Realities gastronômicos e o espírito da pós-modernidade: um estudo sobre as motivações da participação dos competidores
Abrir arquivo
Autor
Pezzo, Amanda Maria Artioli
Orientador
Zanotti, Carlos AlbertoData de publicação
07/12/2017Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Sob o olhar e as razões dos competidores, este estudo buscou investigar e compreender a emergência dos realities gastronômicos na televisão brasileira, em um cenário considerado de pós-modernidade. Neste ambiente, julgamos prevalecerem valores como a cultura do espetáculo e do entretenimento em regime dos fluxos culturais, no qual os concorrentes se lançam à aventura da automercantilização na etapa do capitalismo em que a invisibilidade é equivalente à morte. Para este estudo foi adotado um modelo híbrido de investigação, que combina as pesquisas documental e bibliográfica seguidas da realização de entrevistas com os principais atores do processo. De natureza qualitativa, a pesquisa reuniu registros e relatos de vivências que nos ajudam a melhor refletir sobre o papel da mídia – e das competições por ela promovidas – na construção do sujeito da pós-modernidade e na projeção das perspectivas individuais. Para tanto, o corpus foi submetido a uma análise de conteúdo, cujas as interpretações revelaram a consonância entre os reality shows gastronômicos e o espírito desta época. Under the watch and the reasons of the competitors, this study aimed to investigate and understand the emergence of gastronomic realities in brazilian television, in a scenario considered postmodernity. In this environment, we considered prevailing values such as the culture of spectacle and entertainment in the cultural flows regime, in which competitors throw themselves to the adventure of self-commodification at the capitalist level in which the invisibility is equal to death. For this study a hybrid research model was adopted, combining documentary and bibliographic research followed by interviews with the main players of the process. Being of qualitative nature, the research gathered records and experiences that help us to better reflect on the role of the media - and the competitions promoted by it - in the construction of the subject of postmodernity and in the projection of individual perspectives. For that, the corpus was submitted to a content analysis, where the interpretations revealed the consonance between gastronomic reality shows and the spirit of this era.
Palavras-chave
Pós-modernidadeVisibilidade
Televisão
Reality shows gastronômicos
Espetáculo. Convergência de mídias.
Postmodernity
Visibility
Television
Gastronomic Reality Shows
Spectacle
Media convergence.