dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo geral entender de que forma o conceito e a prática de letramentos digitais críticos podem ser considerados nas aulas de língua portuguesa, em função de um desenvolvimento da compreensão e uso das tecnologias digitais, especificamente redes sociais, de maneira crítica frente ao movimento intenso de fake news por meio dessas. Como objetivos específicos delimita-se a identificar os principais recursos de verificação de confiabilidade, indicar abordagens possíveis do letramento digital crítico em sala de aula, considerando os desafios existentes e descrever os trabalhos mais recentes já realizados e suas perspectivas. Para a realização desta pesquisa, elige-se o método qualitativo, com levantamento de dados a partir da revisão de fontes bibliográficas, com base no explicado pelos autores Brasileiro (2013), Gil (2002) e Lakatos e Marconi (2017). Para isso, o texto foi dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo, foi realizada a fundamentação teórica a partir de Levy (1999) para a contextualização da cibercultura, Leite (2018) a respeito das noções de confiabilidade informacional e Coscarelli e Ribeiro (2011) sobre o letramento digital e as práticas de leitura e escrita possíveis. Além disso, também foi produzida a caracterização metodológica da pesquisa. No segundo capítulo, foi feita a revisão bibliográfica juntamente com a análise e discussão, em que os autores utilizados a partir do levantamento bibliográfico foram Araújo e Vilaça (2018), Coelho (2018), Francesco e Leone (2020), Francklin e Silva (2019), Gualhano e Rodrigues (2019), Luz (2019), Martins e Furnival (2020), Nicácio (2019) e Ongaro (2019). Através da leitura, reflexão e resenha desses autores diálogos foram feitos entre eles nessa etapa, com a possibilidade de observação de quais perspectivas são recorrentes e/ou acrescentam sobre as noções de letramento digital. | pt |