O ensino de filosofia como arte da existência: um estudo com estudantes do ensino médio em escolas do município de Campinas/SP
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Alternative Title
The teaching of philosophy as art of existence: a study with high school students in schools in Campinas / SPAuthor
Advisor
Mendonça, SamuelDate
13/12/2019Content Type
TeseAccess rights
Acesso RestritoMetadata
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Esta tese teve como objeto as representações de estudantes do ensino médio sobre o ensino de filosofia. O objetivo da pesquisa consistiu em investigar qual o sentido da filosofia para estudantes do ensino médio, na consideração da Lei nº 11.864/2008 e, sobretudo, das implicações da nova formulação por meio da Lei nº 13.415/2017, que estabeleceu parâmetros para a reforma desse nível de ensino. Para isso, o problema da tese configurouse na pergunta: que sentido(s) provoca a filosofia na percepção de discentes do nível médio? A tese partiu da hipótese de que o ensino de filosofia no ensino médio assume sentido quando é produzido pelo viver dos estudantes, mais especificamente, pelo enfrentamento dos problemas da vida, como direcionamento da própria existência, da necessidade de pertencimento e da busca solitária pela identidade interior, retomando o próprio ser interior nas contradições da vida. A razão pela qual se assumiu a filosofia do sentido reside na necessidade de oferecer ocasião para a vida ativa de jovens. Além disso, entendeu-se que a filosofia do sentido mostrou-se como uma concepção filosófica de ensino que valoriza uma atitude de total conversão da atenção para olhar o mundo em si mesmo e por si mesmo como valor existencial e ético. Pensar a partir dessa perspectiva confere, precisamente, sentido à existência de jovens brasileiros. O método para perceber as falas dos estudantes consistiu em pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Tevese como fundamentação teórica a concepção de filosofia como maneira(s) de viver, desenvolvida por Pierre Hadot, ao investigar a filosofia antiga e suas escolas filosóficas. Ademais, as questões que remetem ao ensino de filosofia foram tratadas a partir da interlocução entre diversos estudiosos do tema, sobretudo aqueles que tratam o ensino de filosofia como problema filosófico e em diálogo com a perspectiva de uma filosofia do sentido, aqui investigada sob maneiras de vida, como é o caso de Walter Omar Kohan, Alejandro Cerletti e Silvio Gallo. A pesquisa empírica, realizada com estudantes de escolas da cidade de Campinas, SP, foi feita por meio de um questionário semiestruturado. Como resultados, afirma-se a importância do professor de filosofia em escolas para viabilizar espaço dialógico que leve em consideração, além de conteúdos de filosofia, aspectos ligados à existência humana. Além disto, as aulas de filosofia se mostraram lugar de expressão da vida e pensamento dos estudantes, demonstrando a importância do ensino de filosofia e das experiências vivenciadas por eles. Como contribuição à área de Educação, a tese elegeu as representações de estudantes como centralidade, então, pesquisas empíricas sobre o ensino de filosofia feitas a partir do olhar de professores agora têm um importante complemento que poderá ser considerado para o permanente e contínuo aprimoramento do campo educacional.
This thesis has as object the representations of high school students about the teaching of philosophy. The objective of the research was to investigate the meaning of philosophy for high school students, considering Law No. 11.864/2008 and, above all, the implications of the new formulation through Law No. 13.415/2017, which established parameters for the reform of this level of education. For this, the problem of the thesis was the question: what sense(s) provokes philosophy in the perception of students of high school? The thesis was based on the hypothesis that the teaching of philosophy in high school takes on meaning when it is produced by the students' living, more specifically, by facing the problems of life, such as directing their own existence, the need for belonging and the solitary search for the identity of an inner-self, taking up one's inner-self in the contradictions of life. The reason why the philosophy of meaning has been assumed is that it offers an opportunity for the active life of young people. In addition, it was understood that the philosophy of meaning proved to be a philosophical conception of teaching that values an attitude of total conversion of attention to an outlook of the world in and of itself as existential and ethical value. Thinking from this perspective gives meaning to the existence of young Brazilians. The method to understand the students' speech consisted of bibliographical, documentary and empirical research. The theoretical basis was Pierre Hadot's conception of philosophy as a way of life, when investigating ancient philosophy and its philosophical schools. Moreover, the questions that refer to the teaching of philosophy were treated from the dialogue between several scholars of the subject, especially those who treat the teaching of philosophy as a philosophical problem and in dialogue with the perspective of a philosophy of meaning, investigated here in lifestyles such as Walter Omar Kohan, Alejandro Cerletti and Silvio Gallo. The empirical research, conducted with students from schools in the city of Campinas, SP, was done through a semi-structured questionnaire. As a result, we state the importance of the philosophy teacher in schools to enable dialogical space that takes into consideration, besides the contents of philosophy, aspects related to human existence. In addition, the philosophy classes proved to be a place of expression of the students' life and thinking, demonstrating the importance of the philosophy teaching and the experiences lived by them. As a contribution to the area of Education, the thesis elected the representations of students as centrality, so empirical research on the teaching of philosophy from the teachers' eyes now has an important complement that can be considered for the permanent and continuous improvement of the educational field.
Keywords
Ensino de FilosofiaPierre Hadot
Políticas educacionais
Representação de estudantes.
Philosophy Teaching
Pierre Hadot
Educational policies
Student’s representation.