Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por título
Itens para a visualização no momento 678-697 de 708
-
Transição curricular paulista: Programa Inova Educação e a Implementação do currículo do Ensino Médio
(PUC Campinas, 2021-12-20)A dissertação se desenvolveu na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas. O tema tem aderência com demandas na agenda de educação básica paulista, dado que ... -
A transição da educação infantil para o ensino fundamental durante a pandemia da Covid-19: implicações emocionais e pedagógicas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-29)Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, ... -
A transição entre educação infantil e ensino fundamental nos documentos curriculares municipais de Campinas: a alfabetização em foco
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-15)Esta investigação insere-se na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógica, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente em torno da infância e do desenvolvimento de processos ... -
Tratamento de dados pessoais para fins de implantação de políticas públicas em cidades inteligentes
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-01)A presente dissertação tem como objetivo analisar como as políticas públicas para promoção de melhor qualidade de vida aos cidadãos, diante de um cenário de acelerado crescimento urbano e da Quarta Revolução, cuja nova ... -
Tributação sobre operações que envolvam criptomoedas: o bitcoin e sua natureza jurídica
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-07-07)O presente estudo tem por objetivo analisar, à luz da legislação pátria ora vigente, a incidência do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) sobre operações que envolvam criptomoedas. Para tanto, adotou-se como ponto ... -
Um estudo das contribuições do hipertexto para o fluxo da informação em meio eletrônico
(PUC-Campinas, 2003-02-25)Pesquisa sobre as funções do hipertexto no fluxo informacional em meio eletrônico. Discute-se primeiramente o conceito de informação nas áreas da Matemática, Semiótica e Comunicação. Apresentam-se, em seguida, os conceitos ... -
Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação
(PUC-Campinas, 2007-06-29)O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre uma experiência na formação de professores implementada no município de Jundiaí, estado de São Paulo. Tem por objeto de estudo a ampliação das discussões sobre as ... -
Um estudo sobre as abordagens à aprendizagem em escolas de educação integral em tempo integral e parcial do município de Campinas
(PUC-Campinas, 2020-02-04)Essa pesquisa de doutorado, de caráter descritivo e correlacional teve como objetivo geral investigar e comparar como os alunos, que frequentam escolas com propostas de educação integral em tempo integral e em tempo parcial, ... -
Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina
(PUC-Campinas, 2007-06-20)Este trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem em cursos de graduação, desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, entre julho de 2006 a maio de 2007 e inserida na linha de pesquisa ... -
Um olhar sobre a relação dialógica entre os autores do guia de planejamento e orientações didáticas do Programa Ler e Escrever e o professor
(PUC-Campinas, 2016-02-25)O presente trabalho busca identificar as relações dialógicas entre os autores do material didático do Programa Ler e Escrever e o professor, para qual leitor presumido escrevem as orientações didáticas e os textos de ... -
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
(PUC-Campinas, 2005-11-18)Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores. Busca investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, através de relatos orais, de 10 educadores do Instituto Superior ... -
Uma análise das experiências religiosas da consciência segundo a “fenomenologia do espírito” de Hegel
(PUC-Campinas, 2017-12-20)A presente pesquisa consiste em examinar os momentos das experiências religiosas da consciência para determinar o modo como o filósofo Hegel analisa o conteúdo da religião na Fenomenologia do Espírito. Para Hegel, a religião ... -
Uma análise de pesquisas acadêmicas em educação matemática sobre o enfoque histórico do conceito de função
(PUC-Campinas, 2008-02-14)Tendo em vista as discussões sobre a presença da abordagem histórica no campo do ensino da Matemática, recomendada nos eventos da área, nas Propostas Curriculares para o Estado de São Paulo e nos Parâmetros Curriculares ... -
Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anos
(PUC-Campinas, 2017-02-09)Esta pesquisa investiga práticas docentes relativas à aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil. Buscamos compreender como o professor organiza suas práticas visando favorecer a apropriação da linguagem escrita ... -
Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioética
(PUC-Campinas, 2003-09-04)A reflexão Bioética, em tempos de globalização, defronta-se com o desafio de abarcar, de forma sistemática, as visões de mundo que definem, em última instância, as atitudes existenciais e as prioridades políticas, econômicas ... -
Universidade corporativa: uma avaliação no contexto do ensino superior no Brasil
(PUC-Campinas, 2005-12-15)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Avaliação Institucional e Gestão Universitária , demonstra que as transformações políticas, sociais e econômicas intrínsecas ao processo de globalização mundial têm ... -
Universidade para todos: o PROUNI na visão dos bolsistas de uma instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2009-02-27)O objetivo deste trabalho é o de analisar o Programa Universidade para Todos ProUni -, segundo a ótica dos bolsistas de uma Instituição privada de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo, do ponto de vista ... -
Universidade, formação de professores e movimentos sociais: a colcha de retalhos como metáfora das relações interdisciplinares e transdisciplinares
(PUC-Campinas, 2007-03-02)O momento histórico atual tem se caracterizado pela busca de novos paradigmas que atendam à crescente complexidade das demandas humanas e sociais, com vistas à superação da fragmentação do pensamento e das ações sociais. ... -
Uso das ferramentas e suportes de pesquisas na recuperação da informação : estudo da capacitação do professor-pesquisador
(PUC-Campinas, 2003-02-21)A principal hipótese, apresentada nesta pesquisa, é a de que o conhecimento e o uso de ferramentas e suportes para recuperação da informação, e a normalização da estrutura técnica de trabalhos científicos, se aplicados ... -
Uso dos resultados do ENEM por escolas públicas estaduais de Campinas: voz de gestores, professores e alunos
(PUC-Campinas, 2017-12-12)A década de 1990 é marcada por interesses e ações dos gestores públicos federais, estaduais e municipais em avaliar as instituições de ensino público. Dentre tais políticas de avaliação, destaca-se o Exame Nacional do ...