguns países europeus e latino-americanos. A justificativa usada para tal direcionamento é a ... -
Conhecimento, trabalho e redes de informação na sociedade capitalista
(PUC-Campinas, 2006-05-26)Análise da relação entre capital e conhecimento no sistema capitalista, buscando sua origem histórica e a forma como ela tem se desenvolvido ao longo do tempo, para entender como esta relação afeta a vida dos trabalhadores ... -
Construção da docência: trajetórias de professores de ginástica no ensino superior
(PUC-Campinas, 2010-12-16)Esta pesquisa tratou da trajetória de formação de docentes que ministram disciplinas de ginástica na Educação Física no Ensino Superior. O problema que norteou o estudo foi: a formação acadêmica e profissional de docentes ... -
A construção de registros das experiências escolares: desafios e possibilidades
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-27)No contexto da Educação Infantil, o registro das experiências que narram a trajetória de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança desempenha um papel fundamental. Esses registros permitem não apenas que futuros ... -
A construção discursiva dos conceitos de magia, feitiçaria e curandeirismo: uma análise a partir da imprensa ultramontana publicada no Brasil durante a segunda metade do século XIX
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-28)No Brasil, a segunda metade do século XIX configura um momento crucial no processo de secularização. Dentre as transformações e mudanças que se revelam importantes para o tema abordado por esta dissertação, temos o ... -
A construção identitária e a função social das instituições comunitárias de educação superior (ICES) no Brasil, 2013-2022
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-20)Esta pesquisa, em nível de doutoramento, investigou as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) do Brasil. As ICES são baseadas em uma estruturação jurídica e administrativa de governança corporativa e ... -
Construção identitária e políticas públicas: ancestralidade africana, açúcar e nutrição pela narrativa autobiográfica de uma educadora
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma narrativa autobiográfica de uma educadora, abordando o ensino da cultura afro-brasileira e africana a partir de uma perspectiva interdisciplinar e o tema transversal da educação ... -
Construção, uso e disseminação da informação em grupos de pesquisa por meio de ambientes virtuais de colaboração
(PUC-Campinas, 2006-10-05)Os computadores e a Internet nas universidades e organismos de pesquisa têm se mostrado um elemento com potencial para a dinamização da construção, uso e disseminação da informação para o trabalho colaborativo dos grupos ... -
Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)
(PUC-Campinas, 2019-12-12)A presente dissertação se insere no campo de estudos sobre eficácia escolar, o mesmo que, segundo a literatura, reúne estudos preocupados em compreender os fenômenos que ocorrem em escolas que promovem de forma duradoura ... -
Construindo uma escola eficaz: boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade social
(PUC-Campinas, 2015-02-26)O projeto de pesquisa foi desenvolvido no curso de pós-graduação scricto sensu, mestrado em educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Está enquadrado no campo das ciências sociais, especificamente na área ... -
Contaminação nos hospitais pela covid-19 é acidente de trabalho?
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-06-23)O presente trabalho visa à análise da contaminação dos hospitais pela pandemia mundial de Covid-19 sob a égide do direito do trabalho dentro da relação jurídica laboral de médicos e enfermeiros contaminados pela doença ... -
Contrato de franquia no direito brasileiro: origem, aspectos gerais e importância do instituto
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-06-22)O objetivo deste trabalho é analisar os aspectos gerais dos contratos, especificamente o de franquia no direito brasileiro, visando exacerbar os temas relativos a esse conceito de contrato, bem como sua relevância e ... -
Contribuição da ciência da informação para criação de um plano de segurança da informação
(PUC-Campinas, 2007-02-27)As organizações lidam diariamente com informações que têm assumido valores distintos no mundo dos negócios. As informações consideradas estratégicas e de apoio às tomadas de decisão necessitam de gerenciamento e garantia ... -
Contribuição da tríade ciência da informação, sistemas de informação e tecnologia da informação e comunicação nas estratégias competitivas organizacionais: o setor moveleiro de Votuporanga
(PUC-Campinas, 2006-10-09)A importância da tríade Ciência da Informação, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação e Comunicação na definição de estratégias competitivas empresariais é fato no moderno ambiente econômico global. Esse conjunto, ...