Browsing Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais by Title
Now showing items 326-345 of 708
-
Formação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiro
(PUC-Campinas, 2009-06-15)Esta pesquisa teve como objetivo investigar as diferentes abordagens acerca da formação dos bibliotecários-médicos, a fim de observar suas características e propostas, e identificar as competências informacionais que seriam ... -
Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
(PUC-Campinas, 2014-06-30)Esta pesquisa aborda a formação inicial de professores, entendida como aquela realizada em nível superior, no curso de pedagogia. O problema de investigação centra-se em compreender qual o papel da formação inicial na ... -
Formação inicial de professores de sociologia: uma análise de suas necessidades formativas
(PUC-Campinas, 2009-02-18)A pesquisa, Formação inicial de professores de sociologia: uma análise das necessidades formativas trata-se de um estudo sobre a formação do professor de Sociologia. Nosso problema de pesquisa centra-se em conhecer quais ... -
Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
(PUC-Campinas, 2003-06-25)Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa Avaliação Institucional . Teve como objetivos conhecer as concepções de cuidar em Enfermagem, identificar as estratégias utilizadas para o ensino do cuidar, refletir sobre ... -
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
(PUC-Campinas, 2009-02-05)Pesquisa sobre Memoriais de Formação apresentados como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF), uma parceria dos Municípios da Região de Campinas ... -
Fruição e autorregulação: a literatura infantil como meio para o desenvolvimento das crianças
(PUC-Campinas, 2016-12-15)Literatura infantil e educação são instâncias que se completam na formação da criança pequena. Por meio da literatura infantil é possível promover aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida. Nesse contexto, ... -
Geração e aplicação do conhecimento para a inovação: contribuições de uma instituição pública de pesquisa e desenvolvimento
(PUC-Campinas, 2006-11-10)Esta pesquisa apresenta um panorama sobre os conceitos relacionados à informação e ao conhecimento, em especial sobre sua agregação aos processos de produção de bens e serviços de natureza inovadora. Apresenta, ainda, um ... -
Gerenciamento algorítmico discriminatório de gênero no trabalho plataformizado: estudo a partir da realidade e da autopercepção de entregadoras por aplicativo
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-15)A chamada Quarta Revolução Industrial trouxe avanços tecnológicos que impactaram toda a sociedade, inclusive o mundo do trabalho. A avançada tecnologia recente permite o monitoramento do trabalhador durante todo o tempo ... -
Gestão da educação estadual: elementos de uma realidade vivenciada
(PUC-Campinas, 2008-02-18)Esta dissertação de mestrado teve como objeto de estudo o conceito de gestão que vem sendo instituído pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo a partir de meados da década de 1990 até 2005. Partimos de ... -
Gestão da escola de tempo integral: o caso de uma escola pública de ensino fundamental do município de Americana (SP)
(PUC-Campinas, 2013-12-06)A presente pesquisa teve como objetivo investigar os desafios do processo de gestão de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do município de Americana - SP, em seus aspectos administrativos e pedagógicos. Buscou-se ... -
Gestão da informação e aprendizagem organizacional na gestão de projetos empresariais: proposta de um modelo conceitual
(PUC-Campinas, 2006-10-16)O ambiente atual, caracterizado por grande instabilidade e altamente competitivo, tem obrigado as organizações a constantemente implementarem mudanças com o objetivo de se destacarem ou se manterem competitivas. E é para ... -
Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade
(PUC-Campinas, 2007-06-26)Ao Analisarmos o papel da informação no contexto hoteleiro, este trabalho intitulado: Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade mostra como a coleta de dados, sua transformação ... -
Gestão da informação e do conhecimento: análise dos processos de tomada de decisão dos gestores da saúde pública de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2005-03-22)O presente trabalho é parte de um projeto de pesquisa inscrito no CNPq como Grupo de Pesquisa de Gestão da Informação sob coordenação da orientadora desta dissertação. Consistiu-se numa análise do processo decisório dos ... -
Gestão da segurança da informação: um olhar a partir da Ciência da Informação
(PUC-Campinas, 2009-02-18)A informação tem sido apontada como a principal fonte de poder nas organizações e, portanto faz necessário ser protegida. Para isso NBR ISO/ IEC 27001 define diretrizes para implementação de um Sistema de Gestão de Segurança ... -
Gestão democrática e participativa: o estado do conhecimento de teses e dissertações nacionais (1998 a 2010)
(PUC-Campinas, 2013-02-07)A gestão da escola, de forma particular a gestão democrática, vem ganhando destaque nas pesquisas científicas brasileiras nos últimos anos. A estrutura da educação sofre diversas modificações influenciadas por questões ... -
Gestão do conhecimento aplicado ao planejamento estratégico de instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2006-12-05)Com as constantes mudanças do mundo globalizado e o acirramento da concorrência, as incertezas do futuro são cada vez maiores para qualquer organização. Não menos diferente é a situação das Instituições de Ensino Superior ... -
Gestão do conhecimento no treinamento e desenvolvimento de pessoas
(PUC-Campinas, 2009-02-18)As organizações estão cada vez mais pressionadas a responderem às demandas do mercado e às mudanças sofridas com rapidez, porém buscando as melhores práticas em seus processos. Esta pesquisa procurou, neste contexto, ... -
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
(PUC-Campinas, 2020-02-14)Gestão democrática é uma temática que vem sendo discutida há muito tempo no Brasil. Para uma compreensão mais ampla desse modelo de gestão educacional, partiu-se do conceito de democracia concebido pelo filósofo, estadunidense, ... -
Gestão escolar: ações que desencadeiam a melhoria do IDEB no estado do Maranhão
(PUC-Campinas, 2016-02-17)Um dos desafios da gestão escolar, no século XXI, implica a qualidade da educação básica. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo investigar as ações e estratégias desencadeadas pelos gestores escolares das escolas ... -
Gestão universitária: perfil e atuação
(PUC-Campinas, 2006-02-23)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária e estuda as interfaces da gestão universitária, bem como a atuação que a caracteriza. Entendendo-se como gestores universitários, ...