Browsing Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais by Title
Now showing items 502-521 of 708
-
O tratamento interdisciplinar entre matemática e ciências nos livros didáticos de 4º e 5º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2016-12-07)A presente pesquisa busca investigar como livros didáticos de Matemática e Ciências dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental abordam a interdisciplinaridade entre essas duas disciplinas. Tem por objetivo identificar se e ... -
O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil
(PUC-Campinas, 2019-02-21)Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma turma de 19 crianças, pertencentes a uma escola privada de Educação Infantil. O material empírico foi produzido pela proposição de atividades de leitura e de reconto ... -
O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2005-02-28)Este trabalho se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e teve como objetivo principal analisar o discurso de professores de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado ... -
Oficinas curriculares nas escolas de tempo Integral da rede pública estadual de São Paulo: percepção dos gestores
(PUC-Campinas, 2014-02-24)A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, teve como objetivo investigar o Programa Escola de Tempo Integral do Estado de São Paulo instituído pela Resolução SE 89 publicada em 9 de dezembro de 2005, com foco na identificação ... -
Oikonomia trinitária na obra de Giorgio Agamben: entre o reino e a glória, Opus dei e altíssima pobreza
(PUC-Campinas, 2019-06-24)Para explicar o conceito de estado de exceção permanente e, consequentemente, a figura do homo sacer nas sociedades ocidentais contemporâneas, o filósofo Giorgio Agamben mergulha fundo no universo da teologia política. Em ... -
Operação urbana consorciada e cidades inteligentes: Estudo de caso do Hub Internacional para o desenvolvimento sustentável
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-11-30)Esta pesquisa analisa os limites e as possibilidades da implementação da operação urbana consorciada pelo Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) na cidade de Campinas, um projeto de implementação ... -
Operações aritméticas: dificuldades indicadas pelas futuras professoras do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2012-02-17)A formação de professores de um modo geral tem ganhado destaque nos últimos anos em fóruns, encontros e seminários, como uma das principais estratégias para elevar a qualidade do ensino. Também se constitui atualmente em ... -
Oração em movimento: a devoção e a religiosidade dos peregrinos no "Caminho da Fé" e na "Rota da Luz"
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)Essa dissertação é resultado do estudo das peregrinações em duas rotas que conduzem ao mesmo destino final: o Santuário Nacional de Aparecida (SP). O “Caminho da Fé” e a “Rota da Luz” são analisados sob as perspectivas ... -
Organização da informação em portais de bibliotecas universitárias
(PUC-Campinas, 2009-02-18)Trata-se de um trabalho sobre a organização da informação em portais de bibliotecas universitárias que objetivou identificar parâmetros, bem como as variáveis comuns e específicas utilizadas para a organização da informação ... -
Organização da informação no centro de documentação da RAC : o orçamento participativo no Correio Popular
(PUC-Campinas, 2007-12-17)Este estudo analisa a organização da informação e os mecanismos de busca do Centro de Documentação Jornalística (Cedoc) da Rede Anhangüera de Comunicação (RAC) em Campinas. Analisa também se o Cedoc pode ser um instrumento ... -
Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora: um estudo autobiográfico
(PUC-Campinas, 2017-02-15)Esta pesquisa tem como objetivo compreender o meu processo reflexivo como movimento potencializador do meu desenvolvimento pessoal e profissional docente, por meio das rememorações que fiz/faço a partir da minha participação ... -
Os cantos estão arrumados. e agora, professora? O papel docente nas brincadeiras de faz de conta com crianças da Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2018-12-17)Esta pesquisa trata da brincadeira de faz de conta na escola, como promotora do desenvolvimento infantil, e o papel do professor nas situações de brincadeiras. Sendo assim, o problema da pesquisa centra-se em compreender ... -
Os direitos de aprendizagem em documentos curriculares relacionados à matemática referentes ao 1º ciclo do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2021-03-23)A pesquisa apresenta inicialmente uma Revisão Bibliográfica, a partir de Análise Documental, buscando ancoragem em produções que versam sobre três documentos curriculares nacionais de Educação, no trabalho com os primeiros ... -
Os direitos dos animais sob a perspectiva da interconexão entre a bioética, o direito ambiental e os direitos humanos
(PUC-Campinas, 2021-02-18)Esta dissertação propõe-se a contribuir para as discussões contemporâneas sobre os direitos dos animais e sua efetividade, sob uma perspectiva ampliada, em que se consideram as conexões inter e transdisciplinares em relação ... -
Os efeitos do SINAES no curso de administração
(PUC-Campinas, 2015-12-15)Desde os anos 90 o Brasil vem implementando políticas de avaliação educacional em larga escala. Na Educação Superior, tivemos o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) em 1993, o Exame ... -
Os efeitos do SINAES no curso de turismo da Puc-Campinas: percepção dos gestores, professores e egressos
(PUC-Campinas, 2017-12-15)Nas últimas seis décadas, o turismo experimentou uma contínua expansão e diversificação, convertendo-se em um dos setores econômicos de maior envergadura e crescimento do mundo e exigindo uma profissionalização que implica ... -
Os intelectuais leigos e o Centro Dom Vital: à luz das publicações da revista A Ordem
(PUC-Campinas, 2016-02-29)A proposta deste trabalho de pesquisa é desenvolver um estudo de algumas dimensões políticas do fenômeno religioso a luz das publicações do periódico A Ordem. Com ênfase nos aspectos institucionais presentes na trajetória ... -
Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais e as reverberações na prática de uma professora pesquisadora
(PUC-Campinas, 2020-02-19)Trata-se de uma pesquisa de mestrado que investigou a seguinte questão: quais os saberes que foram desenvolvidos pela professora pesquisadora a partir da utilização de jogos para a aprendizagem de números e operações com ... -
Os rankings do Guia do Estudante na educação superior brasileira: um estudo sobre as estratégias de divulgação adotadas pelas instituições que obtiveram o Prêmio Melhores Universidades
(PUC-Campinas, 2014-02-26)A presente dissertação se enquadra no campo das pesquisas em avaliação educacional e tem foco no estudo das classificações advindas do Guia do Estudante (GE), publicada pela Editora Abril. A escassez de pesquisas voltadas ... -
Os sistemas de informações e a construção do conhecimento empresarial: um estudo a partir da ótica da ciência da informação
(PUC-Campinas, 2007-12-13)Estuda os processos de produção da informação e a construção do conhecimento em empresas. Construída sob a base de uma pesquisa bibliográfica, utiliza-se da revisão de literatura para atingir os objetivos propostos: o ...