Livro de história: sufoco! a história de Marina
Abrir arquivo
Autor
Santos, Jennifer Braga
Stefano, Lara Maria Diniz Gonçalves
Orientador
Brocchi, Beatriz Brechesi ServilhaData de publicação
27/11/2020Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O Processamento Auditivo Central pode ser definido pelo conjunto de habilidades auditivas necessárias à interpretação dos sons. À vista disso, o Transtorno do Processamento Auditivo Central é dado pela dificuldade do indivíduo de interpretar tais sons mesmo que tenha os limiares auditivos e cognição dentro da normalidade. Pensando nos impactos que tais dificuldades causam na vida do indivíduo com Transtorno do Processamento Auditivo Central, o presente trabalho, apresentou como objetivo a elaboração de um livro de história para escolares do ensino fundamental I e II, intitulado: “Sufoco! A história de Marina”, o qual aborda o Transtorno do Processamento Auditivo Central de forma lúdica, o que capacita o indivíduo para o seu autoconhecimento e entendimento sobre o transtorno, bem como servir de material informativo para os familiares e profissionais envolvidos. O embasamento teórico deu-se por meio de revisão bibliográfica e foi reproduzido no livro com o gênero textual de narrativa e o gênero literário do conto para proporcionar uma leitura mais acessível. Por conseguinte, foi possível através desse material, propiciar ao leitor maior entendimento e conhecimento sobre o assunto, propondo uma maior reflexão sobre os impactos do Transtorno do Processamento Auditivo Central na vida do indivíduo, de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida. Central Auditory Processing can be defined by the set of auditory skills needed to interpret sounds, in view of this, Central Auditory Processing Disorder is given by the individual's difficulty in interpreting such sounds even if the auditory thresholds are within normal limits. Thinking about the impacts that such difficulties cause in the life of the individual with Central Auditory Processing Disorder, the present work, presented as objective the elaboration of a history book for elementary school students I and II, entitled: "Sufoco! A história de Marina", which addresses Central Auditory Processing Disorder in a playful way, which enables the individual to self-knowledge and understand about the disorder, as well as serve as informative material for family members and professionals involved. The theoretical basis was provided by means of a bibliographical review and was reproduced in the book with the textual genre of narrative and the literary genre of the tale to provide more accessible reading. Therefore, it was possible through this material to provide the reader with a greater understanding and knowledge of the subject, proposing a greater reflection on the impacts of Central Auditory Processing Disorder in the life of the individual, in order to provide a better quality of life.
Palavras-chave
Transtorno da Percepção auditivaTeste auditivo
Escolares e Fonoaudiologia
Auditory Perception Disorder
Hearing Test
Schoolchildren
Speech and Hearing Science