Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por título
Itens para a visualização no momento 286-305 de 708
-
Estudo da qualidade da acessibilidade da informação judicial pela internet no Brasil: o indicador do CEJA
(PUC-Campinas, 2007-03-06)Estudo que discorre sobre o contexto, história, objeto da Ciência da Informação e a influência da internet e hipertexto como precondição de acesso e recuperação de informação judicial e cidadania. A pesquisa adentra na ... -
Estudo de métodos e técnicas em ciência da informação aplicáveis à educação a distância
(PUC-Campinas, 2008-08-08)O novo desafio para a educacao em geral, e, em especifico para a Educacao a Distancia, e permitir a emancipacao dos individuos na sociedade, de modo a conferir-lhes a capacidade de buscar as informacoes de que necessitam ... -
Estudo de uma ferramenta online para o ensino de inglês: subsídios para uma política pública
(PUC-Campinas, 2017-02-24)Por meio de um levantamento bibliográfico junto ao Banco de Teses e dissertações (BTD), as diversas políticas públicas que tratam do ensino de língua estrangeira, em especial o inglês, não contemplam a utilização de ... -
Estudo do tratamento informacional de imagens artísticopictóricas: cenário paulista - análises e propostas
(PUC-Campinas, 2007-12-12)As atividades que compreendem o tratamento informacional são amplamente estudadas e aplicadas pela Ciência da Informação no que diz respeito aos documentos impressos, convencionalmente encontrados em bibliotecas e centros ... -
Estudo sobre a percepção dos entregadores por aplicativo acerca da subordinação algorítmica na contratação e distribuição de trabalhos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-13)No contexto da economia neoliberal e do compartilhamento, surge o fenômeno da economia de plataforma, que envolve a transformação do controle gerenciado do trabalho para o controle por meio de regras rígidas da atividade, ... -
Estudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê?
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-06-15)Essa pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Parte, portanto, da tese da constituição social dos sujeitos, concretizada pelas/nas práticas educacionais/pedagógicas das quais participam e formula, ... -
Estudos sobre metodologias tradicional e ativas no ensino superior? conceitos, problematizações e desafios
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-16)Este trabalho teve como objetivo analisar a metodologia tradicional da Aula Expositiva e as metodologias ativas, Sala de Aula Invertida e PBL, visando identificar limites e potências em relação ao uso das metodologias ... -
O evangelho do reino nas mídias digitais: uma análise do "dunamis movement" e seus influenciadores
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-23)O Dunamis Movement é uma organização paraeclesiástica evangélica que atua em diversas frentes, conquistando seguidores e admiradores e espalhando, por meio das mídias, sua mensagem, sua forma de compreender o cristianismo ... -
Evangelicalismo Latino-americano: uma perspectiva histórica
(PUC-Campinas, 2016-12-16)A presente pesquisa lida com a problemática da formação da identidade evangelical latino-americana a partir de seus contingentes históricos na segunda metade do século XX. Primeiro, expõe as dificuldades relativas ao tema, ... -
Evasão e avaliação institucional: uma discussão bibliográfica
(PUC-Campinas, 2010-02-24)A evasão é um dos problemas educacionais que mais atingem as Instituições de Ensino Superior, sejam públicas ou particulares, principalmente em períodos de crise econômica, gerando graves consequências sociais, acadêmicas ... -
Evolução do pensamento criminológico
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-03)O presente trabalho busca analisar a evolução do pensamento criminológico, de modo a esclarecer a aplicação seletiva do Direito Penal diante dos grupos contra cultural, etiquetados equivocadamente pelas agências formais e ... -
A evolução dos conceitos de proteção de dados pessoais e privacidade na Jurisprudência Tribunal de Justiça da União Europeia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-13)Este trabalho pretende analisar a relação, ou falta dela, entre os direitos à privacidade e a proteção dos dados pessoais, enquanto direitos fundamentais no ordenamento jurídico da União Europeia, em consonância com os ... -
Exame Nacional de Cursos: um balanço da produção científica brasileira, com foco nos impactos nas IES e suas estratégias de aprimoramento institucional (1999-2010)
(PUC-Campinas, 2013-12-11)Em 1996, foi implantado pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), o Exame Nacional de Cursos (ENC), um instrumento de avaliação em larga escala que vigorou até 2003, quando foi substituído pelo Exame Nacional ... -
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: impactos nas IES e estratégias de aprimoramento institucional: um estudo a partir da produção científica brasileira (2004-2010)
(PUC-Campinas, 2013-02-25)A presente pesquisa se insere no campo da Avaliação Educacional, especificamente nos estudos sobre avaliação em larga escala, com foco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Partindo do consenso no âmbito ... -
Expectativas de jovens de camadas sociais distintas do município de Limeira-SP em relação ao ensino superior.
(PUC-Campinas, 2019-12-12)O último ano do Ensino Médio recebe especial atenção, por se tratar de um período em que os estudantes se deparam com a complexa tarefa de estabelecer suas disposições quanto ao futuro que projetam para si em relação aos ... -
Experiência e repetição: o sofrimento e a religião em Søren Kierkegaard
(PUC-Campinas, 2020-01-22)Esta dissertação tem como principal objetivo analisar o conceito de repetição nas obras de Kierkegaard, assim como argumentar que a experiência da repetição surge como prospecção de sentido em sua perspectiva ... -
Experiência fática da vida e fenomenologia da religião segundo Martin Heidegger
(PUC-Campinas, 2016-02-01)A obra de Martin Heidegger Phänomenologie des religiösen Lebens, publicado no volume 60 das obras completas (Gesamtausgabe) heideggerianas, em 1995, traduzida no Brasil pelo orientador desta dissertação e publicado pela ... -
Experiência religiosa enquanto experiência hermenêutica: reflexões a partir da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer
(PUC-Campinas, 2019-12-19)A dissertação tem como objetivo refletir sobre o conceito de experiência religiosa, partindo do pensamento de Hans-Georg Gadamer (1900-2002) e da discussão que sua hermenêutica filosófica propõe sobre os conceitos de ... -
Experiências formativas na licenciatura em matemática: perspectivas e contribuições
(PUC-Campinas, 2019-09-11)Esta investigação, com foco na formação do professor de matemática, orienta-se pela questão: Como alunos da graduação em matemática relacionam o seu percurso formativo, nas diferentes experiências durante o curso, com a ... -
Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP
(PUC-Campinas, 2017-06-20)Esta dissertação de mestrado trata do ensino de Filosofia, que a partir da Lei 11.684, de 2008, determinou sua obrigatoriedade no Ensino Médio em todo o território nacional. Em que pese o fato de que a pesquisa diga respeito ...