Browsing Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais by Title
Now showing items 264-283 of 708
-
Emancipação feminina sob autoridade masculina: aspectos religiosos e sociais das mulheres assembleianas no Brasil
(PUC-Campinas, 2018-12-14)A presente pesquisa tem por objetivo investigar os aspectos que definem o “lugar” da mulher no contexto religioso brasileiro das Assembleias de Deus. Para isso, foi necessário trabalhar com fenômenos que são de suma ... -
A emergência Covid-19 e os docentes da educação superior: a professoralidade em questão
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)O conceito de professoralidade docente se debruça sobre a constituição do sujeito-professor. Movimentos de particularização e individuação da docência se entrelaçam ao longo da vida profissional do docente, em uma ... -
ENADE: para quê e para quem? as finalidades do exame no entendimento de docentes e gestores de pedagogia de uma IES de Campinas (SP)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)Esta dissertação possui Políticas Públicas como temática e como tema o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem como objetivo garantir o ... -
Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
(PUC-Campinas, 2004-06-28)Este trabalho nasceu da inquietação acerca da formação do enfermeiro para o trabalho educativo. Objetivou verificar os valores atribuídos pelos Enfermeiros à função de educador e docente do profissional de enfermagem. A ... -
Enfrentamento do racismo estrutural: ações do serviço social, no CREAS – Município de Indaiatuba
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-15)A presente pesquisa, de natureza quali-quantitativa, fundamenta-se na análise do enfrentamento do racismo estrutural, através das atribuições e articulações do Serviço Social na luta antirracista no Centro de Referência ... -
Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação
(PUC-Campinas, 2008-02-22)O momento histórico atual tem se caracterizado pela forte busca de novos modelos que possam dar conta das recentes demandas humanas e sociais, cada vez mais complexas que emergem em nossa sociedade marcada por constantes ... -
Ensino de biologia: ciência e experiência como formas de qualificação da formação continuada em Quirinópolis – GO
(PUC-Campinas, 2019-12-19)A tese tem como objeto a formação continuada de professores de biologia. O problema da tese foi assim formulado: há contribuições da formação continuada para o ensino da Biologia, com fundamento nos conceitos de ciência ... -
Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
(PUC-Campinas, 2005-02-11)O objetivo do presente estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e formação de professores, é investigar a prática pedagógica dos professores. Os sujeitos deste estudo são os professores do Curso de ... -
Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
(PUC-Campinas, 2012-02-02)Nosso objetivo com esta pesquisa de caráter bibliográfico foi o de buscar artigos relacionados aos estudos que focam o Ensino Superior nos exemplares da Revista Brasileira de Educação da ANPEd, na 1ª década do século XXI. ... -
Entre cartas, fóruns e brincadeiras: vivências de crianças na travessia da educação infantil para o ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2020-02-27)Este estudo aborda o processo de transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF), tendo como problema de pesquisa como a criança se relaciona afetivamente frente a uma dada situação social que tem potência ... -
Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância
(PUC-Campinas, 2015-12-04)Esta pesquisa investigou a utilização das histórias infantis no trabalho com a matemática, uma disciplina que provoca tantos desafios aos nossos alunos. Investigamos como os contos de fadas, utilizados nas salas de 1º ano ... -
Erziehung e Bildung em Hegel: a lei 11.684 em debate a partir de concepções de docentes e discentes do ensino médio em escolas da rede estadual do município de Campinas-SP
(PUC-Campinas, 2017-12-20)Esta pesquisa analisou concepções de docentes e discentes sobre o ensino da filosofia na perspectiva hegeliana, bem como refletiu sobre a Erziehung e a Bildung, isto é, Educação e Formação em Georg Friedrich Hegel. O ensino ... -
Escola de tempo integral: redimensionar o tempo ou a educação?
(PUC-Campinas, 2009-03-20)O presente estudo teve como foco verificar a concepção de educação integral que possuem os professores que trabalham em duas escolas da rede pública estadual de ensino no interior de São Paulo, com base na concepção de ... -
Escola e experiência do pluralismo na Pedagogia Waldorf: uma cultura escolar para pluralidade
(PUC-Campinas, 2021-02-08)O debate sobre as interações entre expressões de espiritualidade e o espaço público abrange hoje um amplo círculo de instituições da sociedade civil. Este é colocado como pauta e suscita o diálogo em diversos âmbitos. Temas ... -
Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weor
(PUC-Campinas, 2015-12-02)O presente trabalho tem o propósito de analisar a obra do esoterista colombiano Samael Aun Weor à luz do conceito de secularização do esoterismo do historiador Wouter Hanegraaff, que integra um importante debate, no campo ... -
Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
(PUC-Campinas, 2007-02-12)O presente texto, inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem como objetivo principal reconhecer o papel do curso de Pedagogia no Brasil, que profissional forma e qual a sua ... -
A Espiritualidade Inaciana como fenômeno de valorização da subjetividade e interioridade humana
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-14)A presente pesquisa toma como objeto de investigação a espiritualidade proposta por Santo Inácio de Loyola, que viveu no século XVI, em pleno período conhecido como Renascimento, marcado por profundas transformações. ... -
O esporte como ferramenta para a promoção da autorregulação da aprendizagem de habilidades profissionais em pessoas com deficiência intelectual
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-21)O presente estudo, pautado na teoria sociocognitiva (TSC), parte da hipótese de que experiências lúdicas pautadas na prática de jogos e esportes oportunizadas às pessoas com deficiência intelectual (DI) podem promover ... -
Esporte e cidadania: uma relação apenas anunciada na formação docente
(PUC-Campinas, 2004-11-29)O presente trabalho aborda questões que relacionam o esporte à cidadania, bem como a formação acadêmica dos professores de Educação Física das escolas estaduais e particulares de São João da Boa Vista SP. O trabalho está ... -
A estabilização da tutela de urgência aplicada às ações de alimentos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-07-19)O presente trabalho tem por finalidade demonstrar e criticar a aplicação da estabilização da tutela de urgência antecipada antecedente às ações que têm por escopo a fixação de alimentos provisórios. Faz-se ao longo do ...