Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por título
Itens para a visualização no momento 578-597 de 708
-
Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
(PUC-Campinas, 2009-12-11)A presente dissertação discute as relações entre o trabalho e a educação no ensino superior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadores de hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior ... -
Professores formados ou formatados? Por uma política de formação docente sustentada em e orientada por uma perspectiva existencial de Educação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)O objetivo central desta tese foi elaborar um conjunto de fundamentos e propósitos apropriados para a estruturação de políticas para a formação de professores sustentadas em e orientadas por uma perspectiva existencial ... -
O profissional de serviço social e a inserção na educação pública: Uma breve análise do Sistema Educacional no Município de Limeira/SP
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A presente pesquisa possui como objetivo central compreender o processo de inserção do profissional de Serviço Social na Educação e as intervenções realizadas no âmbito escolar. Para isso, as análises realizadas são ... -
Programa Bolsa Família: percepções sobre ter estudos a partir da visão de beneficiárias residentes na região sul de Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2014-02-04)O Programa Bolsa Família (PBF) é uma política de transferência de renda, implantada pelo governo federal, em 2003, que visa combater a pobreza. Destina-se a famílias com renda per capita igual ou inferior a R$ 140,00. O ... -
Projeto Mineiro de Desenvolvimento Profissional de Educadores - PDP: um estudo da formação continuada de professores
(PUC-Campinas, 2007-03-21)Este trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as implicações da implementação da política pública mineira com o Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores ... -
Projeto político-pedagógico e educação especial: ações, contradições e desafios à inclusão educacional na rede municipal de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2009-10-27)O aluno com deficiência introduziu mudanças na discussão sobre a função social da escola, exigindo assim maior reflexão, organização e planejamento das práticas escolares. A escola por meio de seu Projeto Político-Pedagógico ... -
Promoção de habilidades de escrita e da autorregulação da aprendizagem com utilização de elementos de gamificação
(PUC-Campinas, 2021-02-19)O tema desta dissertação de pesquisa educacional centra-se nos estudos sobre autorregulação da aprendizagem e desenvolvimento da escrita. A autorregulação da aprendizagem tem assumido papel de destaque no campo educacional ... -
Proposta de modelo teórico e conceitual para recuperação de informação e conhecimento em organizações, apoiado por tecnologias de rede Intranet
(PUC-Campinas, 2008-05-29)O presente estudo propõe um modelo conceitual e teórico para acesso à informação e conhecimento, com ênfase na apropriação e acesso ao conhecimento tácito, em organizações produtivas. A arquitetura do modelo esta baseada ... -
Proposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?
(PUC-Campinas, 2013-02-26)A presente pesquisa de dissertação de mestrado objetiva discutir as concepções de criança, escola e professor de educação infantil delineadas em uma proposta pedagógica de uma instituição que atende crianças de zero a seis ... -
Protagonismo juvenil: o programa aprendiz Comgás no município de Campinas
(PUC-Campinas, 2009-02-18)A presente pesquisa discute o histórico de participação dos/as alunos/as no processo de elaboração e execução de projetos sociais baseados na metodologia do Programa Aprendiz Comgás proposta às unidades de ensino da rede ... -
Prova Brasil e SARESP: repercussões na construção da qualidade da educação na percepção de professores e gestores de escolas públicas estaduais do município de Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2015-02-26)As avaliações em larga escala da Educação Básica, centradas em exames de desempenho dos alunos, têm sido utilizadas para monitoramento da qualidade da educação por meio da geração de indicadores. O presente trabalho busca ... -
Provinha Brasil: repercussões nas práticas curriculares da educação infantil
(PUC-Campinas, 2015-02-26)A presente pesquisa fundamenta-se na literatura sobre políticas públicas em avaliação, em específico, a Provinha Brasil, concepções de educação infantil e práticas curriculares da educação infantil na contemporaneidade. O ... -
Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação
(PUC-Campinas, 2006-06-01)Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores analisa o curso de Pedagogia da Puc-Campinas, tratando do seguinte questionamento: A Psicomotricidade como uma disciplina do ... -
O purgatório no imaginário do ocidente moderno, a partir da perspectiva de Joseph Ratzinger
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-24)A realidade sobre as coisas últimas e dos mistérios da Escatologia, que dizem respeito à ventura final de cada pessoa humana, mostram-se motivo de inquietação no que tange as investigações teológicas de todos os tempos. ... -
Qualidade de vida da mulher idosa chefe de família em um programa de habitação: desafios para o serviço social
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-09)Diante da realidade que se caracteriza pelas transformações demográficas iniciadas no último século, e que nos fazem observar um cenário populacional cada vez mais envelhecido, alude nesse mesmo contexto uma necessidade ... -
Qualidade do ensino de escolas da rede pública municipal de Campinas (SP): ações da equipe de gestão escolar
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)A qualidade do ensino de escolas da rede pública no Brasil constitui ainda, nas décadas do século XXI, um desafio à educação básica. Com a nova configuração da sociedade que circunscreve um cenário de pandemia e isolamento ... -
Qualidade do ensino médio integral de Pernambuco: percepções de gestores escolares e professores
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)A política pública de avaliação da educação básica, com o centramento em avaliações em larga escala, vem ocorrendo no Brasil desde a década de 1990, e vem se intensificando neste século XXI. Neste cenário, tem sobressaído ... -
A qualidade dos cursos de graduação em direito: um estudo sobre a excelência do ensino à luz dos rankings, índices e tabeas classificatórias nacionais e internacionais
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-15)Com a massificação do ensino superior brasileiro, especialmente quanto aos cursos de graduação em Direito e às altas exigências da sociedade contemporânea, pautadas pela lógica de mercado, desde o início o século XXI, ... -
O que conecta motoristas e plataformas digitais?: análise da natureza jurídica dos contratos entre trabalhadores e empresas de aplicativos à luz da academia e da jurisprudência nacional e internacional
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-01)Este trabalho introduz, mediante pesquisa bibliográfica, uma percepção do fenômeno da uberização do trabalho, a fim de propor reflexões sobre a forma de funcionamento das plataformas e sua correlação com a precarização do ... -
A questão da técnica heideggeriana no ambiente digital
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da filosofia e do pensamento do filosofo alemão Martin Heidegger para uma melhor compreensão dos fenômenos da atualidade tais como as novas tecnologias e o ambiente ...